A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

março 26, 2019

Perugia, a capital e o coração da Úmbria – paixão entre arte e chocolate!

Fundada pelos etruscos e rica em evidências da Idade Média e do Renascimento, Perugia é uma cidade sem igual. Em minhas últimas férias estive hospedado na cidade por nove dias inesquecíveis. Desde a hospedagem, reservada pelo Airbnb, em imóvel do Gabriele – em um apartamento localizado na Via dei Priori, em pleno centro histórico, tudo foi fantástico. Como também foi fantástica a recepção durante a chegada ao local por sua irmã Francesca e pelo cuidado que teve nos dias seguintes.

O centro histórico de Perugia contêm imponentes edifícios, igrejas e museus, e muitos recantos pitorescos a se descobrir, juntamente com as premissas de uma das suas tradições mais típicas: o chocolate.

Então, o que ver em Perugia e quais caminhos seguir em suas ruas e praças? Aqui está uma visão geral dos principais locais de interesse. Mas eu aconselho: perca-se por Perugia. Não tenha medo. Não irá se arrepender!

Muitos lugares para descobrir: a partir da Piazza Itália

Locais a visitar em Perugia não faltam: a cidade pode, em grande parte, ser descoberta a pé, e um bom ponto de partida poderia ser Piazza Itália, facilmente acessível por transportes públicos para quem chega da estação de trem, e também para estacionamento principal. Esse local tem vista para a histórica Rocca Paolina e Porta Marzia, que levam ao centro.


Rocca Paolina, a fortaleza dos pontífices.

Entre as coisas para ver em Perugia, logo que você chegar na Piazza Italia, a Rocca Paolina é certamente o ponto turístico mais importante. A antiga fortificação do século XVI foi construída pelo Papa Paulo III e até a Unificação da Itália representou o símbolo do poder, também militar, dos pontífices na Úmbria.

A arte etrusca nas muralhas do século XVI: Porta Marzia

Quando o arquiteto Antonio da Sangallo projetou a Rocca Paolina para o Papa, ele inseriu, dentro das muralhas, a antiga Porta Marzia, construída pelos etruscos no século III aC.  Ainda hoje, em suas paredes, você pode ver as decorações em estilo italiano-coríntios que testemunham o passado pré-romano da cidade.

Entre afrescos antigos e arte futurista: Palazzo della Penna

O museu cívico do Palazzo della Penna está localizado a poucos passos da Piazza Italia, ainda fora das muralhas etruscas do centro histórico, e é o lugar de importantes exposições e eventos que ocorrem em Perugia. O que ver lá dentro? Certamente os antigos afrescos do século XIX e a coleção de pinturas do pintor futurista da Úmbria – Gerardo Dottori.

O Moretti Caselli Studio: um laboratório que se tornou um museu

Perto da Piazza Italia também é possível visitar o laboratório do Studio Moretti Caselli, do século XIX, que em seus antigos edifícios neogóticos continua a produzir vitrais artísticos com habilidade e dedicação. A fábrica de vidro é tanto um laboratório quanto um museu, e mantém uma tradição familiar há séculos.

O que ver em Perugia? Quando você entrar na cidade velha…

Da Piazza Italia, você pode atravessar a linha de muralhas etruscas, continuando ao longo do Corso Vannucci, entrando na parte mais antiga de Perugia. Há muitos lugares de interesse porque é a parte mais importante e histórica do centro. Então vamos começar a descobrir a cidade velha!

Andando pelas ruas do centro: Corso Vannucci

Visitar Perugia sem atravessar a Corso Vannucci é impossível: é a rua principal do centro histórico, a mais bonita para caminhar e a mais recomendada se você quiser chegar à praça principal e à catedral. Recebeu esse nome por conta de Pietro Vannucci, conhecido como “il Perugino”, o artista que foi mestre de Raphael. É pouco ou quer mais?

A tradição histórica do chocolate em Perugia

Não faltam coisas para ver em Corso Vannucci, entre antigos palácios e museus, mas vale a pena fazer uma pausa nas históricas lojas de chocolate com vista para a rua – e na loja da marca Perugina para provar alguns dos produtos mais típicos da tradição local.

Um mergulho na vida da aristocracia, o Palazzo Baldeschi al Corso

Na Corso Vannucci, há também o museu do Palazzo Baldeschi, um edifício aristocrático que hoje abriga importantes coleções de arte. As abóbadas de afrescos do século XIX, majólica renascentista, pinturas, esculturas, vidros e marfins do século XVIII contam a história das famílias nobres que viviam na cidade.

No coração de Perugia: Piazza IV Novembre

Caminhando ao longo do corso Vannucci você chega ao coração do centro da cidade: a Piazza IV Novembre, o símbolo de Perugia. Lugares para visitar ali? Muitos, do Palazzo dei Priori, edifício dos museus mais importantes, ao Duomo. A Piazza IV Novembre é certamente a parte mais característica e pitoresca da cidade. E se você tiver a sorte de visitar Perugia em julho, poderá assistir às apresentações do Umbria Jazz, um dos mais importantes festivais de música italiana.

A Fontana Maggiore, uma obra-prima da Idade Média

A verdadeira protagonista da Piazza IV Novembre é a Fontana Maggiore, um dos símbolos de Perugia. Foi construída no século XIII pelos dois maiores mestres da escultura gótica na Itália, Nicola Pisano e seu filho Giovanni. Nos baixos relevos esculpidos pode-se admirar as alegorias dos meses do ano, os signos do zodíaco, cenas da Bíblia e da vida agrária medieval – todos símbolos da cultura feudal.

Palazzo dei Priori: símbolo da idade comunal

A Idade Média não era necessariamente uma idade das trevas e a capital da Úmbria testemunha isso com o seu Palazzo dei Priori, construído entre os séculos XIII e XV e um dos mais antigos e mais importantes exemplos de palácio público na Itália. O Grifo Perugino e o Leone Guelfo olham para a praça a partir do portal de entrada, perto do púlpito de onde eram lidos os documentos públicos.

Dentro dos quartos do edifício: a Sala dei Notari

O Palazzo dei Priori é certamente um lugar para visitar em Perugia, e não apenas para ser observado de fora. Entre seus salões ricamente decorados, o do Notari está entre os mais importantes, completamente afrescados com lendas, histórias bíblicas e com os brasões das famílias que estavam no poder e os capitães das pessoas que governaram a cidade no século XIV.

O Collegio del Cambio, decorado por Perugino e Raphael

A visita do Palazzo dei Priori não pode deixar de fora a bela câmara de audiências do Collegio del Cambio. O poder dos banqueiros de Perugia é testemunhado pelas maravilhosas abóbadas pintadas com afrescos por Pietro Vannucci, com a ajuda de seu aluno mais ilustre: Rafael.

A antiga tradição comercial: o Collegio della Mercanzia

Mais sóbrios que os do Collegio del Cambio, mas não menos fascinantes, os quartos do Collegio della Mercanzia abrigavam as corporações mercantis do Palazzo dei Priori. Suas abóbadas são inteiramente cobertas com decorações de madeira: uma verdadeira obra prima do final do período gótico.

Fascinado pela arte: a National Gallery of Umbria

Finalmente, o Palazzo dei Priori abriga as coleções da Galleria Nazionale dell’Umbria em um andar inteiro dedicado: obras primas artísticas do século XIII ao século XIX. Definitivamente, um dos lugares a se visitar em Perugia, se você é um amante de belas artes.

Um tesouro mantido na Catedral de San Lorenzo

A catedral de Perugia, dedicada a San Lorenzo, tem vista para a Piazza IV Novembre e a vizinha Piazza Danti. É uma majestosa catedral, com grandes e altos corredores, que guardam uma preciosa relíquia: o Sagrado Anel de Casamento da Virgem Maria. É uma pedra verde que é exposta aos fiéis apenas duas vezes por ano, em setembro e julho.

A cidade antiga emerge da medieval: o poço etrusco

O que ver em Perugia depois de visitar a catedral? A vizinha Piazza Danti oferece a oportunidade de descobrir um antigo testemunho da era etrusca – o Poço Etrusco: uma cisterna com 36 metros de profundidade que foi usada há mais de dois mil anos para coletar a água necessária para a cidade.

Palazzo Sorbello: os mais belos exemplos do século XVII

Ao lado do Poço Etrusco, a casa museu do Palazzo Sorbello é certamente uma obrigação. O rico palácio nobre contém pinturas, porcelanas, gravuras, manuscritos e, acima de tudo, uma coleção de tecidos bordados do século XVII. Um mergulho no século XVII e na vida da aristocracia da Úmbria.

A sede da justiça de Perugia: o Palazzo del Capitano del Popolo

A poucos passos da Piazza IV Novembre, você também pode chegar à Piazza Matteotti, onde fica o Palazzo del Capitano del Popolo. É um belo edifício medieval que abriga as autoridades da justiça desde o século XV. Ainda hoje é a sede do Ministério Público e do Tribunal de Recurso.

Em Perugia uma das primeiras universidades livres na Itália: a Universidade Velha

A fama da Universidade de Perugia é grande ainda hoje e o edifício histórico que hospedou o Studium Perusinum fica ao lado do Palazzo del Capitano del Popolo, na Piazza Matteotti.

Uma noite elegante no Teatro Morlacchi

Perugia é também uma cidade animada, cheia de iniciativas e shows. Os amantes do teatro não podem, portanto, perder as funções do Teatro Stabile dell’Umbria, que no palco denominado Francesco Morlacchi, traz todos os anos um rico programa de música e prosa.

Palazzo degli Oddi: uma residência que se tornou um museu

A partir da Via Vannucci você pode acessar facilmente a via dei Priori, onde também há outra importante residência histórica: o Palazzo degli Oddi. Dentro há um rico museu que lhe permite atravessar os antigos salões do século XVIII e descobrir a história de uma das famílias mais importantes de Perugia.

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

DISCUTINDO CONTEMPORANEIDADES

Escrito por PROF RAFAEL PORCARI, compartilhando sobre futebol, política, administração, educação, comportamento, sociedade, fotografia e religião.

Saia de viagem

Em frente, sempre.

Mulher Moderna

Fazendo de tudo um pouco.

Memórias de Tereza

Um blog de memórias, recordações e lembranças familiares

Blog da Reforma

Um dia esta reforma acaba!

%d blogueiros gostam disto: