A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

janeiro 5, 2020

A tradição do dia de Reis, na Espanha

O dia 6 de janeiro é o dia mais aguardado pelas crianças espanholas, e também pelos mais crescidos. Sim, é neste dia que se abrem os presentes de natal! O “Día de los Reyes Magos” é uma das festas mais populares da tradição cristã em Espanha, que assinala a visita dos três reis magos ao menino Jesus e também o final do período de Natal. O dia é celebrado um pouco por todo o mundo, mas na Espanha tem um significado especial.

Entrega de presentes

A entrega de presentes neste dia é a tradição espanhola mais conhecida. O costume tem o propósito de replicar o gesto dos reis magos que, quando visitaram o menino Jesus, ofereceram ouro, incenso e mirra. No dia 6 de janeiro pela manhã, as crianças abrem os seus presentes, oferecidos com o objetivo de manter viva esta tradição.

Cartas aos reis magos

Associada ao Dia de Reis está outra tradição: em vez de enviarem cartas ao Papai Noel, as crianças espanholas enviam cartas aos reis magos com os seus pedidos de presentes para receberem no dia 6 de janeiro. As cartas são normalmente redigidas na véspera da celebração, no dia 5 de janeiro, e amarradas em balões de cores que são largados no céu, levando os desejos das crianças.

“Rosca de reyes” com chocolate quente

Comer “roscón” ou “rosca de reyes” acompanhada de um chocolate quente é outra das tradições célebres na Espanha associadas a esta festividade, que remonta à Idade Média e simboliza paz, amor e esperança, além de fortalecer a convivência familiar. A forma circular do “roscón” representa o amor eterno de Deus e a coroa do rei, enquanto as frutas decorativas representam as distrações do mundo.


O mais legal é que dentro da rosca vem duas surpresas. Ao comer, quem encontrar uma figurinha terá sorte por todo o ano. E quem encontrar uma fava pagará o Roscón. Gostou dessa tradição? A Espanha é um país com muitas curiosidades a descobrir.

As duas roscas da foto acabaram de sair do forno aqui de casa! Servidos?

Cabalgatas

É tradição na Espanha realizarem-se na tarde do dia 5 de janeiro desfiles coloridos, com carros alegóricos e com pessoas disfarçadas de reis magos. Este costume reúne milhares de famílias para ver Melchior, Gaspar e Baltazar acompanhados pela sua comitiva de pajens, em percursos repletos de fantasia, luz, música e dança. Ao longo do desfile é comum serem distribuídos doces às crianças em troca de um sorriso.

Missas e bênçãos

Sendo o Dia de Reis uma celebração de origem católica, é tradição celebrar missas em igrejas e catedrais um pouco por toda a Espanha, recordando a visita dos Reis Magos ao menino Jesus. Nas missas é comum abençoar crianças e mulheres grávidas como sinal de proteção.

Siga esse link para ver o vídeo com a receita do Roscón de Reys

2 Comentários »

  1. Muito bons os seus textos Augusto! Já li vários e sempre aprendo com eles. Você tem muita cultura. Bjs

    Curtir

    Comentário por Lilia — janeiro 6, 2019 @ 13:03 | Responder

    • Oi Lília. Obrigado. Feliz dia de Reis! 😘🙏

      Em dom, 6 de jan de 2019 13:03, A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — janeiro 6, 2019 @ 13:25 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

DISCUTINDO CONTEMPORANEIDADES

Escrito por PROF RAFAEL PORCARI, compartilhando sobre futebol, política, administração, educação, comportamento, sociedade, fotografia e religião.

Saia de viagem

Em frente, sempre.

Mulher Moderna

Fazendo de tudo um pouco.

Memórias de Tereza

Um blog de memórias, recordações e lembranças familiares

Blog da Reforma

Um dia esta reforma acaba!

%d blogueiros gostam disto: