A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

janeiro 14, 2020

13 prédios icônicos do Centro de São Paulo para você visitar

Sabe aquele dia que você quer passear, mas não quer gastar muito?

E se a gente te contar que pode visitar diversos prédios históricos da capital, chegar de metrô e andar entre um e outro a pé, em caminhadas de poucos minutos. Vários desses prédios abrigam hoje centros culturais, com programação de excelente qualidade, muitas vezes de graça ou pagando muito pouco. E em alguns deles você ainda pode ter vistas incríveis da cidade. Dá uma olhada nas nossas opções para aproveitar o que o Centro de São Paulo tem de melhor. E anote as dicas de transporte para se locomover sem estresse.

1. CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil

Bem no coração da história de São Paulo, fica este belíssimo edifício de 1901 com mais de quatro mil metros quadrados e quatro andares. O espaço abriga shows, teatro, exposições, cinema e outras manifestações artísticas. Sempre tem alguma programação rolando e as exposições são sempre excelentes – e gratuitas. No andar térreo há um café aconchegante e uma loja com artigos culturais, e no terceiro andar um restaurante.

CCBB Centro SP

Rua Álvares Penteado, 112
De quarta a segunda, das 9h às 21h
Terças é fechado
Telefone: (11) 3113 3651

COMO CHEGAR: Desça na estação Sé do metrô (linha vermelha) e ande em direção à Rua Quinze de Novembro, depois vire à esquerda na Rua da Quitanda.

2. Farol Santander

O prédio mais alto do país está de cara nova! Inaugurado no aniversário de São Paulo de 2018, o edifício de 35 andares hoje oferece exposições temporárias de arte contemporânea e uma instalação contando a história do prédio e da cidade. Tem ainda uma pista de skate e um café no mirante, com vista para a cidade. É preciso comprar ingresso pela internet, por este link.

Farol Santander Centro SP

R. João Brícola, 24
De terça a sábado, das 9h às 20h
Domingo das 9h às 19h
Segunda é fechado
Telefone: (11) 3553-5627

COMO CHEGAR: Desça na estação São Bento do metrô (linha azul), ande na direção da Rua Boa Vista e chegue a Rua João Brícola.

3. Bolsa de Valores

O coração financeiro de São Paulo está aberto ao público e dá a oportunidade para que você conheça como funciona um mercado de ações. Além da imponência do prédio, é possível fazer uma visita guiada e entender como funciona o mercado de ações de uma das maiores bolsas do mundo.

Bolsa de Valores Centro SP

R. Quinze de Novembro, 275
Segunda a sexta, das 9h às 17h
Sábados e domingos é fechado
Telefone: (11) 2565-4000

COMO CHEGAR: Desça na estação São Bento do metrô (linha azul), ande na direção da Rua João Brícola. Agora é só ir em direção a Rua Quinze de Novembro.

4. Edifício Copan

Já te contamos todas as atrações do Copan, mas o passeio mais procurado é a vista do famoso mirante. Então anote os passos: vá ao Bloco F, de segunda a sexta, às 10h20 e 15h20, preencha o caderno de visitantes e pegue o elevador que leva até o 32º andar. Aí é só subir um lance de escadas e aproveitar a vista da cidade inteira!

Copan Centro SP

Avenida Ipiranga, 200
Telefone (11) 3259-5917

COMO CHEGAR: Descer na estação República do metrô (linha vermelha) pela saída “Sete de Abril” e andar cerca de 300 metros.

5. Edifício Itália

O segundo prédio mais alto de São Paulo tem uma das melhores vistas do Centro e chama a atenção pela imponência, com seu traçado em diagonal na esquina da Avenida Ipiranga com a São Luís. É possível apreciar a vista do restaurante Terraço Itália ou apenas pagar para subir ao mirante e apreciar a vista.

Edifício Itália Centro SP

Avenida Ipiranga, n° 344 – 41° e 42º
Segunda a domingo das 15h às 19h (exceto feriados e é fechado quando está chovendo)
Telefone (11) 2189-2929

COMO CHEGAR: Descer na estação República do metrô (linha vermelha) pela saída “Sete de Abril” e andar cerca de 150 metros.

6. Edifício Matarazzo

Pouca gente sabe, mas a sede da Prefeitura de São Paulo tem um jardim suspenso com mais de 400 espécies de plantas e você pode apreciar a vista três vezes por dia, às 10h30, 14h30 e 16h30, de segunda a sábado. É só apresentar um documento com foto e aguardar o início da visita guiada.

Edifício Matarazzo Centro SP

Viaduto do Chá, 15
Segunda a sábado às 10h30, 14h30 e 16h30
Domingo é fechado

COMO CHEGAR: Descer na estação Anhangabaú do metrô (linha vermelha) pela saída Terminal Bandeira. Ao sair da catraca, virar à direita e subir a escada. Sair na Rua Coronel Xavier de Toledo e seguir à direita no Viaduto do Chá.

7. Catedral da Sé (cripta)

Sabia que você pode visitar a cripta da Catedral mais famosa de São Paulo? A capela subterrânea guarda os restos mortais dos arcebispos, bispos e outros personagens que fizeram parte das cerimônias da igreja. As visitas são feitas com a ajuda de um guia (consulte o preço) das 9h às 11h30 e das 13h às 17h30. Sábados, domingos e feriados das 9h às 11h30 e das 13h às 15h.

Catedral da Sé cripta Centro SP

Praça da Sé, s/nº
Telefone (11) 3107-6832

COMO CHEGAR: Desça na estação Sé do metrô (linha vermelha) e vá para a saída à esquerda da catraca.

8. Caixa Cultural

O edifício foi aberto ao público só em 1989, mas sua história é bem mais antiga. Inaugurado em 1939 por Getúlio Vargas e tombado pelo patrimônio municipal, o lugar abriga o Museu da Caixa, com objetos que contam a história da Caixa Econômica Federal, como salas de reuniões, consultório médico e quadros dos principais personagens da economia no Brasil. O prédio ainda mantém uma agenda de palestras, shows e exposições.

Caixa Cultural Centro SP

Praça da Sé, 111 – Sé
Terça a domingo das 9h às 19h
Segunda é fechado
Telefone (11) 3321-4400

COMO CHEGAR: Desça na estação Sé do metrô (linha vermelha) e vá para a saída à direita da catraca. Ao sair, já é possível avistar o edifício à direita.

9. Palacete Tereza Toledo Lara

O edifício, bem próxima da famosa Rua Direita, já encanta na porta de entrada. Placas antigas, ladrilhos e pisos coloridos e simpáticos e uma recepção à moda antiga. O primeiro andar abriga lojas de instrumentos musicais e, desde 2017, a Casa de Francisco, restaurante e espaço dedicado a shows musicais de qualidade. De segunda a sábado, a Casa de Francisco também abre para o almoço.

Palacete Tereza Toledo Lara Centro SP

Quintino Bocaiúva, 22
Segunda a sábado, a partir das 9h
Domingo é fechado
Telefone (11) 97175-7607
COMO CHEGAR: 
Descer na estação Sé do metrô (linha vermelha), seguir para a Rua José Bonifácio e virar à direita, na Rua Quintino Bocaiúva.

10. Casa da Imagem

Construída em 1880, a casa já foi habitada por tenentes e padres de São Paulo. Hoje o espaço está aberto para exposições de novos e experientes artistas, mas ainda conserva as paredes com pinturas clássicas da época. É um dos lugares mais lindos da cidade. Aproveite para ir até a varanda e aprecie a vista de São Paulo. É uma verdadeira volta no tempo.

Casa da Imagem Centro SP

Roberto Simonsen, 136-B
Terça a domingo das 9h às 17h
Segunda é fechado
Telefone: (11) 3105-6118

COMO CHEGAR: Desça na estação Sé do metrô (linha vermelha) e vá para a saída à direita da catraca. Ao sair, siga na direção do Largo Pátio do Colégio e vire na Rua Roberto Simonsen.

11. Solar da Marquesa de Santos

Fica ao lado da Casa da Imagem! Dá para visitar os dois edifícios na sequência e parar para tomar um café no Pátio do Colégio, antes de seguir para a próxima parada. A fachada é uma verdadeira riqueza pintada de rosa. O nome da casa se dá exatamente por ter sido moradia da famosa Marquesa de Santos, amante de D. Pedro I. Lá você encontra exposições temporárias, salas gigantes com obras de arte e um jardim para apreciar as janelas de madeira.

Solar da Marquesa de Santos Centro SP

Roberto Simonsen, 136
Terça a domingo das 9h às 17h
Segunda é fechado
Telefone: (11) 3105-6118

COMO CHEGAR: Desça na estação Sé do metrô (linha vermelha) e vá para a saída à direita da catraca. Ao sair, siga na direção do Largo Pátio do Colégio e vire na Rua Roberto Simonsen.

12. Faculdade de Direito do Largo São Francisco

Toda última sexta-feira de cada mês, a Faculdade de Direito (FD) da USP permite uma visita guiada às salas para que os participantes possam conhecer um pouco mais sobre alguns momentos históricos e políticos que marcaram a trajetória do lugar.

Faculdade de Direito do Largo São Francisco

Largo São Francisco, 95
Segunda a sexta das 10h às 14h e das 16h às 20h
Sábado e domingo é fechado
Telefone (11) 3111-4000

COMO CHEGAR: Desça na estação Sé do metrô (linha vermelha) e vá para a saída à direita da catraca. Ao sair, vá em direção da Rua Benjamin Constant e siga reto. A faculdade fica à direita do Largo São Francisco.

13. Theatro Municipal

Inaugurado em 1911 à semelhança da Ópera de Paris, a construção foi um símbolo da aspiração cosmopolita da alta sociedade paulistana. As visitas educativas acontecem de quarta a sexta-feira, às 11h, 13h, 15h e 17h. Aos sábados, às 14h e às 15h, com inscrições abertas uma hora antes da visita. E, para quem quiser fazer um programa diferente, a dica são as apresentações do Happy Hour, às segundas-feiras, e as Quartas Musicais, às quartas-feiras – a entrada é gratuita, mas a retirada dos ingressos deve ser feita uma hora antes do início das apresentações. As duas atrações são realizadas às 18h. Tem ainda um café e restaurante abertos das 10h às 17h de segunda a sexta.

Theatro Municipal Centro SP

Praça Ramos de Azevedo, s/n°
Aberto diariamente

COMO CHEGAR:  Desça na estação Anhangabaú (linha 3 Vermelha ) e pegue a saída da rua Cel. Xavier de Toledo. Ao sair, siga em direção à Praça Ramos de Azevedo.
 

Procurando opções de apartamentos em São Paulo para desfrutar desses belos recantos em meio à selva de pedra? A TPA Empreendimentos possui excelentes opções de Apartamentos no Centro de São Paulo. Acesse agora o nosso site e confira!

Fonte: A Vida no Centro

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

DISCUTINDO CONTEMPORANEIDADES

Escrito por PROF RAFAEL PORCARI, compartilhando sobre futebol, política, administração, educação, comportamento, sociedade, fotografia e religião.

Saia de viagem

Em frente, sempre.

alimmentos.wordpress.com/

congelados veganos

Mulher Moderna

Fazendo de tudo um pouco.

Memórias de Tereza

Um blog de memórias, recordações e lembranças familiares

Blog da Reforma

Um dia esta reforma acaba!

%d blogueiros gostam disto: