A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

maio 1, 2021

10 lições de vida que as avós nos ensinam e nos tornam pessoas muito melhores

Não dá para negar que as avós são uma fonte inesgotável de sabedoria, amor e experiência. Afinal, quem tem ou já teve o prazer de conviver com elas sabe bem que seus conhecimentos fazem toda a diferença na vida dos netos, tornando-os pessoas muito mais resilientes.

Como uma forma de homenagear essas pessoas tão incríveis e ressaltar sua importância no mundo, reunimos 10 lições de vida que podemos aprender com as avós. Certamente você se identificará com muitas delas!

Virgínia Rosin Calore Martini

10 lições de vida que as avós nos ensinam

1. Humildade é a coisa mais importante

A humildade é uma qualidade magnífica. Porém, para muitas pessoas, não é uma prioridade.

As avós costumam nos ensinar que tanto a gentileza quanto a lealdade são características que podem abrir muitas portas em nossos caminhos, ajudando a atrair para perto pessoas que também lidam com a vida dessa forma.

2. Seja diplomática

Infelizmente, muitas pessoas pensam que falar alto e impor suas opiniões é sinônimo de poder e coragem, mas não é. Afinal, ninguém precisa ser rude para se expressar.As avós, por outro lado, não costumam levantam a voz (a menos que seja muito necessário).

Embora elas tenham um tom de voz suave e delicado, normalmente suas palavras conseguiram ressoar nos ouvidos de quem a escuta, deixando-as bem guardadas na memória mesmo sem a necessidade de elevar o tom.

3. Deixe fluir, não se pressione

Fato é que a maioria das avós costumam passar uma sensação de tranquilidade a seus netos. Não é à toa que, para muitas delas, uma pessoa feliz é aquela que vive com leveza e sem pressão.

Ok, nós sabemos que é inevitável ter problemas, especialmente na fase adulta. Mas enlouquecer ou lidar com estresse só piora tudo.

Tratar uma situação difícil com calma e atitude positiva pode ser a solução para que ela se torne mais suportável e até mesmo mais fácil de ser resolvida.

4. Dê com o coração

Muitas avós consideram que os presentes feitos à mão são uma das formas mais honestas e amorosas de materializar o amor que sentem por alguém.

Não importa se é um cachecol, um pano de prato ou um bolo, esses detalhes são sempre um sinal de carinho e apoio, pois são um gesto de muito amor.

5. Mantenha a fé

Há muitas histórias ao longo da vida de suas avós que você sequer imagina que aconteceram. Elas certamente já enfrentaram crises econômicas, problemas familiares, vários corações partidos e muito mais.

Ainda assim, o amadurecimento vindo com o passar dos anos fez com que elas não permitam que as preocupações as sobrecarreguem, procurando superar os problemas com maturidade e inteligência.

Graças a elas, aprendemos que nossa mente é capaz de nos dar aquele empurrãozinho de que todos precisamos para resolver as situações mais difíceis e imaginadas sempre de forma calma e racional.

6. Economize para o futuro

As avós têm muita experiência no gerenciamento das finanças domésticas. Imagine ter que administrar o orçamento de uma família de 12 pessoas? Acredite: muitas delas passaram por isso!

Mesmo que o mundo esteja virando de cabeça para baixo dentro de sua casa, elas sempre tentam economizar um pouco de dinheiro.

Este, é claro, é um ensinamento valioso que as avós costumam passar a seus netos, uma vez que é uma forma importante de garantir um futuro tranquilo e confortável para quando você envelhecer.

7. Aproveite a vida cotidiana

Não importa se elas estão fazendo algo simples, como regar sua enorme coleção de plantas ou tomar sol no jardim, elas continuam sorrindo de orelha a orelha, provando que mesmo a atividade mais simples pode ser divertida e relaxante.

A lição aqui é: pare por um segundo e respire, a vida (assim como tudo ao nosso redor) pode acabar em um piscar de olhos. Não se esqueça e aproveite cada momento, por mais simples que ele pareça.

8. Aceite seus limites

Muitos de nós tem a sorte de correr para os braços de nossa avó quando estamos frustrados ou tristes. É claro que ela faz o possível para nos tranquilizar e nos lembrar da importância de reconhecer e respeitar nossos limites.

Depois de aprender a fazer isso, é muito mais fácil enfrentar a idade adulta e identificar tudo o que você é bom para explorá-la ao máximo.

9. Valorize o que você tem

Se você tem um teto para viver, comida na mesa e sua família está completa, você não precisa de muito mais. Sob essa filosofia, as avós nos ensinam a valorizar a vida e a cuidar de tudo que nos rodeia.

Não há nada de errado em ter ambição e aspirar a ser uma pessoa de sucesso. Mas a lição aqui é jamais esquecer de ser grata pelo que tem hoje e nunca esquecer nossas origens.

10. A beleza está nos detalhes

Um almoço de domingo em família, um café da manhã com o amor da sua vida ou um momento de paz em sua própria companhia são momentos aparentemente simples, mas que nos mostram a sorte que temos.

Além disso, se sua avó não está mais fisicamente neste mundo, fazer uma atividade de que ela também gostou (como plantar ou cozinhar) é algo que manterá sua memória viva e conectará você a ela, para lembrar seus conselhos e reafirmar que ela está cuidando de você do céu.

Fonte: Vix 20/4/2021

2 Comentários »

  1. Que bacana, meu amigo!!!!
    Grande abraço.
    Deus te abençoe sempre.

    ________________________________

    Curtir

    Comentário por Augusto Cecílio — maio 1, 2021 @ 18:31 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

DISCUTINDO CONTEMPORANEIDADES

Escrito por PROF RAFAEL PORCARI, compartilhando sobre futebol, política, administração, educação, comportamento, sociedade, fotografia e religião.

Saia de viagem

Em frente, sempre.

alimmentos.wordpress.com/

congelados veganos

Mulher Moderna

Fazendo de tudo um pouco.

Memórias de Tereza

Um blog de memórias, recordações e lembranças familiares

Blog da Reforma

Um dia esta reforma acaba!

%d blogueiros gostam disto: