A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

dezembro 25, 2018

Natal – de volta às tradições

Acabo de voltar do Mosteiro de São Bento, em São Paulo, onde fui assistir a missa solene de Natal, toda em canto gregoriano. Cerimônia linda e significativa. Estando em São Paulo, não deixe de assistir uma missa com canto gregoriano. Será uma experiência inesquecível.

Na Homilia de hoje, Dom Mathias Tolentino Braga, monge beneditino e Abade do Mosteiro de São Bento, falou do verdadeiro sentido do Natal, tão esquecido pela maioria das pessoas. Citou um Youtuber que tem milhões de seguidores, dizendo que o fulano desejou Feliz Natal aos seus seguidores e logo em seguida se desculpou, dizendo que deveria ter desejado Boas Festas, já que nem todos são cristãos. Citou também a falta de reportagens na imprensa escrita e falada sobre o verdadeiro sentido da data.

 Há dois anos passei o Natal em Lisboa, Portugal, e por lá via-se nas sacadas e janelas uma decoração de Natal diferente. Eram estandartes de pano. De um fundo grená emerge a imagem de um Menino Jesus barroco, de braços abertos. Para os cristãos, este é o verdadeiro símbolo do Natal e por isso pode ser lembrado e assinalado deste modo, nas janelas, varandas ou portas daqueles que acreditam.

O objetivo de pendurar o estandarte na janela é devolver o tradicional espírito de Natal cristão, em que a figura central é o Menino Jesus que, infelizmente, tem ficado relegado para segundo plano, abafado por figuras como o Papai Noel, as renas ou outras decorações natalinas.

Lá, fiquei sabendo que a ideia veio de Espanha onde esta prática começou há alguns anos. Não tive dúvida: comprei um estandarte e já é o segundo ano que ele adorna a janela do meu apartamento.

Feliz Natal para todos vocês, meus leitores. Um Natal com menos ostentação, ganância, consumismo e mais tolerância, amor, solidariedade!

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

DISCUTINDO CONTEMPORANEIDADES

Escrito por PROF RAFAEL PORCARI, compartilhando sobre futebol, política, administração, educação, comportamento, sociedade, fotografia e religião.

Saia de viagem

Em frente, sempre.

Mulher Moderna

Fazendo de tudo um pouco.

Memórias de Tereza

Um blog de memórias, recordações e lembranças familiares

Blog da Reforma

Um dia esta reforma acaba!

%d blogueiros gostam disto: