A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

junho 27, 2014

Colab, o App para compartilhar problemas da sua cidade!

Colab.re – é um aplicativo voltado para a cidadania, que reúne problemas urbanos compartilhados pelos próprios cidadãos. O funcionamento é baseado em três pilares: fiscalizar, propor e avaliar. Fiscalize! Indique problemas e irregularidades da sua cidade, como buracos em vias, iluminação, calçadas…

Colab é uma rede social para usuários compartilharem os problemas de suas cidades.

Colab é uma rede social para usuários compartilharem os problemas de suas cidades. Foto: Gisele Góes

O App foi idealizado por brasileiros e venceu no ano passado o concurso AppMyCity, que avaliou os melhores apps urbanos do mundo. Segundo Gustavo Lima, a ideia do App surgiu do desejo de mudar as cidades. De uma conversa com os sócios Paulo Pandolfi, Bruno Aracaty, Josemando Sobral e Vitor Guedes, saiu a ideia para o aplicativo, com a percepção de que nas redes sociais, a discussão sobre apontar problemas ou para discutir soluções para melhoria das cidades era, e ainda é, grande. Em pouco mais de um ano o App tem mais de 50 mil usuários cadastrados de 1.247 municípios do Brasil, mais de 5 mil fiscalizações e mais de 1500 propostas de soluções e avaliações de serviços, espaços e instituições públicas de diversas áreas.

Nesse primeiro ano de funcionamento, foram mais de cinco mil fiscalizações e mais de 1.500 propostas de soluções e avaliações de serviços, espaços e instituições públicas de diversas áreas do País. Recife (PE), onde o Colab.re surgiu, lidera a quantidade de publicações (44%) e também de usuários no aplicativo. Curitiba (PR), primeira cidade brasileira a oficializar o uso do Colab.re como canal de relacionamento com a população no ambiente digital, ocupa a quarta colocação do número de usuários e a sexta posição na quantidade de postagens (3%) na rede social. Ainda em relação às publicações, São Paulo (8%), Sorocaba (5%) e Limeira (4%), no interior paulista, entre outras cidades (33%), completam a lista de regiões mais colaborativas do Brasil.

Nessas cidades, predominam as fiscalizações dos brasileiros sobre a situação da mobilidade urbana no País. Os principais problemas apontados referem-se a buracos em vias públicas, estacionamentos irregulares, limpeza urbana e calçadas irregulares.

O aplicativo pode ser acessado via desktop, no computador mesmo, acesse www.colab.re e faça o login com a sua conta do facebook. É bem simples. Ou você pode colaborar em tempo real, baixando o app para sistemas iOS, Android, gratuitamente.

Novidade – durante a Copa do Mundo, brasileiros e turistas estrangeiros podem fiscalizar e indicar as condições de funcionamento dos serviços em arenas, aeroportos, metrôs, ônibus e táxi das 12 cidades-sede por meio do aplicativo Colab.re. São 14 categorias de fiscalização.

Ao final do evento, o diagnóstico será compartilhado em forma de relatório virtual com os usuários, prefeituras e Governos Estadual e Federal.

O usuário deverá acessar o Colab.re, por meio do aplicativo nas versões iOS e Android ou na versão web, e selecionar o grupo de categorias “Copa do Mundo”. Em seguida, ele deve postar o local, o relato e uma foto do problema enfrentado que pode variar entre ônibus, trem, metrô e aeroporto superlotados ou danificados; estação de ônibus, trem e metrô danificadas; demora na entrega de bagagens; atraso excessivo em voos; estádio com acessibilidade irregular, danificado ou com acesso ao local problemático; presença de cambista em estádio; e táxi irregular no aeroporto.

A partir daí, a postagem estará disponível para que outros usuários do Colab.re possam endossá-la, por meio de apoios e compartilhamentos, bem como será encaminhada pelo aplicativo ao órgão público responsável, a fim de que esse possa dar um retorno ao cidadão.

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: