A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

janeiro 5, 2018

Banespa, Banespão, Edifício Altino Arantes: agora será o Farol Santander

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Edifício Altino Arantes, mais conhecido como Banespa ou Banespão, fechado desde 2015, será reaberto no final de janeiro de 2018 com outro nome – “Farol Santander”.

IMG_3877

Além do novo nome o prédio ganhará um farol e seus 35 andares deixarão de ter finalidades administrativas e se tornará um espaço cultural, segundo Sérgio Rial, presidente do Santander Brasil. O espaço terá diversos curadores culturais, cada um de olho em diferentes tipos de arte como visuais, música e dança. Terá ainda um museu que será dedicado à coleção de obras de arte que faz parte do acervo do banco. Só o Museu Banespa possui duas mil obras de artistas como: Di Cavalcanti, Cândido Portinari, Tomie Ohtake, etc.

Inaugurado há 70 anos, o edifício Altino Arantes já foi o prédio mais alto da capital paulista, com seus 161 metros, até a chegada do Mirante do Vale, em 1960, com 170 metros.

Inspirado no Empire State Bulding de Nova Iorque, o prédio foi sede do Banco do Estado de São Paulo até 2000, quando a instituição foi adquirida pelo Santander.

Dados sobre o edifício: exatos 161,22 metros, 35 andares, 14 elevadores, 900 degraus e 1.119 janelas. Foi inaugurado em junho de 1947 pelo governador da época, Adhemar de Barros. O nome oficial foi dado na década de 60 em homenagem ao primeiro presidente do Banespa, que também foi governador de São Paulo entre 1916 e 1920 – Altino Arantes Marques.

Em 2011 o prédio foi tombado pelo Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico, após um processo iniciado em 1997. Tal resolução preserva integralmente a fachada e o terraço do edifício, além de 05 pisos. Os móveis que contam a história da instituição financeira também foram tombados.

No subsolo fica o cofre do banco e este também foi preservado. A caixa forte do edifício mantém as características originais, com sua porta circular que pesa 16 toneladas e que contém 2.000 cofres de aluguel de diversos tamanhos.

Curioso para saber como o prédio ficará com o Centro Cultural instalado. Ontem passei em frente e disseram que a abertura ao público será no dia 26/01/17. Observei pelos vidros das portas que o térreo já está todo pronto e muito bonito por sinal.

Será que terá um farol com dois feixes de luz, de grande alcance, como os instalados no alto da Torre Eiffel, em Paris?

Serviço:

EndereçoRua João Brícola, 24 – Centro, São Paulo – SP, 01014-900
Andares36
Inauguração do edifício27 de junho de 1947
Anúncios

2 Comentários »

  1. Obrigado, agora sei onde ir na próxima vez que eu visitar São Paulo!

    Curtir

    Comentário por Thomas — janeiro 30, 2018 @ 18:06 | Responder

    • Olá meu amigo. Saímos de São Paulo antes da inauguração. Mas deve ser fantástico! Abraços

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — janeiro 31, 2018 @ 6:26 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: