O Edifício Altino Arantes, mais conhecido como Banespa ou Banespão, fechado desde 2015, será reaberto no final de janeiro de 2018 com outro nome – “Farol Santander”.
Além do novo nome o prédio ganhará um farol e seus 35 andares deixarão de ter finalidades administrativas e se tornará um espaço cultural, segundo Sérgio Rial, presidente do Santander Brasil. O espaço terá diversos curadores culturais, cada um de olho em diferentes tipos de arte como visuais, música e dança. Terá ainda um museu que será dedicado à coleção de obras de arte que faz parte do acervo do banco. Só o Museu Banespa possui duas mil obras de artistas como: Di Cavalcanti, Cândido Portinari, Tomie Ohtake, etc.
Inaugurado há 70 anos, o edifício Altino Arantes já foi o prédio mais alto da capital paulista, com seus 161 metros, até a chegada do Mirante do Vale, em 1960, com 170 metros.
Inspirado no Empire State Bulding de Nova Iorque, o prédio foi sede do Banco do Estado de São Paulo até 2000, quando a instituição foi adquirida pelo Santander.
Dados sobre o edifício: exatos 161,22 metros, 35 andares, 14 elevadores, 900 degraus e 1.119 janelas. Foi inaugurado em junho de 1947 pelo governador da época, Adhemar de Barros. O nome oficial foi dado na década de 60 em homenagem ao primeiro presidente do Banespa, que também foi governador de São Paulo entre 1916 e 1920 – Altino Arantes Marques.
Em 2011 o prédio foi tombado pelo Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico, após um processo iniciado em 1997. Tal resolução preserva integralmente a fachada e o terraço do edifício, além de 05 pisos. Os móveis que contam a história da instituição financeira também foram tombados.
No subsolo fica o cofre do banco e este também foi preservado. A caixa forte do edifício mantém as características originais, com sua porta circular que pesa 16 toneladas e que contém 2.000 cofres de aluguel de diversos tamanhos.
Curioso para saber como o prédio ficará com o Centro Cultural instalado. Ontem passei em frente e disseram que a abertura ao público será no dia 26/01/17. Observei pelos vidros das portas que o térreo já está todo pronto e muito bonito por sinal.
Será que terá um farol com dois feixes de luz, de grande alcance, como os instalados no alto da Torre Eiffel, em Paris?
Serviço:
Obrigado, agora sei onde ir na próxima vez que eu visitar São Paulo!
CurtirCurtir
Comentário por Thomas — janeiro 30, 2018 @ 18:06 |
Olá meu amigo. Saímos de São Paulo antes da inauguração. Mas deve ser fantástico! Abraços
CurtirCurtir
Comentário por Augusto Martini — janeiro 31, 2018 @ 6:26 |