A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

novembro 26, 2011

Idéias para decorar sua Árvore de Natal

Basta andar pelas ruas comerciais, shoppings, etc., que você encontrará centenas de enfeites para decorar sua Árvore de Natal. Mas, que tal resgatar aquela alegria da infância, que está escondida bem no fundo da memória, e preparar alguns enfeites confeccionados pelas suas próprias mãos?

Macarrões coloridos – podem ser encontrados nos grandes hipermercados

 
Antes de dar as sugestões, que tal um pouco de História?
O culto da árvore de Natal teve origem como uma forma de representação da Santíssima Trindade que adotaram-na para celebrar a Natividade.

 
A árvore escolhida foi o Abeto (árvore conífera, nativa das florestas temperadas da América do Norte, Europa e Ásia), por ter a forma triangular. Os três pontos do triângulo passaram a representar a Santíssima Trindade. Tal escolha por uma espécie de pinheiro deu-se por ser a única árvore que não perde folhas no inverno.
 
Dos cultos pagãos surgiu a ideia de enfeitar as árvores como uma forma de incentivar os espíritos destas a reviver, depois da queda das folhas. A tradição de assimilar os enfeites das árvores ao Natal teve origem na Alemanha. Lá, as ornamentações consistiam em enfeites de papel em honra de Nossa Senhora e velas eram usadas para simbolizar Cristo como a luz do mundo.
 
Bem, depois dessa pequena introdução histórica, que tal então  colocar mãos à obra e mobilizar todos em casa para fazerem os enfeites natalícios? E que tal começar com dois materiais bem à mão, ou seja, na cozinha? Isso eu fazia quando criança. Inventava enfeites diversos. Até caroço de manga virava Papai Noel. E casca de ovos também. Então, vamos às sugestões:
 
– abra alguns pacotes de massas (macarrão) com formas diversas e coloque as crianças para pintá-las com guache de diversas cores. Depois é só esperar que sequem para as enfiar num fio e colocar na Árvore de Natal. Se quiser algo mais elaborado, as fotos abaixo são boas dicas. Você precisará de cola e tinta dourada.

Montagem do enfeite natalino com macarrão

Enfeites para a Árvore de Natal – com macarrão

 
– ainda na cozinha, há um enfeite que era um truque muito usado na minha infância para imitar a neve. Estoure pipocas e depois enfie-as num fio de linha branca com a ajuda de uma agulha.
Para enfeitar a sua árvore você pode ainda usar tiras de papel que se colam em anéis aos quais vai juntando outros (como um rabo de pipa, em argolas).

Fiadas de pipocas para enfeitar a Árvore de Natal

 
– e que tal colocar um outro tipo de neve em sua árvore? Basta polvilhar os ramos com talco branco ou colocar pequenos flocos de algodão espalhados por todo  lado.
 
– laços vermelhos também ficam muito bem e você precisará apenas de uns metros de fita dessas para embrulhar presentes, uma tesoura e alguma perícia. Se não conseguir fazer os laços, enrole a fita com a tesoura (pressione-a contra o corte), e prenda aos ramos.
 
Se não quiser comprar uma Árvore de Natal ou quiser enfeitar um determinado local ou centro de mesa com uma, construa-a.  Acha difícil? Nada mais simples! Necessitará apenas de uma base de madeira onde prenderá uma estrutura cônica feita de tela de arame. Nos buracos da tela insira ramos de pinheiro, colocando os mais compridos em baixo e os mais curtos no vértice. O conjunto depois poderá ser decorado com bolas de Natal e pinhas envernizadas na cor natural. O vértice pode ter com pequeno sino, um ponteiro, ou uma estrela. Use a sua imaginação e verá que todos vão agradecer, até pelo trabalho de equipe que estes enfeites necessitam.
 
Esse ano montei cantinho de Natal no apartamento. A árvore já está pronta e gastei menos de R$ 20,00.   Não cortei galhos e não comprei um pinheiro natural que iria morrer dentro de casa. Usei cartolina e fiz um cone. Sobre ela, festão dourado foi enrolado. Bolas vermelhas parecidas com globos espelhados foram colocadas simetricamente. E um ponteiro vermelho no vértice. E ficou muito bom, obrigado. Veja o resultado abaixo.

Uma árvore de Natal simples e barata

 

Feliz Natal!

 
 Estou escrevendo dois outros posts com sugestões baratas e que você mesmo poderá fazer em casa. Aguarde!
Anúncios

6 Comentários »

  1. Gostei da história da Árvore de Natal. Sua árvore ficou muito bonita. Parabéns!!! Minha árvore será um pinheirinho artificial salpicado com “neve”. Natal é tempo de festa e confraternização, mas também é importante e fundamental lembrar do aniversariante, assim a união e a paz serão maiores.

    Curtir

    Comentário por Emi — novembro 26, 2011 @ 18:41 | Responder

    • Oi Emilia. Acho que o Natal virou algo muito comercial. Eu fico triste nessa data pela falta de entes queridos, principalmente meus pais. Não gosto das comemorações tradicionais e prefiro ficar recluso. No máximo faço um almoço melhorzinho e vou à uma igreja. Bjs.

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — novembro 26, 2011 @ 19:51 | Responder

  2. amei a ideia do macarrãozinho!
    acho que vou inventar um enfeite destes para minha estação de trabalho lá na empresa
    vai dar um charme todo especial!
    Um grande abraço!

    Curtir

    Comentário por RoPertile — novembro 26, 2011 @ 21:59 | Responder

  3. ficou muito linda a sua arvore.
    feita com carinho e por uma pessoa que sabe BEM o sentido do natal.
    aliás , sua casa esta linda!
    bjs

    Curtir

    Comentário por coisadelilly — novembro 27, 2011 @ 11:03 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: