A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

outubro 15, 2013

O criador do Dia do Professor – Salomão Becker

“Professor é profissão. Educador é missão”, a frase é do professor Becker, que dedicou 49 anos de sua vida às salas de aula

Como tudo começou

Corria o ano de 1947, época em que o período letivo era muito puxado, com apenas 10 dias de férias.  Foi então que Salomão Becker, professor do colégio Caetano de Campos, na rua Augusta, capital paulista,  sugeriu que a escola criasse uma data para refletir sobre os caminhos educacionais, reunindo professores, alunos e pais.

solamo

Apoiado por outros professores, Becker indicou o dia 15 de outubro para o evento. Isso porque em Piracicaba, sua cidade natal, era tradição os pais e alunos realizarem uma confraternização nessa data, levando  doces e bolos para a escola. E assim foi feito.

Durante o evento, o professor Salomão Becker fez um breve discurso, em que disse a frase que ficaria conhecida até hoje:“Professor é profissão. Educador é missão”.   (more…)

Professora usa o facebook para ensinar sobre Meio Ambiente

A professora Teresa Candolo usa o Facebook para trabalhar a questão da sustentabilidade com seus alunos da EE Gustavo Marcondes. Tudo começou quando a colega Adriana Gregório, apresentou para a equipe de gestão e seus colegas o material e as atividades da Conferência Infanto Juvenil Internacional do Meio Ambiente.

Teresa explica diz que após a Adriana apresentar o Congresso para a equipe escolar, surgiu a ideia de um projeto sobre Sustentabilidade, por parte da gestão, e que deveria ser desenvolvido por todos os professores.  (more…)

A deliciosa simplicidade da infância narrada por uma de minhas irmãs – Tereza – Parte 2

COMO DIZIA MINHA AVÓ: PIANO, PIANO, SE VÁ LONTANO… Parte 2

…. continuação

Depois desse tempo meus pais também se mudaram para uma fazenda de plantação de cana de açúcar, em Santa Gertrudes/SP, cidade vizinha de Rio Claro, onde foram trabalhar no corte da cana. Também foram juntos o meu tio Cesar a tia Joana, meu avô JOÃO GRACIOLLI (o correto seria Graziolli) pai da minha mãe, a tia Isa (Isabel) e o marido dela, o tio José. Lembro-me da casa – era uma construção muito velha e tinha tantos ratos, que roeram até o dinheiro do meu avô!

Digitalizar0006 (2)

Meu avô materno, João Graciolli (o da esquerda), com um amigo e tomando uma “branquinha” produzida em seu próprio alambique!

Foi também nessa época que caiu o meu primeiro dente de leite. Minha mãe foi levar almoço para os homens que estavam cortando cana. Eu fui morder um pedaço de cana e fiquei sem o dente! Fiz uma choradeira. (more…)

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Pensieri Parole e Poesie

Sono una donna libera. Nel mio blog farete un viaggio lungo e profondo nei pensieri della mente del cuore e dell anima.

DISCUTINDO CONTEMPORANEIDADES

Escrito por PROF RAFAEL PORCARI, compartilhando sobre futebol, política, administração, educação, comportamento, sociedade, fotografia e religião.

Saia de viagem

Em frente, sempre.

Mulher Moderna

Fazendo de tudo um pouco.

Memórias de Tereza

Um blog de memórias, recordações e lembranças familiares

Blog da Reforma

Um dia esta reforma acaba!