A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

julho 23, 2013

Francisco, o Papa do fim do mundo – aplicativo da App Store para tablets e smartphones

Acabo de ler no jornal Clarín, que lançaram um aplicativo que se chama “Papa Francisco” e que é oferecido em português e em espanhol. Esse é um projeto do Clarín lançado junto com a Folha de São Paulo. Francisco, “o Papa do Fim do Mundo”, como é chamado pelos jornalistas que mais o conhecem e que têm estado mais perto dele. Trata-se de ma plataforma interativa para tablets e smartphones.

O aplicativo se encontra disponível na Apple Store com o nome de “Papa Francisco” ou “Agea” (nome da companhia que edita o jornal Clarín). Para baixar o app, que custa US$ 2,99 (R$ 6,70), acesse a App Store – a loja virtual da Apple–, faça a busca por “papa Francisco” e inicie a instalação do aplicativo em português “O papa do fim do mundo”. Um ícone aparecerá na área de trabalho de seu iPad. Dentro de pouco tempo também da Google Play.

app paga

Editoria de Arte/Folhapress

Uma vez instalado é possível navegar em forma horizontal e vertical pelos textos, ilustrações, infografias e vídeos. Com um design criado especialmente para esta plataforma. O aplicativo segue a tendência dos produtos jornalísticos de vanguarda dos Estados Unidos e da Europa. Narra a transformação do “padre Jorge” em “Arcebispo Bergoglio” até chegar a “Papa Francisco”, em uma reportagem com fotos e dados inéditos.

 Em qualquer momento se pode parar para ver as páginas em miniatura, ir até a última matéria acessada, ver a lista de conteúdos, voltar ao sumário ou utilizar a barra para percorrer o aplicativo. Começa com uma sequência de imagens de Francisco e o vídeo de sua primeira mensagem na Praça São Pedro. O biógrafo de Bergoglio, Sergio Rubín,  conta a vida dedicada ao sacerdócio do atual pontífice.

 Julio Algañaraz, correspondente do Clarín no Vaticano, relata os pormenores do Concílio e dos 90 votos que Bergoglio obteve dos cardeais.

Também fala do papel de Bergoglio durante a ditadura e seu trabalho pelos Direitos Humanos em uma matéria de do jornalista Marcelo Larraquy.

Mostra a cidade de Portacomaro, na Itália, de onde vieram os antepassados do Papa, vista pela repórter Marina Artusa. Também são abordados os desafios que o Papa terá que enfrentar para transformar a Igreja e os segredos revelados no Vatileaks; entrevistas exclusivas com os teólogos católicos,  Leonardo Boff e o suíço Hans Küng.

Narra a história dos jesuítas na Argentina, escrita pelo sacerdote Ignacio Pérez del Viso, com dezenas de infográficos e galerias de fotos inéditas. Há vídeos da primeira mensagem de Francisco aos fiéis de Roma e a pomposa entrada dos cardeais ao Conclave.

Foi um projeto idealizado, editado, desenhado e executado por uma equipe interdisciplinar com direção de arte e produção de Carlos Vázquez; design e animação de Jorge Casella, Diego Pallanch, Mariana Zerman e Diego Fieramosca; edição jornalística de Claudio Savoia, Pablo Calvo e Gustavo Sierra; edição de fotografia de Sebastián Alonso; direção multimídia de Alberto Sigal e Álvaro Spano; e com um programa de negócios de Rosana Pinto.

Em breve, o aplicativo terá versões em inglês e italiano. A equipe está desenvolvendo novas tecnologias para apresentar os mais diversos temas jornalísticos em formas novas e interativas para os 300 milhões de tablets e um bilhão de smartphones inteligentes que já existem no mundo.

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: