A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

julho 30, 2017

Parque do Carmo e a Festa das Cerejeiras

O Ipê amarelo é a árvore símbolo do Brasil. E a cerejeira é a árvore símbolo do Japão. Tal árvore é a marca dos descendentes da comunidade nipônica que vive na região de Itaquera. Todos os anos essa comunidade tem a tradição de realizar o “hanami”, de sentar sob as cerejeiras e contemplá-las durante um bom tempo, durante a Festa das Cerejeiras do Parque do Carmo.
O vento sopra as delicadas pétalas das flores fazendo com que elas se espalhem produzindo um belíssimo espetáculo da natureza, tal como acontece no Japão. A florada de Sakura dura apenas alguns dias e é a oportunidade de conferir os caminhos formados pelas flores em tons de rosa. E, também, assistir as apresentações e shows da cultura japonesa e saborear a deliciosa culinária japonesa.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

No próximo final de semana, dias 4, 5 e 6 de agosto de 2017, acontecerá a Festa das Cerejeiras que já é tradição na cidade de São Paulo e é organizada pela Federação Sakura e Ipê do Brasil.

Desde a década de 1970, todos os anos no mês de agosto, é celebrada uma festa para comemorar a florada das mais de 4.000 cerejeiras, que dura cerca de uma semana e que fazem parte do bosque das cerejeiras.

Os visitantes terão a chance de contemplar o lindo cenário que as flores de cerejeira proporcionam, ótimo para registrar lindas fotos e apreciar a delicadeza que a natureza nos oferece.

A festa tem origem no Japão do festival “Hanami Matsuri” que significa “contemplar as flores” onde a principal atividade é com certeza, o tradicional piquenique sob as árvores repletas de flores da cerejeira, para que seja feita a apreciação das mesmas. Para os japoneses esse festival também representa uma forma de tirar o dia para relaxar e saborear os pratos típicos do país.

No Parque do Carmo, não é diferente, todos os anos pessoas de várias localidades do estado de São Paulo e até de fora do estado veem apreciar as flores, sentando sob as árvores relaxando e fazendo piquenique ou caminhando pelo bosque.

Além disso, o parque conta com diversas apresentações e shows da Cultura Japonesa gratuitos e também com várias opções de culinária típica japonesa pagos a parte; para quem se interessar pelas flores, a organização do evento também vende mudas das árvores de vários tamanhos e valores.

A festa possui estacionamento dentro do próprio Parque do Carmo (é bom chegar cedo aos finais de semana – pois sempre lota) e transporte público do metrô Itaquera até os portões de entrada do parque.

Sempre ouvi dizer que nos três dias da festa o trânsito fica complicado nas proximidades do parque. Então, ontem liguei para a administração e perguntei se as cerejeiras estavam floridas. Com a resposta positiva da simpática atendente, aproveitei, fui, cheguei tranquilamente utilizando metrô e ônibus e registrei as fotos desse post! Vale muito a pena! Não conhecia o Parque do Carmo. É lindo.

Serviço
39ª Festa das Cerejeiras
Entrada franca
Quando? 4,5 e 6 de agosto de 2017
Sexta: 12h às 17h
Sábado e domingo: 9h às 17h
Onde? Parque do Carmo, zona leste de São Paulo
Endereço: Av. Osvaldo Pucci, s/nº, – Itaquera
Página do Evento

A Festa das Cerejeiras é organizada pela Federação Sakura e Ipê do Brasil

Saiba mais clicando aqui

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: