A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

setembro 6, 2013

Paulo Freire “A máquina está a serviço de quem?”

Nos dias 2, 3 e 4 de setembro estive em Belo Horizonte/MG, onde participei na UFMG – Universidade Federal de Minas Gerias, do V Seminário Internacional de Educação a Distância cujo tema foi “Meios, atores e processos”. Em uma das falas, um palestrante citou o texto abaixo, escrito por Paulo Freire  e publicado em 1984 na Revista Bits onde ele aborda a questão da ação humana que pauta o uso das máquinas numa época onde Internet era ainda algo muito distante da realidade dos brasileiros. Cheguei no hotel e fui buscar o texto  e fiquei espantado com a atualidade do pensamento do filósofo. Vejam se não tenho razão.

paulo-freire-charge

Charge do cartunista Ronaldo, sobre Paulo Freire

A máquina, a tecnologia avançada e tudo mais que temos por aí, estão a serviço de pessoas que têm condições e acesso a elas.

Paulo Freire era a favor do avanço da ciência e da tecnologia e vejam que no texto ele ressaltava a importância sobre o uso dessas novidades na Educação. O pensamento deste grande educador continua atual e importante para quem pensa e atua no ensino hoje. 

O texto sobre as máquinas integra o grande acervo disponível nos sites do Centro de Referência Paulo Freire e da Biblioteca Digital Paulo Freire . Nessa biblioteca há livros, fotografias, vídeos, teses, artigos e manuscritos produzidos pelo educador ou o que foi escrito sobre ele. E o melhor – gratuitamente e com a possibilidade de busca por assunto, título ou autor.

Os acervos são enormes!  Aproveite! Acesse e inspire-se com as  mensagens deste mestre. Se você é educador(a) , acesse com regularidade  para ficar informado(a) sobre os novos achados, pois o site é constantemente atualizado.

“A Máquina está a serviço de quem?” – Paulo Freire

Em primeiro lugar, faço questão enorme de ser um homem de meu tempo e não um homem exilado dele, o que vale dizer que não tenho nada contra as máquinas. De um lado, elas resultam e de outro estimulam o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, que, por sua vez, são criações humanas. O avanço da ciência e da tecnologia não é tarefa de demônios, mas sim a expressão da criatividade humana. Por isso mesmo, as recebo da melhor forma possível. Para mim, a questão que se coloca é: a serviço de quem as máquinas e a tecnologia avançada estão? Quero saber a favor de quem, ou contra quem as máquinas estão postas em uso. Então, por aí,observamos o seguinte: Não é a informática que pode responder. Uma pergunta política, que envolve uma direção ideológica, tem de ser respondida politicamente. Para mim os computadores são um negócio extraordinário. O problema é saber a serviço de quem eles entram na escola. Será que vai se continuar dizendo aos educandos que Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil? Que a revolução de 64 salvou o país? Salvou de que, contra que, contra quem? Estas coisas é que acho que são fundamentais.Fonte: http://dl.dropbox.com/u/1766828/maquinasPF.pdf

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Pensieri Parole e Poesie

Sono una donna libera. Nel mio blog farete un viaggio lungo e profondo nei pensieri della mente del cuore e dell anima.

DISCUTINDO CONTEMPORANEIDADES

Escrito por PROF RAFAEL PORCARI, compartilhando sobre futebol, política, administração, educação, comportamento, sociedade, fotografia e religião.

Saia de viagem

Em frente, sempre.

Mulher Moderna

Fazendo de tudo um pouco.

Memórias de Tereza

Um blog de memórias, recordações e lembranças familiares

Blog da Reforma

Um dia esta reforma acaba!

%d blogueiros gostam disto: