A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

novembro 1, 2012

CIEF – I Congresso Internacional de Educação Fiscal, em Fortaleza/CE

O I Congresso Internacional de Educação Fiscal – CIEF 2012 acontecerá nos dias 27 e 28 de novembro de 2012 na cidade de Fortaleza/CE. O evento é uma realização da ABRASF (Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais) em parceria com a Secretaria de Finanças da Prefeitura de Fortaleza, ESAF (Escola de Administração Fazendária do Ministério da Fazenda),  IJF (Instituto de Justiça Fiscal), ACEP (Associação Cearense de Estudos e Pesquisas) e Câmara Municipal de Fortaleza.

A Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (ABRASF), em parceria com a Secretaria de Finanças de Fortaleza (SEFIN), realiza nos dias 27 e 28 de novembro, em Fortaleza, o Congresso Internacional de Educação Fiscal.

O evento tem como objetivo buscar estratégias de intensificação dos programas de educação fiscal, bem como descobrir, desenvolver e estimular práticas coletivas que auxiliem o processo de conscientização dos indivíduos e dos segmentos organizados da sociedade civil. Com o fim de institucionalizar um modelo fiscal que afirme o princípio da igualdade de sacrifício, com a centralidade na capacidade contributiva, o CIEF 2012 volta-se no intuito de contribuir para a garantia das sociedades democráticas de modo a melhorar a distribuição social da renda, as equidades verticais e horizontais, indispensáveis para a coesão social. 

No exercício do estímulo da discussão democrática este Congresso tem como atores as esferas:

• Da Imprensa Local, através da premiação dos melhores artigos e reportagens jornalísticas das temáticas que abordam finanças públicas;
• Da Educação Formal, com professores da rede pública e particular que exercem Programas de Educação Fiscal de forma transversal nas escolas;
• Políticas, por meio de especialistas locados nos setores públicos que se voltam para a ampliação e importância dos debates/ações relativos à democratização popular do conhecimento real do funcionamento da cidade;
• Das Representações de Classe, como CRC, CORECON, CRA, SINDUSCON, dentre outros que participam direta ou indiretamente da discussão acerca da construção da cidadania fiscal;
• Sociedade Civil: por meio de cidadãos imersos ou interessados nos processos de Educação e Transparência Fiscal;
• Acadêmica, com as universidades e instituições de ensino de nível técnico, superior e pós-graduação que versam sobre a temática governança pública e justiça fiscal;
• Setor Público, através de órgãos federais, estaduais e municipais que participam do processo orçamentário pelo lado do gasto e da receita.

No encerramento do CIEF 2012, haverá a solenidade de entrega da 6ª Edição do Prêmio Sefin de Finanças Municipais, instituído pela Prefeitura de Fortaleza, através de sua Secretaria de Finanças.

Além do CIEF 2012, Fortaleza também receberá, nos dias 29 e 30 de novembro, a 4ª Assembléia Geral Ordinária da ABRASF de 2012, que contará com a participação de todos os Secretários de Finanças das Capitais brasileiras, bem como a 50ª Reunião do Grupo de Trabalho de Educação Fiscal (GEF), que é responsável pela implementação das ações ligadas ao Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF), em âmbito nacional.

Inscreva-se clicando aqui

Regras para apresentação de trabalhos e mesas temáticas

Programação

Palestrantes

Assista o CIEF via streaming  pelo canal de transmissão do Congresso Internacional de Educação Fiscal – CIEF

Imperdível! Divulguem! Acesse aqui

Começa amanhã (dia 27/11/12) o Congresso Internacional de Educação Fiscal
Começa amanhã (27), em Fortaleza, o Congresso Internacional de Educação Fiscal (CIEF). O evento acontece na Fábrica de Negócios (Av. Monsenhor Tabosa, 740 – Praia de Iracema), a partir das 8 horas. A programação prossegue até quarta-feira (28) e contará com a participação de diversos intelectuais dos cenários nacional e internacional.

O CIEF pretende criar um espaço democrático de participação para fortalecer e intensificar os programas de educação fiscal, bem como descobrir, desenvolver e estimular práticas coletivas que auxiliem o processo de conscientização dos cidadãos sobre a importância da cidadania fiscal.

Dentre os temas que serão debatidos destacam-se: O Desafio Social da Política Fiscal: Desenvolvimento com Equidade; Coesão Social: a Gestão Orçamentária em tempos de crise; Desenvolvimento local e Conflitos Distributivos: Alternativas de Gestão Social, entre outros. Durante o Congresso também haverá apresentação de diversas experiências em Educação Fiscal, inclusive de outros países.

Todos os trabalhos, apresentações de palestrantes e outros materiais de educação fiscal utilizados no Congresso estarão disponíveis no site www.cief2012.com.br.

O congresso é realizado pela Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (ABRASF), em parceria com a Secretaria de Finanças de Fortaleza (SEFIN), com apoio da Secretaria de Finanças de Fortaleza, Escola de Administração Fazendária (ESAF), Instituto Justiça Fiscal, Associação Cearense de Estudos e Pesquisas (ACEP) e Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF); conta também com os patrocínios do Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Oi, Sebrae e Câmara Municipal de Fortaleza e EICON Controles Inteligentes.

Mais informações com Leonardo Costa, assessor de comunicação do CIEF, pelos telefones (85) 3452.1481 ou (85) 8879.9095.

Anúncios

5 Comentários »

  1. Olá Augusto!!!
    Que legal gostaria tanto de ir neste congresso!!! Tenho que certeza que vc irá postar as fotos e os comentários não é?
    Poderia fazer um congresso em São Paulo para que os paulistanos possam tambem refletir sobre o assunto
    bjsssss

    Curtir

    Comentário por Luciana — novembro 4, 2012 @ 12:15 | Responder

    • Oi Luciana.

      Ainda não sei se serei dispensado para ir. Mas, se for, com certeza darei notícias. Estamos programando um seminário semelhante, que deverá acontecer em São Paulo no meio de 2013. Abraços.

      Em 4 de novembro de 2012 12:15, A Simplicidade das Coisas — Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — novembro 4, 2012 @ 13:06 | Responder

  2. OLÁ Augusto! Continue a divulgar Eventos da Educação Fiscal e com a temática voltada à Educação Fiscal. Desejo que possamos nos encontrar em Fortaleza e fortalecer esse movimento nacional de educação fiscal, bem como melhorar as nossas práticas, através do compartilhamento de experiências. Roraima vai se esforçar e estar presente. Um abraço, Ana-sefaz-roraima.

    Curtir

    Comentário por ana claudia — novembro 5, 2012 @ 7:54 | Responder

    • Bom dia Ana Claudia.

      Também espero poder ir ao Congresso e te encontrar por lá.
      Abraços.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — novembro 5, 2012 @ 8:31 | Responder

  3. Fortaleza recebe Congresso Internacional de Educação Fiscal

    A Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (ABRASF), em parceria com a Secretaria de Finanças de Fortaleza (SEFIN), realiza nos dias 27 e 28 de novembro, em Fortaleza, o Congresso Internacional de Educação Fiscal. O evento, pioneiro no âmbito da educação fiscal no país, vai reunir conferencistas dos cenários nacional e internacional, entre eles, John Christensen (Tax Justice Network), Martin Soares (Université Lumière Lyon 2), Ladislau Dowbor (PUC-SP), Marciano Buffon (UNISINOS), Carlos Alberto Barreto (Receita Federal).

    O CIEF 2012 pretende buscar estratégias de intensificação dos programas de educação fiscal, bem como descobrir, desenvolver e estimular práticas coletivas que auxiliem o processo de conscientização dos cidadãos sobre a importância da educação fiscal em nível internacional. Além disso, o Congresso também abre oportunidade para troca de experiências e práticas exitosas de educação fiscal desenvolvidas em todo o país.

    Ao todo, o Congresso disponibiliza 500 vagas para os mais diversos públicos. Podem participar profissionais ligados a entidades de classe, universidades, imprensa, órgãos públicos, professores, bem como cidadãos interessados em participar da discussão acerca da cidadania fiscal.

    Para participar do CIEF 2012 basta acessar a página http://www.cief2012.com.br e realizar gratuitamente a inscrição. A programação completa do evento também está disponível no site.

    SAIBA MAIS
    Os participantes que quiserem apresentar trabalhos durante o Congresso poderão submetê-los à Comissão do CIEF até o dia 09 de novembro. As inscrições para trabalhos podem ser realizadas até o dia 09 de novembro e devem seguir as regras dispostas no site do congresso, seção “trabalhos” do menu “Inscrição”.

    SERVIÇO
    Inscrições pelo site: http://www.cief2012.com.br
    Local: Fábrica de Negócios
    Endereço: Av. Monsenhor Tabosa, 740 – Praia de Iracema – Fortaleza – CE
    Data: 27 e 28 de novembro

    Informações para imprensa com a assessoria de comunicação do evento pelo telefone (85) 3452.1481.

    Curtir

    Comentário por Augusto Martini — novembro 5, 2012 @ 15:21 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: