A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

abril 11, 2014

48º Hanamatsuri (nascimento de Buda), na Praça da Liberdade, em São Paulo

Hoje fui almoçar no bairro da Liberdade, pois queria dar o banho de chá doce no Buda criança, como faço todos os anos, e levo meus três pedidos. A  Festa das Flores (conhecida como Hanamatsuri)  acontece desde 1966 no Bairro da Liberdade para celebrar o aniversário de Buda Shakyamuni.  Esta é a 48.a edição.

han

Hanamatsuri (nascimento de Buda)

A festa é realizada anualmente no sábado anterior à primeira lua cheia do mês de abril (amanhã, dia 12). Durante toda essa semana está ali, na saída do Metrô Liberdade (na rua da Liberdade),  um altar ricamente ornado por flores com o Buda criança, para que as pessoas possam dar um banho de chá doce (Amacha). Muitos aproveitam para fazer seus pedidos enquanto derramam o chá sobre a cabeça de Buda. Esse ato representa a chuva perfumada que teria caído sobre Buda logo depois do seu nascimento. A cada ano, uma seita budista fica resonsável pela organização do evento, sendo que no sábado anterior à primeira lua cheia de abril, a escultura segue da Praça da Liberdade até o templo, sobre um elefante branco.

Na língua japonesa “Hana” significa flor e “Matsuri” significa festival, assim Hana Matsuri  quer dizer “Festival das Flores”, mas é uma celebração ao nascimento de Buda. A abundância de flores durante a festa simboliza o jardim de Lumbini, local onde a rainha Maya, esposa do rei Suddhodhana, deu luz ao menino Sidarta.

O texto abaixo foi escrito pelo monge Francisco Handa para a revista do 39º Hanamatsuri, que foi realizado de 4 a 9 de abril de 2005, e está diponibilizado no site www.culturajaponesa.com.br

Este slideshow necessita de JavaScript.


Hanamatsuri

Segundo reza a tradição, o Buda Shakyamuni nasceu no quarto mês quando no céu surgia a lua cheia de primavera. Deslocando-se para o país de Koliya, sua terra natal, a rainha Mayadevi sentiu as pontadas do parto quando atravessava o Jardim Lumbini. Foi quando pediu para repousar, pois a viagem tinha sido árdua. Ao dobrar o corpo para deitar-se viu adiante uma flor que despontava num ramo. Foi neste instante que as contrações aumentaram e deu nascimento a um menino. Uma chuva de pétalas e néctar caiu naquele momento e dos cantos da terra se fez soar um brado anunciando a boa nova. Chamaram a criança de Sidharta.

Assim, repetindo o acontecimento os seguidores do budismo do mundo todo comemoram o Vesak, no Japão conhecido por “Festa das Flores” ou simplesmente Hanamatsuri. Ocasião de grande festividade, em que num altar decorado com flores a imagem do Buda Menino é devidamente instalada. Aqueles que pretendem homenageá-lo, dirigem-se até o altar, e numa concha recolhem chá adocicado que é derramado sobre a cabeça do Buda. Repetem este movimento por três vezes, fazendo pedidos como a realização de sonhos; pedem saúde e proteção. Esta versão popular, muitas vezes é substituída por um motivo filosófico: ao se banhar o Buda, estamos banhando a nós próprios. Assim, purificamos o nosso coração e podemos avaliar a nossa conduta perante a vida.

Uma cerimônia acontece em 8 de abril, dia do nascimento (ou data próxima – que em 2014 acontecerá dia 12/04), com os representantes de inúmeras tradições budistas, saindo em cortejo pelas ruas do Bairro da Liberdade – em se tratando do município de São Paulo.

Então, um andor com a imagem do Buda Menino é posto nas costas de um elefante branco. Crianças vestidas como os pequenos do Nepal, onde Buda nasceu, simulam puxar o carro em que vai o elefante. Atrás os monges de diversas tradições reúnem-se para acompanhar o cortejo. Quando termina a cerimônia do nascimento de Buda, a população que veio prestigiar recebe de brinde ramalhetes.
Encerra-se com grande entusiasmo, principalmente com a oportunidade de comemorar o nascimento do Ser Iluminado.
Não apenas daquele, mas de sua natureza em todos os seres vivos.

O QUE?

48º HANA MATSURI – FESTA DAS FLORES

ONDE?

PRAÇA DA LIBERDADE – SÃO PAULO – SP (METRÔ LIBERDADE)

DIAS 11 e 12 DE ABRIL. DAS 10 ÀS 16 HORAS: OFERENDA DE CHÁ ADOCICADO (AMACHÁ), ABENÇOANDO OS PARTICIPANTES COM A SABEDORIA DO BUDA, NA PRAÇA DA LIBERDADE.

SÁBADO (12), ÀS 10h – CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO DO 48º HANA MATSURI e às 11 HORAS: CORTEJO SOLENE DO ELEFANTE BRANCO

Anúncios

5 Comentários »

  1. namastê!

    Curtir

    Comentário por Vera Grellet — abril 11, 2014 @ 15:00 | Responder

    • Namaskar, minha querida! “A Força que guia as Estrelas guia você também” (Srii Srii Anandamurti). Ele é o Mestre, é o Guru, é o Guia Espiritual de muitos Caminhantes que Caminham seus Caminhos sob a proteção e luz de um Homem Sagrado. Carinhosamente chamado de Baba, sua força vem provando ser radiosa, grandiosa, não apenas para o momento presente do Planeta mas, fundamentalmente, para o futuro – quando a solidariedade e comunitarismo entre os Caminhantes e os Povos serão não apenas uma necessidade, mas, certamente, um desejo intenso advindo de uma consciência expandida e iluminada. O desejo do Guru é iniciar seus discípulos dentro do Caminho da Iluminação e da Liberação. E eu, aos poucos, estou trilhando, tentando entender esse caminho!

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — abril 11, 2014 @ 15:11 | Responder

  2. OI AUGUSTO !11 DEVE SER MUITO LINDA ESSA COMEMORAÇÃO , EU DAQUI ESTOU FAZENDO OS MEUS PEDIDOS …BEIJOS AMO VOCES .

    Curtir

    Comentário por IVONE VERONICA MARTIN CHRISTOFOLETTI . — abril 11, 2014 @ 18:49 | Responder

  3. […] 48º Hanamatsuri (nascimento de Buda), na Praça da Liberdade, em São Paulo | A Simplicidade das Co…. […]

    Curtir

    Pingback por 48º Hanamatsuri (nascimento de Buda), na Praça da Liberdade, em São Paulo | A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini | Inesagula's Blog — abril 11, 2014 @ 21:19 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: