A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

outubro 3, 2017

Veganos no Centro de São Paulo!

Os leitores frequentes desse blog sabem que moro no centro de São Paulo e que por ele tenho uma relação de amor e ódio (muito mais amor que ódio, convenhamos). Na semana passada uma amiga me apresentou a  startup  A Vida no Centro – um hub de inovação, lançado por Denize Bacoccina e Clayton Melo. Nele está sempre em foco a cultura e experiências sobre o centro de São Paulo. Segundo os idealizadores, o projeto tem como propósito ser um instrumento que, por meio de diferentes ações, ajude a melhorar a vida na região central da Metrópole e, assim, contribua para tornar São Paulo uma cidade mais aberta, sustentável e inovadora. A empresa atua por meio de diferentes ferramentas e serviços, como plataforma digital, curadoria de tendências e comportamento e experiências, como eventos temáticos ou outros projetos de marketing customizados para empresas.

Tenho muitos amigos veganos. Ontem, zapeando pelo site, encontrei um post muito bacana sobre os restaurantes veganos aqui do centrão. Escrevi pedindo autorização para colocar no blog e a Denize gentilmente liberou. Segue abaixo.

Assinem a newsletter  e fiquem por dentro de todas as iniciativas divulgadas por eles. Ou sigam no Facebook.

Vegano no centro de São Paulo? Veja aqui boas opções de bares e restaurantes
Procurando um lugar para almoçar ou jantar no centro de São Paulo? Fomos conferir e indicamos várias boas opções de restaurantes e bares veganos na região. Veja nossas dicas.

É possível ser vegano sem abrir mão de uma vida social, frequentar bares e restaurantes com a família ou amigos? Há alguns anos, talvez fosse difícil combinar na mesma frase veganismo e vida social. Muitas vezes era preciso levar comida de casa para o almoço ou ficar sabatinando o garçom e contar com a boa vontade do cozinheiro para ter certeza de que nenhum produto de origem animal seria de fato usado no prato.

Esse cenário mudou bastante nos últimos anos em São Paulo e hoje já é possível comer fora ou sair com os amigos sem ter que abrir mão da alimentação escolhida. Ainda é mais fácil encontrar restaurantes vegetarianos do que veganos, já que muitos restaurantes que não têm carne usam ovos e leite nos preparos. Mas já existem boas opções de veganos. Fomos conferir e indicamos aqui algumas boas opções no centro de São Paulo.

Subte Vegan, no mezanino da Galeria Boulevar do Centro

Subte Vegan, no mezanino da Galeria Boulevar do Centro

Subte Vegan

É um lugar relativamente novo neste endereço e faz parte do processo de reocupação do centro por uma moçada interessada em transformar a região em um lugar cada vez mais interessante. Fica instalada no mezanino de uma galeria que ainda não passou por um banho de loja e assusta à primeira vista. Mas não deixe de subir as escadas e caminhar até o restaurante. Lá dentro, o clima é outro. Comida maravilhosa (a feijoada vegana é a melhor que já provamos, com legumes reconhecíveis dentro do molho escuro e não imitações de salsichas), atendimento simpático e um clima acolhedor, com trilha sonora de primeira na vitrola. Tem feito bastante sucesso e em alguns dias tem fila para conseguir mesa. Os preços são muito camaradas. E as sobremesas também são excelentes. Promove happy hour com música alguns dias. Fique de olho na programação no Facebook.

Yakissoba do Subte Vegan

Yakissoba do Subte Vegan

Onde: Rua Dom José de Barros, 301 Mezanino (Galeria Boulevard do Centro) O acesso não é pela escada rolante, mas pela escada do lado direito da galeria, ao lado do elevador. A galeria também tem entrada na Rua 24 de Maio, 188.

Horário: Aberto de segunda a sábado, das 12 às 16h

Panda Vegano: pratos tradicionais chineses, sem carne

Panda Vegano: pratos tradicionais chineses, sem carne

Panda Vegano

Perfeito para aqueles veganos que não querem ficar só nos pratos naturais. E também para os que adoram comida chinesa mas ficam com receio sobre a procedência da carne. O restaurante fica meio escondido no primeiro andar de um prédio antigo e o visual não impressiona muito. Mas não se deixe influenciar pelo aspecto simples do lugar, porque a comida realmente vale a pena.  O pastel de primavera é maravilhoso, realmente recheado de legumes.  Tem dois sistemas de preço: fixo ou por quilo. Tem que avaliar quanto normalmente você come para ver o qual sistema vale mais a pena.

Onde: Rua Libero Badaró, 137 Centro

Horário: Aberto: Segunda a sábado, para almoço

Prato vegano do Eco Mercado, no Copan

Prato vegano do Eco Mercado, no Copan

Eco Mercato

Restaurante de comida saudável no Copan. Não é exclusivamente vegano, mas tem várias opções veganas no cardápio, incluindo um prato diferente a cada dia entre os especiais. Apesar de estar no meio do agito do centro tem um ambiente bastante tranquilo, pois está voltado para a rua interna, sem movimento de carros. A parede envidraçada e a entrada de luz natural completam o clima calmo e agradável do almoço. Os pratos são bem servidos e a comida muito saborosa, com jeito de comida caseira. No cardápio fixo tem também várias opções de saladas. O cardápio do dia pode ser verificado no Facebook do restaurante. Oferece ainda café da manhã e da tarde.

Onde: Avenida Ipiranga, 200, Lj. 58/59

Horário: Aberto de segunda a sábado, das 7h30 às 17h30

Prato vegano de inspiração indiana no Gulap Hari

Prato vegano de inspiração indiana no Gulap Hari

Gulab Hari

Restaurante vegetariano com opção de cardápio vegano de inspiração indiana. Comida maravilhosa, servida num combo com vários pratos, todos excelentes e cada um com um sabor distinto. Tudo num ambiente superagradável, com uma decoração que convida a uma bem-vinda parada no meio de um dia agitado, ou para uma reunião com amigos. O preço fixo inclui saladinha, prato principal, suco e sobremesa e é um pouco acima da média dos outros, mas a qualidade e o sabor da comida valem a pena. O cardápio varia a cada dia da semana. Confira aqui. Mudou recentemente de nome, mas a comida e a chef-proprietária continuam as mesmas. Tem uma lojinha de temperos e utensílios indianos no térreo. Enquanto espera (sempre há filas) experimente a caipirish, bebida com gengibre, mel e limão (e sem álcool).

Caipirinha sem álcool, mas com muito gengibre

Caipirinha sem álcool, mas com muito gengibre

Onde: Rua Antônio Carlos, 429 – Consolação

Horário: Aberto de segunda a sábado, para almoço

Pop Vegan: buffet no almoço e pizzaria à noite

Pop Vegan: buffet no almoço e pizzaria à noite

Pop Vegan

Buffet vegano com preço fixo e comida à vontade. Tem várias opções de saladas e de pratos quentes, incluindo pratos com proteína de soja. O ambiente é simples e amigável, com atendimento simpático, mas sem afetações. Os clientes são acomodados em mesas coletivas, mas grupos de quatro pessoas podem sentar em mesas exclusivas. Oferece suco e sobremesa por um custo adicional, mas o preço do self-service é o menor entre todos os restaurantes da região. À noite, funciona como pizzaria, com pizzas veganas salgadas e doces.

Prato vegano no Pop Vegan

Prato vegano no Pop Vegan

Onde: Rua Fernando de Albuquerque, 144

Horário: Restaurante self-service: segunda a sexta, das 12h às 15h, sábado até às 16h

Pizzaria: terça a sexta e domingo das 18h às 23h. Sábado das 19h à meia-noite

Bar do Tubaina, bar que tem metade do cardápio com opções vegetarianas e veganas

Bar do Tubaina, bar que tem metade do cardápio com opções vegetarianas e veganas

Tubaína Bar

Não é um restaurante exclusivamente vegano, mas metade do cardápio é voltada para este tipo de culinária, inclusive petiscos e sobremesas. Entre os pratos, chili com carne de soja, feijoada vegana e nhoque com ragu de cogumelos. Entre os petistos, coxinha de feijão vegana e outros salgadinhos. Tudo é gostoso e tem uma vantagem: além de restaurante também é bar e abre à noite, o que aumenta as possibilidades de sair com os amigos e encontrar comidinhas para agradar a todos. A especialidade da casa são as tubaínas, refrigerantes tradicionais, típicos do interior de São Paulo, feitos de forma artesanal por pequenos produtores. Há uma lista grande, de vários sabores. Tem também várias opções de cervejas artesanais.

Bolinho de Nutella vegano

Bolinho de Nutella vegano

Onde: Rua Haddock Lobo, 74

Horário: Aberto para almoço e jantar todos os dias, sendo que sexta e sábado fica aberto a tarde toda e às sextas e sábados só fecha às 2h30. Veja o Facebook

 

 

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: