A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

março 30, 2016

Museu do Eucalipto, em Rio Claro/SP, foi reaberto

Hoje, às 10h00, aconteceu uma cerimônia para autoridades com a entrega do prédio reformado do Museu do Eucalipto, pela Fundação Florestal, da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo.
O evento ocorreu ao lado do museu, no Solar Navarro de Andrade, com apresentação do Quinteto de Cordas da Orquestra Sinfônica de Rio Claro, e depois houve uma visita monitorada ao museu.

image

Foto Jornal Cidade de Rio Claro

Único no mundo
O Museu do Eucalipto foi inaugurado em 26 de março de 1916, por iniciativa do engenheiro Edmundo Navarro de Andrade, patrono da Floresta Estadual, antigo Horto Florestal de Rio Claro.

De acordo com a Fundação Florestal, o Museu possui um acervo científico, histórico e cultural de grande importância, constituindo-se numa referência para a cultura do eucalipto em todo o mundo.
A ideia de Edmundo Navarro de Andrade de disponibilizar e divulgar os resultados de 39 anos de pesquisas com o eucalipto em uma instituição museológica foi uma iniciativa pioneira e significativa.
O acervo tornou-se referência junto à comunidade científica e subsidiou posteriormente as empresas que vieram a se dedicar ao manejo de florestas plantadas, principalmente as voltadas à indústria do papel.

Estrutura
Em sua estrutura original, o Museu do Eucalipto conta a história da introdução do eucalipto no Estado de São Paulo, sua relação com a construção das linhas férreas e o papel da Companhia Paulista na sua difusão.

O Museu
Com peças confeccionadas em madeira de eucalipto, mobiliário, painéis e utensílios, o museu está distribuído por 16 salas temáticas em um único pavimento, com área construída de 800 m².

Fonte: Jornal cidade de Rio Claro
Lucas Calore

Acesse a dissertação “O plantador de eucaliptos: a questão da preservação florestal no Brasil e o resgate documental do legado de Edmundo Navarro de Andrade”

 

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: