Quando falamos em Paris, logo vem em mente na nossa mente Torre Eiffel, em Dubai, o prédio Burj Khalifa e aqui no Brasil o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.
Mas, ao falar em Barcelona, Espanha, a primeira imagem que vem em mente é o Templo Expiatório da Sagrada Família, ou somente Catedral da Sagrada Família. Ela é o símbolo da cidade.
Projetada inicialmente por Francisco de Paulo Del Villar, rapidamente a construção da magnífica estrutura passou para as mãos de um dos arquitetos mais reconhecidos e renomados do mundo, Antonio Gaudí, que a tocou até 1926, ano de sua morte. Frequentemente ele pedia que o trabalho fosse modificado e ajustado até que ficasse exatamente do jeito que queria. Porém, hoje, por conta da natureza dos desenhos existentes, seu trabalho está parcialmente aberto a interpretações. A interpretação dos desenhos por arquitetos atuais é bem desafiador porque as pedras da construção atual possuem um formato irregular.
O prédio ainda está sendo construído, então, ao visitá-lo, esteja pronto para ver muito trabalho sendo feito ali, ao vivo. E não deixe de conhecer o museu, dentro do prédio, no subsolo.
Independentemente de toda controvérsia ao redor da Sagrada Família (novos materiais de construção têm sido usados, os quais muitos acreditam que Gaudí não teria usado), é algo realmente magnífico e uma visita obrigatória quando você estiver em Barcelona.
Gaudi trabalhou exaustiva e exclusivamente no projeto até os seus últimos anos de vida. A complexidade da obra é surreal: incríveis detalhes compõem a impressionante fachada da Natividade e os cantos mais obscuros de sua galeria transversal. Uma engenharia impressionante está presente no portão da Paixão, nas colunas e nas gigantescas torres dos apóstolos. A simbologia desses elementos é a mais expressiva manifestação do gênio de Gaudí e seu amor pela natureza, além de estar totalmente em sintonia com a identidade cultural catalã. Nas portas, detalhes de pares de insetos, cuidadosamente alocados. E uma curiosidade – em um dos cantos inferiores de uma das portas há um escorpião solitário. Dizem que Gaudí detestava esse inseto, o qual apareceu sorrateiramente em sua mesa de trabalho. Matou-o. E que por isso colocou apenas um em sua obra.
A sensação que se tem ao entrar nesse Templo pela primeira vez é indescritível. Senti arrepios pelo corpo e fui tomado pela emoção.
Sua construção teve início no dia 19 de março de 1882 e até hoje, 135 anos depois, sua finalização ainda é incerta. Porém, as perspectivas são boas. Previsões recentes apontam para o término das obras no final do ano de 2026, mas isso depende muito das doações recebidas e dos inúmeros e constantes estudos para manter a obra a mais fiel possível ao trabalho de Gaudí.
Ao visitar o tempo é interessante observar o contraste na cor das pedras da frente e de trás do prédio. Também, o estilo de construção atual parece um pouco diferente nas partes novas e antigas do prédio.
Veja, abaixo, um vídeo em três dimensões que mostra como a Catedral ficará:
Curiosidades:
- A igreja começou a ser construída em 1882. Gaudí só assumiu a obra em 1883, com 31 anos.
- Gaudí começou a construção pelo lado do nascimento. Segundo ele mesmo disse: se começasse pelo lado da Paixão as pessoas iam odiar a igreja. Porque queria que o lado da Paixão refletisse toda a dor e sofrimento de Jesus.
- Quando a igreja estiver pronta terá 170 metros de altura, 18 torres e será a igreja mais alta do mundo. Uma torre dedicada a Jesus, uma a Maria, 12 aos apóstolos e 4 aos evangelistas. A mais alta será a de Jesus.
- Gaudí está enterrado na cripta da igreja.
- A construção da igreja é totalmente financiada com as entradas dos visitantes e doações.
- Gaudí morou os último 15 anos da sua vida na igreja. Junto ao seu escritório possuía uma cama que fazia às vezes de quarto.
- A fachada da Paixão começou a ser construída nos anos 1950. Ela tem esculturas do escultor catalão Subirach. Suas obras causaram bastante burburinho, pois diziam que destoava das esculturas de Gaudí no lado do nascimento.
- Apenas a cripta e a fachada do nascimento foram declaradas patrimônio da humanidade pela UNESCO em 2005.
- Em 1936, durante a Guerra Civil Espanhola, a igreja foi atacada e sofreu um grande incêndio que destruiu documentos e os planos de Gaudí e provocou danos na maquete da igreja deixada por ele. Por causa disto, atualmente, a igreja é construída mais inspirada na obra de Gaudí do que nos planos que ele desenvolveu.
- Diferente de outras igrejas, toda a história da vida de jesus está na fachada da Sagrada Família. Dentro só tem 4 esculturas: Jesus, Maria, José e um São Jorge.
- Tem duas esculturas que representam a figura de Gaudí. Uma está no lado da Natividade e outra no lado da Paixão.
Endereço: La Sagrada Familia
Carrer Mallorca, 401
08013 Barcelona, España.
Horário de funcionamento:
Novembro – Fevereiro: 09:00 – 18:00
Março: 09:00 – 19:00
Abril – Setembro: 09:00 – 20:00
Outubro: 09:00 – 19:00
25 e 26 Dezembro, 01 e 06 Janeiro: 09:00 – 14:00
Acesso para Deficientes: Sim
Como chegar a La Sagrada Família
Metrô: Sagrada Familia (Linha Azul, L5) e (Linha Roxa, L2)
Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!