A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

novembro 6, 2017

Respeito e compaixão pelos animais vira matéria nas escolas da Índia

“A grandeza de uma nação e seu progresso moral podem ser julgados pela maneira como seus animais são tratados”— Mahatma Gandhi

Os animais são parte do mundo natural, no entanto, ao longo da história, muitas vezes as pessoas trataram os animais mais como coisas do que como seres.

Desde a pouca idade, a natureza aflora em nós um encantador universo de descobertas e autoconhecimento. Na Índia, essa ideia é levada a sério e foi incluída na grade escolar de colégios de todo o país como atividade extracurricular. Por meio do projeto educacional Compassionate Citizen, as crianças aprendem a ter compaixão pelos animais, ampliando seu engajamento ambiental.

Compassionate-Citizen

Fonte: Hypeness

Direcionado para a garotada entre 8 e 12 anos, o programa é uma parceria entre as ONGs Animal Rahat e PETA, que atuam na defesa dos direitos dos animais.

O intuito é desenvolver nessas crianças e adolescentes atitudes de respeito, empatia, gentileza e não violência para com os outros seres vivos. “A maioria das crianças sente naturalmente preocupação e afeição pelos animais, mas elas absorvem o comportamento cruel da sociedade e gradualmente perdem sua compaixão. A falta de respeito por outras espécies pode se traduzir em insensibilidade e crueldade – inclusive para com outros seres humanos”, explica um comunicado oficial sobre o projeto.

Segundo ele, a educação humanizada dentro da escola serve justamente para não abrir essa porta para futuros atos de violência contra os animais e os seres humanos. Propondo que todos sejam tratados respeitosamente, a mensagem se espalha principalmente em comunidades mais remotas, onde por vezes os animais são utilizados como instrumento de trabalho pesado, fazendo com que os pequenos percam a noção de seus sentimentos e de sua importância no mundo.

O impacto de aulas do tipo gerou engajamentos significativos e que colaboram com a formação social dos envolvidos. Na vila de Sawali, por exemplo, os alunos e professores já fizeram até mesmo marchas pacíficas em prol dos animais, espalhando mensagens de amor por toda a comunidade e pedindo para que as pessoas evitem o uso do manja, uma corda de pipa bastante usada na Índia que fere e mata as aves.

O projeto já se espalhou por 21 mil escolas públicas e privadas, impactando o pensamento de 4,3 milhões de crianças e, consequentemente, resultando numa nova geração mais gentil e amorosa.

Como o projeto foi idealizado

Para os jovens de hoje, o desenvolvimento da empatia para com os animais pode ser um passo fundamental para rejeitar a violência contra todos os seres, inclusive humanos. É importante, portanto, que os alunos aprendam que os animais com quem compartilhamos este planeta são, em muitos aspectos, não tão diferentes de nós.

Após uma extensa pesquisa, consultores educacionais e professores determinaram que um bom momento para introduzir essa educação humanizada para os alunos é na faixa etária entre 8 e 12 anos. As crianças dessas idades têm potencial suficiente para entender por que a crueldade é moralmente errada.

O projeto Compassionate Citizen é apropriado para ser aplicado em estudos de artes da linguagem, ciência, estudos sociais e educação humana.

O programa consiste em um vídeo de 28 minutos com sugestão de temas para discussão, filmes sobre animais, desenhos animados e um pacote de textos. Inclui ainda um guia para professores, bem como atividades a serem desenvolvidas em classe e extra classe. Embora concebido para ser incluído no currículo mensal, o programa também pode ser usado por um período de tempo mais curto, incluindo uma oficina de um dia. Caso você tenha interesse em receber as atividades do programa clique aqui .

Os professores são encorajados a enviar comentários para a PETA, escrevendo para o e-mail info@compassionatecitizen.org criado com o intuito de avaliar o sucesso do programa.

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: