A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

junho 14, 2018

Os muros pintados de Lyon

Cada distrito de Lyon tem sua própria identidade que foi forjada ao longo de mais de dois mil anos de história. Quais mídias, melhor do que os afrescos pintados em paredes revelariam os grandes momentos da cidade, as realizações, as descobertas e a atmosfera?

São centenas de pinturas em muros de Lyon, sendo que os principais são: Le Fresque des Lyonnais (com personalidades mundialmente famosas que nasceram em Lyon, como o chef Paul Bocuse, além do escritor do livro “O Pequeno Príncipe” e os irmãos Lumière; o “Murs des Canuts” que retrata a vida de operários franceses em Lyon (é o maior da Europa e provavelmente o mais famoso); e o “La Biblioteque de la Cité”, que representa lindamente uma biblioteca e é bem realista. As pinturas são comuns pela cidade e vale a pena explorá-las!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Tais pinturas são parte integrante da paisagem urbana e tão reais que a gente custa a perceber que, na verdade, são pinturas. São muitas espalhadas por todos os cantos da cidade. Muita gente visita o local sem saber que eles existem e acaba não dando atenção a essas obras de arte tão típicas.

Já que tudo em excesso cansa (inclusive a belíssima arquitetura clássica francesa), a prefeitura – nada boba decidiu colorir a cidade para aumentar o turismo. Convenhamos – não é fácil competir com Paris! Um muro aqui, outro acolá, até que o Mur des Canuts foi pintado em 1987. São 1.200 m² de pura arte a céu aberto representando a vida dos canuts (operários que teciam a seda no século XIX). O mais impressionante? As janelas… Às vezes é difícil acreditar que são falsas… Dizem que até os pássaros se deixaram surpreender e bater na parede!

Outra pintura muito importante para a cidade é La fresque des Lyonnais, onde estão representadas 30 personalidades nascidas em Lyon que entraram para a história. Entre as mais conhecidas, estão os irmãos Auguste e Louis Lumière (inventores do cinema), o escritor Saint-Exupéry (autor do livro “O Pequeno Principe”) e o melhor chef cuisinier do mundo, falecido em 20 de janeiro último, o Paul Bocuse. Quanto mais alto o andar, mais antigos os personagens, por isso o Sr. Bocuse está no térreo.

Dica: existe um aplicativo oficial que mostra todas as pinturas nos muros e prédios de Lyon, chamado Les Murs Peints de Lyon. Vai ajudar bastante!

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: