A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

março 15, 2015

Facebook – coisas que você não deve fazer por lá!

Tenho muitos amigos e familiares que deram um basta ao Facebook. Não aguentam mais ler tanta coisa da vida privada que não deveriam ser compartilhadas. Só porque você pode escrever de tudo no Facebook, partilhar tudo, não quer dizer que deva fazê-lo. Saiba que há algumas coisas que nem mesmo os seus amigos têm paciência para aturar nas redes sociais. Por isso, a primeira coisa a aprender é: não seja o chato de plantão!

O Facebook é uma comunidade. Amigos próximos, família, colegas, desconhecidos, todos se deparam com as suas publicações ao longo do dia. Se você estiver em um mau dia, é provável que se solidarizem com você. Se o dia for de festa, terá quem festeje virtualmente com você também. Fotos, como sabem, geram mais interações que todo o resto. Mas pense duas vezes antes de escrever coisas do tipo “insultos”. Se você é daquelas pessoas que não gosta do Dia das Mães, detesta o Natal e acha  o Carnaval uma babaquice, é melhor manter-se offline nesses dias do que distribuir comentários depreciativos.

E os amigos que fazem parte da “máfia médica”? Obrigado pelos conselhos, mas saiba que os seus amigos dispensam  a sua cruzada contra certos medicamentos e tratamentos, com links para artigos (de onde, mesmo?…) que supostamente lhe dão razão. E esqueça também os efeitos milagrosos de tudo e mais alguma coisa – limão, melancia, beterraba, o que seja. Não só é irresponsável como pode ser insultuoso para quem está doente. Imagine que aquilo que você postou sobre uma alegada inutilidade ou interesses farmacêuticos sobre a quimioterapia é visto por um amigo em tratamento que  está debilitado emocionalmente? Se fosse com você, gostaria de ler tal coisa? Pense nisso.

Uma outra coisa chata é ficar se vangloriando para os seus amigos, virtuais ou não – saiba que eles não são ingênuos. Se escrever qualquer coisa como: “Ah meu Deus – não consigo escolher entre um cruzeiro no Mediterrâneo ou umas férias em Paris. Sugestões são bem-vindas”, conte que do outro lado terá pessoas com muitos dentes rangendo e olhos de censura. O mesmo vale para: “Meu Deus! Estou com tanto dinheiro na conta que não sei onde aplicar” ou, pior ainda, qualquer coisa que tenha nas estrelinhas: “Vejam como sou tão bonzinho e querido/a. Hoje fiz isso ou aquilo para o meu próximo”...

Ah, sim. E não faça comentários enigmáticos do tipo: “As pessoas são más”, “Que dia maravilhoso!”, “Como puderam fazer isso comigo”, “As pessoas são boas”, “Que dia horrível”. Pare com isso! É sério. Ou diz ou não diz. Acredite que os seus amigos, ou pelo menos a maioria deles, não vão delirar ao ler comentários desse tipo. E cá entre nós: e ninguém gosta de ler nas entrelinhas.

Anúncios

2 Comentários »

  1. […] Facebook – coisas que você não deve fazer por lá!. […]

    Curtir

    Pingback por Facebook – coisas que você não deve fazer por lá! | Cosmopolitan Girl — março 16, 2015 @ 17:14 | Responder

  2. Republicou isso em BEM VISITADO.

    Curtir

    Comentário por Bem Visitado — março 16, 2015 @ 22:07 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: