A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

junho 6, 2018

Lyon – a cidade das luzes

Com a proteção Nossa Senhora de Fourvière, entre os rios Ródano e Saône, a poucas horas dos Alpes e do Mar Mediterrâneo, Lyon, também conhecida como a cidade das luzes ,convida para uma viagem pelos séculos de sua história e a descoberta de suas riquezas ao sabor dos passeios que oferece.

Testemunha de uma história tumultuada, de mais de 2.000 anos, orgulho da Renascença, basta mergulhar na Vieux Lyon (Velha Lyon) para sentir todas as inspirações multiculturais da cidade. Flanar, se perder nos traboules (passagens típicas entre os prédios) de Croix-Rousse e, por um momento, imaginar o ritmo alucinante dos artesãos de seda, os célebres Canuts (trabalhadores têxteis). Lembrar-se também das brincadeiras lendárias de Guignol e do delicioso aroma que escapa das marmitas das “mães de Lyon”. Esta é Lyon… Com seus bouchons, cervejarias e restaurantes estrelados, Lyon é a capital da gastronomia francesa e seus inúmeros chefes brilham no firmamento da grande cozinha. O Bocuse d’Or – em referência a Paul Bocuse, seu embaixador mais ilustre, falecido em janeiro de 2018 (um dia antes de minha chegada na cidade) – agora premia a experiência culinária do mundo inteiro.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Esta cativante cidade apresenta também muitas outras facetas, tão refinadas quanto excepcionais. As Bienais e os Festivais vão se sucedendo ao longo do ano: a dança contemporânea flerta com os shows de rock, enquanto as artes são expostas no Museu das Confluences. No verão, o lume das estrelas é parte integrante dos shows de rock Noites de Fourvière, e no inverno, a Festa das Luzes abraça a noite com seus movimentos de mil brilhos. Na Rive Gauche (margem esquerda), o espírito criativo é mais do que nunca expressado nas paredes dos imóveis, que se revestem de murais gigantes, ilustrando a história local passada e contemporânea. Cidade sede da Eurocopa 2016, vários jogos foram disputados em seu novíssimo Estádio das Luzes.

Lyon embriaga os sentidos. No cair da noite, um burburinho alegre envolve as ruas, o tim-tim das taças de Beaujolais a brindar ressoa: chegou a sacrossanta hora do aperitivo. Risos se espalham pelo ar, conversas ficam animadas, a sociabilidade se instala em cada mesa. Uma exaltação misturada a um estilo suave de viver, apreciado durante um passeio pelas margens acolhedoras do Ródano e do Saône, ou um piquenique no Parque da Tête d’Or.

Na praça Colbert, uma passagem discreta desperta a curiosidade. Intrigante, siga esse caminho que se abre em um pátio amplo. Mais à frente, um segundo pátio se esbarra em um prédio. De repente surge uma escada imensa de cimento, com seis andares! Proeza arquitetônica do século XIX, a escada da Cour des Voraces faz parte da traboule mais famosa do bairro da Croix-Rousse. Elas permitem passar de uma rua a outra, por baixo dos apartamentos.

A cidade conta com mais de 400, e mais da metade no Vieux-Lyon. Dentre elas, apenas cerca de 40 passagens são acessíveis aos pedestres. Pouco visíveis, algumas poderiam passar despercebidas. Fique de olho aberto para encontrá-las! Elas abrigam maravilhas arquitetônicas inesperadas: galerias (sacadas internas) à italiana, fachadas ricas em ornamentos, poços medievais… descubra a faceta insólita de Lyon.

As traboules do Renascimento

Construídas no fim do século XV e no início do século XVI , as traboules do Vieux-Lyon e da península estão quase todas posicionadas perpendicularmente ao rio Saône. Na época, elas se destinavam a facilitar o acesso à água dos moradores. Particularidades do patrimônio de Lyon, esses atalhos são testemunhas da história da cidade. No número 27 Quai Saint-Antoine, pegue uma dessas passagens secretas. Essa traboule típica do Renascimento revela belas associações de ogivas e prédios antigos com galerias (sacadas internas) de pedra.

No 16 rue du Boeuf, conheça a traboule da Tour Rose, que sozinha simboliza toda a história do Vieux-Lyon. Entrando por um magnífico pátio florido, você verá esse edifício onde Henrique IV se hospedou alguns dias em 1600, durante seu casamento com Maria de Médici. Discreta, a chamada “longa traboule” dá a impressão de explorar uma passagem secreta. Nessa artéria estreita com charme secreto, caminhe por entre sacadas do século XVII, antes de sair na altura do 54 rue Saint-Jean. A uma curta distância, no fundo de outra traboule sem saída, penetre no universo medieval da loja Mandragore e descubra acessórios e joias inspirados na arte renascentista.

Traboule de la Tour Rose
22 rue du Bœuf
69005 Lyon

Mandragore
52 rue Saint-Jean
69005 Lyon
+33 (0)4 72 41 99 16
www.boutique-mandragore.com

Nas ladeiras do bairro da Croix-Rousse, as traboules são bem mais recentes do que as do Vieux-Lyon. Construídas em 1820-1830 nos prédios dos canuts, permitiam que esses tecelões transportassem seus rolos de seda protegidos da chuva. Elas costumam esconder praças magníficas, como a dos Voraces.

Dê uma volta pelo 14 rue René Leynaud. Aperte o botãozinho no interfone para desvendar os segredos de uma passagem secreta. No fundo do corredor, descubra um pátio interno com paredes pintadas de rosa em estilo italiano. Um silêncio total reina nesse ambiente atemporal.

Continue seu passeio até a passagem Thiaffait. Duas escadas majestosas levam até essa rua de pedestres a céu aberto. Desde sua reforma nos anos 1990, ela recebe o Vilarejo dos Criadores. Vestimentas em algodão orgânico, coleção vintage, criações minimalistas… Com certeza você encontrará nessa concept-sore voltada para a moda e o design algum souvenir único.

Village des Créateurs du Passage Thiaffait
19 rue René Leynaud
69001 Lyon
+33 (0) 4 78 27 37 21
www.villagedescreateurs.com

Fonte de consultas: https://www.airfrance.com.br 

Anúncios

1 Comentário »

  1. Enviado do meu iPad

    >

    Curtir

    Comentário por Angela Maria Gomes — junho 6, 2018 @ 21:14 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: