A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

dezembro 17, 2017

Monumentos da Praça Ramos de Azevedo e Fonte dos Desejos foram restaurados

Depois de quase 100 anos de sua inauguração, o monumento a Carlos Gomes, e toda área de um dos espaços mais belos do centro, a Praça Ramos de Azevedo e Fonte dos Desejos – Glória, foram entregues no sábado.

A Praça Ramos de Azevedo, cartão postal da região central, foi entregue à população  o último sábado, dia 16 de dezembro, depois da revitalização de todos os seus monumentos que fazem homenagem ao compositor de ópera, Carlos Gomes, como também, a famosa “Fonte dos Desejos”.

A nova “Fonte dos Desejos – Glória” (1922): Escultura em bronze, do artista italiano Luigi Brizzolara (1868-1937), que foi inaugurado no ano do centenário da independência do Brasil. Tem destaque um conjunto de três impetuosos cavalos alados que arrastam a Glória do Brasil através dos oceanos. Em 1957, o prefeito Adhemar de Barros recebeu a escritora italiana Mercedes La Valle, que lhe entregou um frasco contendo água da Fontana di Trevi, de Roma. Durante cerimônia no Monumento a Carlos Gomes (localizado acima da fonte), o prefeito despejou a água na fonte, como num ato de batismo, dando-lhe o nome de “Fonte dos Desejos”.

A parceria entre a Prefeitura e empresários ligados à comunidade italiana, pelo Italia Per San Paolo (ITA Brasil), recuperou este importante conjunto de esculturas localizado no Vale do Anhangabaú, uma área total de 4,5 mil metros quadrados que foi completamente restaurada.

Cada monumento recebeu atenção especial durante a limpeza, com produtos específicos para cada material. Para remover as pichações foram usadas várias técnicas que não danificasse o aspecto da escultura, pois tudo foi feito para não tirar a originalidade da obra.

O sistema hidráulico da fonte e seu quadro de comando foram refeitos e o último instalado em local totalmente fechado para impedir furtos.

Toda a fiação na praça foi enterrada e os postes revitalizados para que a iluminação fosse melhorada e ampliada. Foi instalada uma câmera de alta definição, ligada ao sistema City Câmeras da Prefeitura, que vai gerar imagens em tempo real para a Central de Monitoramento da GCM. Aqui cabe um comentário: estive no local ontem, entre 19h30 e 20h00. No local havia uma viatura da GCM e um guarda a postos, do lado de fora. E dentro da fonte estava um morador de rua tomando banho. Assim que a fonte começou a funcionar ele, ainda dentro da água, se posicionou em frente aos cavalos e ali ficou. Muitas pessoas querendo fazer fotos. Tiveram que se contentar com ele em primeiro plano. E o guarda parado imóvel, ao lado da viatura.

Então, fica a questão: quantos dias a fonte e seu entorno conseguirão ficar sem pichação? Não quero ser pessimista, mas acredito que não ficará assim, linda, por muitos dias. Portanto, se quiser vê-la com todo o seu resplendor, vá nos próximos dias!

A tecnologia também estará presente nos monumentos. Cada um deles terá uma placa sobre a história daquela obra e do artista, e para se ter acesso a mais informações, será possível fotografar o QR Code da placa e conhecer ainda mais os monumentos, e assim, estimulando mais a interação com todo o patrimônio.

Outra novidade é que em horários pré-determinados, a praça terá música clássica como som ambiente, agregando ainda mais contexto às obras, e fazendo um convite à população para que ocupe mais a nova praça e se interesse pela história que ela carrega.

Texto adaptado de: http://spdagaroa.com.br

Mais sobre a Fonte dos desejos aqui no A Simplicidade das Coisas: Fontes dos Desejos  monumentos e fontes da cidade de São Paulo em estado de abandono.

 

Anúncios

2 Comentários »

  1. Oi augusto, espero encontra lo bem. Recibí a última noticia do seu blog, e notei que vc postou algo sobre a praça ramos de Azevedo….que coincidência. Me recordou os meus velhos tempos qdo eu era office boy onde todos os dias tinha que sair da Av. paulista com augusta e descer de ônibus para o centro para começar minha lo va caminhada no centro da cidade, foram 8 anos que passei trabalhando pela praça da se, praça ramos, viaduto do chá, edifício do Banespa, etc…
    Naquela época entre 1977 , 1985, eu morava no bairro do belenzinho, rua Catumbi com cacheira, e sai emmdirecao a celso Garcia pra pegar o trólebus para ir trabalhar na Sabesp. Nesse tempo fiquei no quartel do parque don Pedro, no 2 BG por uns meses trabalhando de graca e me dispensaram, terminei o 2 grau, fiz segurança e medicina do trabalho, e ainda seguia trabalhando no centro.
    Depois com a morte do meu tio, que me criou, minha tia tinha uma grande pensão e minha mãe trabalha pra ela, nessa época minha mãe tinha se caso pela 2 vez e tinha já 4 filhos, então fui acolhido com minha tia.
    Entrei na universidade pra estudar eng. mecânica, mas tive que abandonar, pq estava em processo de casamento, e nasceu minha Prim. Filha em 1985. Com a crise econômica forte nessa época, mesmo formado com seguranças do trabalho estava difícil, então prestei concurso para ir pra PM.
    Passei todos os exames , fui aprovado, e comecei a sonhar e esperar o Prim dia de dentro da academia, mas isso não foi concluído, meu dois amigos que estivemos juntos pra engrescar praticamente n gostaram da ideia. Decidir ir por essa carreira pq a familia por parte do meu tio, era militar, i da marinha, 2 do exército e outro tio da PM.
    Nessa época eu ajudava,o,clubes,de,escoteiros e desbravadores , onde corria por minha s veias o amor ao uniforme, crescido com o tio capitão aposentada da marinha, então fui criado nesse regime de respeito e moral, tb minha tia era enfermeira aposentada da antiga guarda civil, claro os dois revolveram-se juntar e puseram a pensão.
    Qdo foi em junho de 1988 sai de SP em direção a cidade de Toronto, hoje com 30 anos vivendo aqui na América, comecei a criar raizes.
    I Abs, e tenha e grande sucesso em sua vida.
    O,tópico me chamou atenção pq cresci na filha maria Zélia, e se vc fazer i Google, vai ver que o patrimônio da época era lindo, a história da vila tem i significado importante, que eu não sabia, foi outro,dia que descobri, então se parece as fotos que vc postou sobre a praça ramos…..

    Curtir

    Comentário por Edi — dezembro 19, 2017 @ 13:45 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: