A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

março 29, 2018

Ovos de Páscoa

Em muitos países é comum presentear com ovos na Páscoa. Esta tradição remonta a era antes de Cristo. E foram os pasteleiros franceses que nos finais do século XVIII introduziram os ovos feitos de chocolate que atualmente se tornaram mais populares do que os ovos de galinha pintados.

É comum, na Páscoa, pintar ovos cozidos com desenhos em países de tradição cristã. A tradição de oferecer ovos, de galinha, é muito, muito antiga e não é um costume citado na Bíblia e teria a sua origem em antigos rituais pagãos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Na Ucrânia, por exemplo, centenas de anos antes da era cristã já se trocavam ovos pintados com motivos de natureza para celebrar a chegada da Primavera. A tradição mantém-se e os ucranianos chamam essa forma de arte de pêssanka ou pissanka.

Outros povos como os chineses e alguns povos europeus também tinham por hábito dar ovos uns aos outros para comemorar a chegada da Primavera. Estas oferendas não eram para ser comidas.

A partir 325 D.C., quando os cristãos passam a festejar a Páscoa, que celebra a ressurreição de Jesus, os povos cristãos passam a oferecer ovos de galinha ou de codornas, por exemplo, pintados à mão com símbolos religiosos.

Centenas de anos mais tarde, já no séc. X, surgiu, na corte inglesa, o costume de oferecer ovos banhados em ouro.

Nos finais do século XIX a tradição de oferecer “ovos joias” ficou celebrizada pela família imperial russa com os Ovos Fabergé, feitos pelo famoso joalheiro russo Peter Carl Fabergé. Estas verdadeiras obras de arte são extremamente valiosas por serem feitas de prata, ouro e cobre e de pedras preciosas como rubis, diamantes, entre outros.

E foi só no século XVII que os pasteleiros franceses inventaram o ovo de chocolate, passando a rechear com chocolate os até então comuns ovos de galinha. Só a partir do final do século XIX, se massificaram os ovos feitos apenas de chocolate. A tradição permaneceu até hoje.

Como pintar um ovo de galinha em casa:

Para colorir os ovos da Páscoa primeiro deve atribuir-lhes uma cor uniforme. Para isso deve colocar os ovos dentro de uma panela com água e uma substância natural que liberte cor é o caso da beterraba, da casca de cebola, da cenoura e do morango. Há quem use a borra de café para pintar ovos, espinafre ou então corantes para comida.

Depois de ferver os ovos deixe esfriar e passe neles um pano embebido em óleo de cozinha para dar brilho.

Nas fotos desse post, a ideia foi a de esvaziar os ovos antes de pinta-los, fazendo cuidadosamente um furo numa das extremidades do ovo. Você pode usar uma seringa para injetar ar dentro do ovo, facilitando a saída do líquido no interior. Os ovos têm de ser muito bem lavados após este processo.

No caso das fotos aqui disponibilizadas, todos os ovos foram aproveitados, quebrando-se um pouco da casca para retirar seu conteúdo. Com eles ocos e limpos, pode pinta-los com diversos motivos.

Nesse caso não é preciso ferver os ovos juntamente com a substância corante. Ferva a água com a beterraba, por exemplo, à parte e depois coloque o ovo oco dentro de um copo com o líquido colorido até que o ovo pegue a cor.

Antes de colocar o ovo dentro do líquido corante pode enrole-o parcialmente em fita adesiva. Ou então faça figuras com a fita adesiva e cole os desenhos no ovo.

Assim depois de mergulhar o ovo dentro da substância colorida, deverá retirar a fita e surgirá um desenho no ovo.

Outra técnica é fazer desenhos com um lápis de cera e depois mergulhar os ovos dentro do corante. Ou pintá-los com anilina.

Depois de pintados, recheie os ovos com pastilhas de chocolate, amendoins ou gomas. Feito isso, lacre os ovos com forminhas de papel e cola (destas de acondicionar brigadeiro). Deixe secar e em seguida dê o acabamento.

Feliz e Santa Páscoa para você e sua família.

Leia também:

Lembranças de infância – a procissão do encontro

Fazendo arte na Páscoa! Ovos, por Ana Maria

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: