A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

outubro 4, 2012

São Francisco de Assis: “o mais amável, o mais poético e o mais italiano de nossos santos”!

Hoje, 04 de outubro, é Dia de São Francisco de Assis, mundialmente conhecido como o santo patrono dos animais e do meio ambiente. Também é o santo patrono da Itália.

Assis, cidade da Úmbria, é um lugar que parece fora do tempo, incrivelmente suspensa entre o céu e a terra e permeada por uma energia muito especial. Também é famosa por ser a guardião de um dos poucos exemplos da mais preservada arquitetura medieval. Mas, é bem mais conhecida nos dias de hoje por ser o berço dos santos Francisco e Clara de Assis.

Altar da Igreja de São Francisco de Assis, no Largo de São Francisco, em São Paulo

Na Itália, São Francisco de Assis é conhecido pela frase: “o mais santo entre os italianos, o mais italiano dos santos”. 

Se você digitar a frase em qualquer motor de busca na web a maioria dos resultados atribui a frase a Pio XII, mas há também atribuições para Pio XI e Benito Mussolini, assim como muitos outros personagens, menos conhecidos, mas não menos significativos. Mas, na verdade a frase é de Vincenzo Gioberti, que em sua obra mais famosa – “Del primato morale e civile degli italiani”, de (1843) escrita para celebrar o “plebeu simples, mais puro e grande, de afetos e obras”, onde diz que Francisco de Assis,  é “o mais amável, o mais poético e o mais italiano de nossos santos” (“semplicità popolana, ma pur bella e grande, di affetti e di opere” di Francesco d’Assisi che è “il più amabile, il più poetico e il più italiano de nostri santi!”).

Basílica de São Francisco, em Assis, Itália

Uma receita para comemorar um dia tão importante!

Navegando na web, encontrei em um blog italiano chamado “Le Cerase e i Mostaccioli, Cucina e Semplicità”, a receita de “I Mostaccioli di San Francesco d’Assisi”, franciscana por excelência. Dizem que estes biscoitos foram preparados no dia da morte de São Francisco de Assis. São feitos com amêndoas, mel e açúcar, e em Assis, em cada 4 de outubro são preparados com amor e devoção.

Em fontes de literatura Franciscana é possível encontrar citações de que quando Francisco viu aproximar-se da última hora, ele disse a um frade para escrever uma carta para uma sua serva, informando de sua morte iminente e pedindo-lhe para que trouxesse uma roupa para o enterro e velas fúnebres: “então, se você quer me encontrar ainda vivo, após o recebimento desta carta, se apresse para chegar a Santa Maria dos Anjos. Porque, se você  chegar mais tarde no sábado, não me verá mais vivo. E traga um pano de cor cinza para envolver meu corpo e velas para o enterro”. No final da carta, em seguida, expressou um desejo: “Por favor, te peço também para trazer aqueles doces, que fez o favor de dar-me quando eu estava doente em Roma”.

Ela levou tudo o que Francisco queria, incluindo os biscoitos, feitos com amêndoas, açúcar e outros ingredientes, então conhecido em Roma e seus arredores com o nome de mortarioli. Também trouxe uma roupa tecida por ela que depois serviu como um vestimenta de sepultamento, uma almofada de seda vermelha com leões e águias bordados e um véu de seda branco onde foram bordadas com letras de seda e ouro as palavras: “Ama, ama, ama” (amor, amor, amor).

MOSTACCIOLI DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

– Ingredientes:

400 gr. de farinha de trigo,

100 gr. farinha de avelã,

200 gr. de manteiga em cubos,

150 gr. açúcar de confeiteiro,

3 gemas,

01 gema de ovo, a parte, que vai ser utilizada para pincelar a superfície do Mostaccioli

2 colheres de sopa de mel de flores silvestres,

1 colher de sopa de fermento em pó,

1 colher de chá de canela em pó,

1 colher de chá de licor de anis

– Procedimento:

Pré-aqueça o forno a 150 graus. Em seguida peneire a farinha de trigo e despeje-a num processador de alimentos ou batedeira de bolos, adicione 100 gr. farinha de avelã, 200 gr. de manteiga em cubos pequenos, 150 gr. açúcar de confeiteiro, 3 gemas, duas colheres de sopa de mel, o fermento em pó, e, finalmente, uma colher de chá de canela e uma colher de chá de licor de anis. Agora que todos os ingredientes estão dentro processador de alimentos, feche bem com a tampa e controle batendo tudo na velocidade 2, até que a mistura fique bem homogênea e atingir a consistência de massa suave. Você pode também utilizar a batedeira ao invés do processador de alimentos. Depois que a massa estiver pronta polvilhe farinha sobre a superfície de trabalho e com um rolo de macarrão, estique-a. Com a massa bem esticada (cerca de ½ cm de espessura) corte os biscoitos em forma de diamante. Quando tudo estiver pronto, pincele a superfície com gema de ovo, coloque em uma assadeira no forno pré-aquecido a 150 ° C e no máximo por 20/25 minutos. Os Mostaccioli estarão cozidos quando sua superfície estiver dourada, bonita e brilhante.

Há também uma receita mais simples, oriunda da Calábria, onde o Mostaccioli  é conhecido como “Nzudda”:

– Ingredientes:

– 500g de farinha de trigo

– 500g de mel

– ½ calice de licor de anis

– um pouco de manteiga

– Modo de preparo:

Coloque em uma masseira o trigo, o mel e o licor. Misture e amasse bem até obter uma massa lisa e homogênea como massa de pão. Estique a massa até atingir 1,5 cm de espessura e corte em pequenas bolachas com formas variadas (use a imaginação, peixinhos, estrelinhas, etc.). Coloque as bolachas em uma forma untada com manteiga e leve ao forno a 150 graus. Quando atingirem uma cor dourada estarão prontas. Sugere-se comê-las depois de alguns dias, permitindo assim que a massa repouse e fique mais macia. Isso se você resistir a tentação e não comê-las a todas, no mesmo dia!

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

DISCUTINDO CONTEMPORANEIDADES

Escrito por PROF RAFAEL PORCARI, compartilhando sobre futebol, política, administração, educação, comportamento, sociedade, fotografia e religião.

Saia de viagem

Em frente, sempre.

Mulher Moderna

Fazendo de tudo um pouco.

Memórias de Tereza

Um blog de memórias, recordações e lembranças familiares

Blog da Reforma

Um dia esta reforma acaba!

%d blogueiros gostam disto: