A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

abril 6, 2017

Conheça o jogo de tabuleiro do Pnef e a equipe da Defis por trás de sua criação

“Caminhando com a Cidadania” tem o intuito de transmitir os conceitos básicos de educação fiscal e estimular o exercício da cidadania de forma lúdica e divertida!

Junte uma cidade fictícia a cédulas de dinheiro fictícias. Adicione situações corriqueiras da vida real e conceitos de cidadania e educação fiscal. Eis o jogo de tabuleiro “Caminhando com a Cidadania”.

Tabuleiro

Iniciativa pioneira da Delegacia de Fiscalização – Defis da 8ª Região Fiscal, o jogo é destinado a crianças e jovens de 10 a 17 anos. Contudo, é diversão garantida para a família inteira – crianças com 6 anos ou mais conseguem jogar acompanhadas de um adulto.

Apresentado ao público externo pela primeira vez na Bienal do Livro de São Paulo, em agosto, o jogo foi muito bem recebido e despertou o interesse de aquisição não só em educadores, mas também em jovens de todas as idades.

Manual jogo Caminhando com a Cidadania

Inspirado em jogos de grande sucesso no mercado, como “Jogo da Vida” e “Monopoly”, “Caminhando com a Cidadania” envolve sorte e estratégia e pode ser jogado por 2 a 5 participantes. Se o objetivo do jogo é divertir e ensinar, o objetivo do jogador é, como não poderia deixar de ser, ganhar. “Ganhando ou perdendo, pagando o imposto no jogo ou sonegando, os jogadores aprendem sobre o parasitismo do sonegador e as consequências que seus atos podem ter para a sociedade como um todo. Aprendem a ser bons cidadãos”, explica a equipe que criou o jogo.

Como funciona o jogo
O objetivo do jogo é acumular dinheiro. No início de cada rodada, cada um dos jogadores recebe $ 1.000 e decide se vai pagar o imposto devido de $ 300 ou se vai sonegá-lo, definindo assim o valor líquido do seu salário. A proporção entre pagadores e sonegadores de impostos define o funcionamento do tabuleiro naquela rodada: se metade ou mais sonegar, as casas de serviços de saúde, educação, segurança e transportes têm consequências ruins (como atraso nas aulas do filho, que deixa o jogador parado por uma rodada para tomar conta dele); se mais que a metade pagar, consequências boas (como avançar três casas em função das novas faixas preferenciais de ônibus).

jogo2

Na sua vez, o jogador lança o dado, anda o número de casas correspondente e recebe a consequência da casa em que cair. Ele também retira uma carta de um dos dois baralhos disponíveis: Baralho Azul, para quem pagou o imposto naquela rodada, e Baralho Vermelho, para quem não pagou. Essas cartas também têm impacto financeiro para o jogador: podem levá-lo à malha fiscal e ao pagamento do imposto sonegado com multa, ou ao recebimento de restituição de parte do valor recolhido, por exemplo.

O jogo acaba quando o primeiro jogador chega à última das casas do tabuleiro. Esse jogador recebe uma bonificação em dinheiro. Todos devem usar suas cartas de restituição e contabilizar o dinheiro conquistado. Quem obtiver a maior quantia vence o jogo.

Conheça a equipe
O desenvolvimento do jogo “Caminhando com a Cidadania” exigiu um trabalho intenso iniciado em janeiro deste ano. Além dos representantes do Programa Nacional de Educação Fiscal – Pnef da Defis, Enia Briquet e Alcides Rodrigues Cintra, esteve na linha de frente de criação do jogo uma equipe de jovens e talentosos estagiários: Daniel Parri, Isabela Corrêa, Lucas Patrick e Murilo Beraldo.

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2 Comentários »

  1. Olá! Sou um dos criadores do jogo.

    Fizemos este jogo ao longo do ano de 2014 e o apresentamos pela primeira vez na Bienal do Livro daquele mesmo ano.

    Agradeço muito pela matéria e fico feliz que, depois de quase 3 anos, ele ainda é utilizado e jogado por muitos!

    Abraço!

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    Comentário por Murilo Beraldo — junho 8, 2017 @ 14:29 | Responder

    • Oi Murilo.
      Vamos manter contato. Nós, aqui da FAZESP, estamos programando um concurso para estudantes da rede estadual, onde terão que desenvolver um jogo de tabuleiro. Em nossas reuniões falamos de vocês, os estagiários que criaram o jogo e pensamos em gravar um vídeo curto com vocês para estimular a participação dos alunos.
      Abraços e agradeço a visita ao blog!
      Augusto Martini

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      Comentário por Augusto Martini — junho 8, 2017 @ 14:38 | Responder


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