A 21ª Campanha Internacional: 16 Dias de Ativismo Contra a Violência de Gênero está sendo organizada em diversos países e acontecerá de 25.11.2011 a 10.12.2011.
Toda forma de violência contra a mulher tem que parar. Na Novela das nove da rede Globo – “Fina Estampa”, a personagem Celeste é agredida pelo marido, Baltazar quase que diariamente. A novela traz um debate: “por que as mulheres não denunciam seus agressores?” Muitos não gostam como o tema está sendo abordado, dizem que é violência gratuita. Mas, na prática, as estatísticas são favoráveis ao tema nas novelas – em todos os folhetins em que o tema foi abordado, no mesmo período as denúncias aumentaram.
Existe um DVD cujo títuto é “Mulher de Lei” e que foi produzido em parceria do Instituto Maria da Penha – http://www.institutomariadapenha.org.br/ com a Coodenadoria de Políticas Públicas para a Mulher do Ceará – Cepam: http://cepamce.blogspot.com/ A Lei Maria da Penha em Cordel faz parte desse DVD, de autoria do cantor, repentista e arte educador cearense Tião Simpatia, e explica os principais artigos da da Lei Maria da Penha com uma linguagem de fácil entendimento e de forma ilustrada. Segue abaixo:
A campanha, tema desse post, foi escolhida para ter início e fim em dois dias emblemáticos, começando no Dia Internacional de Ação Não Mais Violência contra as Mulheres (25 de novembro) e terminando no Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro).
A 21ª Campanha Internacional: 16 Dias de Ativismo, apresenta como tema, neste ano, a questão do militarismo e seus impactos na vida das mulheres, e busca o fim da violência estatal. Veja o sítio oficial da campanha http://16dayscwgl.rutgers.edu/
O lema da campanha deste ano será “Da paz no lar, até a paz no mundo: Desafiemos o militarismo e acabemos com a violência das mulheres”. Três dimensões da violência estatal contra as mulheres serão abordadas: a violência sexual que freqüentemente ocorre durante e depois dos conflitos; a violência sexual e a violência com base no gênero perpretada por agentes do Estado, mais especificamente pela polícia e pelas forças armadas; e a violência política contra as mulheres, que pode ocorrer antes, durante e após as eleições.
A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma mobilização educativa e de massa, que luta pela erradicação deste tipo de violência e pela garantia dos direitos humanos. Em todo o mundo, quatro datas-marco representam essa luta no período de realização da Campanha – 25 de novembro a 10 de dezembro, por isto recebeu o nome de 16 Dias de Ativismo:
– 25 de Novembro – foi declarado Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres
– 1º de dezembro – O Dia Mundial de Combate à Aids
– 06 de dezembro – Massacre de Mulheres de Montreal (Canadá)
– 10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos
No Brasil, mais uma data é destacada pela dupla discriminação sofrida pelas mulheres negras: 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra. Tudo isso para que a sociedade repudie este ato de violência praticado contra as mulheres, pois eles são uma violação dos Direitos Humanos.
Realização: Centro para a Liderança Global das Mulheres (Center for Women’s Global Leadership), da Universidade de Rutgers, Estados Unidos.
Veja um anúncio oficial sobre o tema em português aqui.
http://16dayscwgl.rutgers.edu/component/docman/doc_download/268-2011themeportdoc
Que bacana vc ter colocado esse assunto no seu blog, Augusto! A Lei Maria da Penha teve uma das suas idealizadoras, minha madrasta, Silvia Pimentel, que hoje representa a mulher America do Sul e o Caribe, na ONU. A violência contra a mulher já tem a consciência de uma parcela da população, mas ainda há muito o que se caminhar. Silvia
CurtirCurtir
Comentário por Silvia — novembro 7, 2011 @ 13:48 |
Oi Silvia.
Agradeço pelo comentário. E que legal – ter uma pessoa próxima envolvida com um tema tão importante. Abrs.
CurtirCurtir
Comentário por Augusto Martini — novembro 7, 2011 @ 14:09 |
Nossa Augusto, como seria bom se todos tivessem a consciencia que você tem. Sempre trazendo a “tona” lazer, curiosidades e até mesmo problemas enfrentados no dia a dia de todos nós… a variedade de temas só nos enriquecem. Que isso um dia possa acabar para que todos tenham paz em seus lares. Nada mais divino que voltar para casa e sentir prazer em estar com a familia, graças a Deus eu tenho isso mas, me sensibilizo e me revolto por todas que não tem. Obrigada amigo! Bjs…
CurtirCurtir
Comentário por Ivana — novembro 7, 2011 @ 15:21 |
Obrigado pela visita, Ivana. Bjs.
CurtirCurtir
Comentário por Augusto Martini — novembro 7, 2011 @ 15:32 |
Pessoal, li em no Blog http://blogdoonyx.wordpress.com/ que até o Ministério Público está envolvido em irregularidades e corrupção. Afinal, há alguma instituição em que possamos confiar? Um absurdo!!!! . Abri um grupo de debates no link. http://migre.me/66fHS Vamos debater lá também.
CurtirCurtir
Comentário por Evelyn — novembro 9, 2011 @ 8:15 |
Oi Evelyn.
Ótima iniciativa.
CurtirCurtir
Comentário por Augusto Martini — novembro 9, 2011 @ 8:31 |