Não sou muito ligado em futebol, mas em Rio Claro, minha cidade natal, gostava muito de assistir ao derby rio-clarense. Era um clássico, com guerra entre as torcidas do Velo Clube Rio-clarense – conhecido como Rubro Verde (meu time de coração por lá!) e o Rio Claro Futebol Clube, conhecido como Galo Azul ou Azulão. Outro jogo bem concorrido era quando um desses dois times jogava com o XV de Piracicaba.
O XV é um dos clubes mais conhecidos do futebol do interior paulista. Fundado em 1913, e igual aos times da região, nunca foi uma equipe de títulos expressivos. Mas é um time conhecido por sua simpatia entre todos. Porém há sempre quem tente ofuscar o grande “Nhô Quim” (Sinhô Quinze), confundindo os fãs e torcedores com o mesmo nome.
O XV de Novembro de Piracicaba carrega como seus maiores títulos os Campeonatos da segunda divisão paulista em 47, 48, 67 e 83, e um vice-campeonato da série A em 76, quando perdeu para Palmeiras na final (o meu time do coração aqui em Sampa). Tem também o caneco da série C do Brasileirão, conquistado em 1995.
A grande curiosidade regional quando se fala no XV, é a letra e hino caipira que os torcedores criaram e que é o melhor e mais original grito de guerra de um time de futebol do Brasil! Confiram na letra e vídeo abaixo:
Cáxara de forfe
cuspere de grilo
bicaro de pato
GOOOOOOOOOOOOR
XV
crá crá crá
XV
crá crá crá
asara de barata
nhéque de portera
já que tá que fique
GOOOOOOOOOOOOR
XV
crá crá crá
XV
crá crá crá
viemo numa combi véia
sem óio de breque
de orc de raibã
GOOOOOOOOOOOOR
XV
crá crá crá
XV
crá crá crá
carcanhá de bode
tocera de grama
já que tá que fique
GOOOOOOOOOOOOR
XV
crá crá crá XV
crá crá crá
trei veiz cinco
XV
Republicou isso em O LADO ESCURO DA LUA.
CurtirCurtir
Comentário por anisioluiz2008 — setembro 30, 2016 @ 18:06 |