A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

janeiro 30, 2016

A recordação de uma bela amizade

De 1985 até 2002 fui servidor público do município de Rio Claro e trabalhei no Arquivo Público e Histórico. Naquela época a diretora da Autarquia era a Profª. Dra. Ana Maria de Almeida Camargo, Arquivista e Historiadora, professora na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – FFLCH/USP, com a qual ainda hoje cultivo uma bela e amizade.

Esse trabalho foi importantíssimo em minha vida profissional, além de que por lá  fiz muitos amigos e também levei amigos da época em que trabalhei na Casa Nevoeiro de Ferragens (entre os anos de 1977 até abril de 1985) os quais viraram assíduos frequentadores de todos os eventos que fazíamos.

Uma dessas amizades que carregarei para lá é este senhorzinho que está comigo na foto abaixo  – Angelo Patrizzi, italiano, chaveiro aposentado da Cia. Paulista de Estradas de Ferro. Era como um avô para mim. Ia frequentemente me visitar no trabalho, apesar de seus 90 e poucos anos. Era muito ativo.

image

Eu, com Angelo Patrizzi, no Arquivo do Município de Rio Claro, em 1987

O Patrizzi morava ao lado da Casa Nevoeiro e desde janeiro de 1977, quando fui trabalhar de vendedor na loja, diariamente ia conversar comigo nos intervalos de atendimento. Contava-me do seu dia a dia, de seus anos de trabalho na oficinas da Paulista, da vida familiar, do casamento com a D. Elvira, que, naquela época já se encontrava meio adoentada. De vez em quando tirava o relógio do bolso, olhava as horas e dizia: “quando eu morrer vou deixar esse relógio para você”. E eu retrucava: “Imagine! E o senhor ainda viverá muitos anos”.

Lembro que depois de minha ida para  o Arquivo a família dele arrumou um cachorro da raça Dog Alemão. Certo dia o cão o derrubou e ele quebrou o fêmur. Não me recordo se por consequência disso, mas  tempos depois ele veio a falecer.

Meses depois tive uma grande e emocionante surpresa. O Tico (Aristides Lara Neto) que era o gerente da Casa Nevoeiro e muito amigo meu até hoje, um dia ligou no Arquivo e pediu para que passasse na loja no final da tarde. Quando lá cheguei deu-me uma caixinha e pediu que a abrisse. Dentro dela estava um dos relógios de bolso do Sr. Patrizzi. Não aquele que ele me mostrava, dourado, com suas iniciais gravadas na tampa. O Tico comprou um outro relógio dele, direto da família e me deu de presente!!! Chorei muito naquele dia. De saudades do Sr. Patrizzi, do belo gesto do Tico e de poder ter comigo algo tão precioso de uma pessoa que fez parte de minha vida e que me foi tão querida.

8

image

Eis o relógio de bolso do Sr. Patrizzi – um genuíno F. Bachschmid  (o relojoeiro Ferdiand Bachschmid (Bienne, desde 1876), epecializou-se em melhorias técnicas nos relógios tipo Roskopf)

 

Como é bom recordar. Lembranças boas, de amizades verdadeiras… Coisas que nos fazem bem!

14 Comentários »

  1. Laços de amizade nos faz ser mais vivos…

    Curtir

    Comentário por irany — janeiro 31, 2016 @ 17:40 | Resposta

    • Oi Laly, querida. Saudades de você . Beijos

      Em domingo, 31 de janeiro de 2016, A Simplicidade das Coisas — Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — janeiro 31, 2016 @ 18:30 | Resposta

  2. Tao doce e terno relato,
    Augusto:Vc e muito especial.

    Curtir

    Comentário por May — janeiro 31, 2016 @ 23:08 | Resposta

    • Agradeço sua visita e comentário. Um abraço. Augusto

      Em domingo, 31 de janeiro de 2016, A Simplicidade das Coisas — Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — janeiro 31, 2016 @ 23:23 | Resposta

  3. Aqui do Arquivo, todos ainda falam de vc com muita consideração e carinho. Fico feliz que seja recíproco pois pessoas como vc, Augusto, passam e ficam, não saem nunca. Assim também é a presença da Ana Camargo, da Aninha… pessoas que deixam marcas porque constroem. Queria que viesse mais aqui, viu?

    bjo grande

    Curtir

    Comentário por teresa arruda — fevereiro 1, 2016 @ 11:11 | Resposta

    • Oi Teresa, querida amiga! Muito agradecido pela consideração. Também gostaria de participar mais das atividades do Arquivo. Quem sabe esse ano consigo me organizar e ter um tempinho a mais para passar com vocês. Grande beijo. Augusto

      Em 1 de fevereiro de 2016 11:11, A Simplicidade das Coisas — Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — fevereiro 1, 2016 @ 12:20 | Resposta

  4. Linda estória… chega a ser comovente ! São desta ordem, os momentos que nos faz valer o viver ! A importância da nossa caminhada ! Obrigada pelo artigo.

    Curtir

    Comentário por Valquiria Bizatto — fevereiro 1, 2016 @ 19:58 | Resposta

    • Obrigado, Valquíria. Abraços. Augusto

      Em 1 de fevereiro de 2016 19:59, A Simplicidade das Coisas — Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — fevereiro 2, 2016 @ 11:10 | Resposta

  5. Que bela história de afetos…

    Um grande abraço!

    Curtir

    Comentário por Adriano Picarelli — fevereiro 2, 2016 @ 16:21 | Resposta

    • Oi, meu querido amigo! Muito obrigado pela visita! Como está tudo em Rio Claro? Vou a cada mês, mês e meio… Acho que daqui há 4 anos voltarei a morar aí. Pelo menos uns 5 dias na semana. Rs. Abraços. Augusto

      Em 2 de fevereiro de 2016 16:21, A Simplicidade das Coisas — Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — fevereiro 2, 2016 @ 16:25 | Resposta

      • Oi Augusto, tudo bem por aqui… Tenho ido muito a São Paulo para ver filmes e exposições… Tentarei me encontrar com você… Estou passando o link de seu texto para a Rô e amigos… Um grande abraço!

        Curtir

        Comentário por Adriano Picarelli — fevereiro 3, 2016 @ 5:06

      • Oi meu amigo! Quando estiver por aqui entre em contato. Combinaremos algo. Grande abraço para você e Rosângela! Augusto

        Em 3 de fevereiro de 2016 05:06, A Simplicidade das Coisas — Augusto

        Curtir

        Comentário por Augusto Martini — fevereiro 3, 2016 @ 8:27

  6. Augusto, li e gostei. Bom receber notícias suas. Quando estiver em RC, gostaria que viesse nos visitar.

    Curtir

    Comentário por Rosangela — fevereiro 3, 2016 @ 21:27 | Resposta

    • Bom dia Rosangela!
      Que bom poder manter contato com você e Adriano.
      Estou indo bem pouco para Rio Claro, mas quando for, avisarei e combinaremos algo.
      Um beijo.
      Saudades.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — fevereiro 4, 2016 @ 8:27 | Resposta


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Blog no WordPress.com.

