A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

março 19, 2017

Convento e Santuário de São Francisco de Assis, em São Paulo

Em alguns domingos, costumo frequentar a missa no Convento e Santuário de São Francisco de Assis, que fica no centro de São Paulo. É uma missa linda e leve, lindamente celebrada, com música tocada e cantada ao violão por um rapaz de uma linda voz e que ao final sempre acaba com a apresentação de uma música tocada na gaita por um dos freis. É uma dessas cerimônias que a gente sai leve e feliz.

A igreja fica no Largo de São Francisco. “Largo” significa qualquer área urbana mais espaçosa do que as ruas que intercepta. Um desses espaços no centro da capital, é o Largo São Francisco, que abriga alguns marcos da história paulistana e é considerado o principal conjunto de arquitetura barroca da cidade. Nele estão instaladas a Faculdade de Direito da USP, a Igreja São Francisco de Assis e a Igreja Chagas do Seráfico Pai São Francisco. O local também é tido como o marco zero de uma das mais importantes avenidas de São Paulo, a Brigadeiro Luís Antônio.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A Igreja de Ordem Primeira, ou simplesmente Igreja São Francisco de Assis, começou a ser construída em 1642. Inaugurada em 1647, ela foi construída em taipa de pilão e suas paredes têm 1,5 metros de espessura. Reformas no século XVIII dotaram características barrocas até que, em 1884, a fachada foi modificada e a entrada central foi aberta. Seu interior é simples, mas conta a história dos padres franciscanos em imagens, inclusive algumas portuguesas de grande valor como a de São Francisco, considerada a mais bela de um convento franciscano no país. Também é possível admirar pinturas da Virgem e de São Benedito.

O Convento de São Francisco, que fazia parte do complexo, abrigou a Faculdade de Direito da USP a partir de 1827. Em 1930 o prédio foi demolido e deu lugar a um projeto maior, em estilo neo-colonial, concluído em 1934. Também conhecida como Faculdade de Direito do Largo São Francisco é a mais antiga do Brasil e uma das melhores na sua área de atuação. Conta com uma biblioteca aberta ao público com cerca de 300 mil títulos, muitos de autoria de ex-alunos ilustres como Rui Barbosa, Castro Alves, Monteiro Lobato e Álvares de Azevedo.

Originalmente uma capela construída em 1676, a Igreja Chagas do Seráfico Pai São Francisco foi concluída em 1787, após extensa ampliação. Hoje, após tombamento como patrimônio histórico em 1982, contém em seu acervo bustos de terracota do século XVII, estátuas de santos e documentos do século XVIII, castiçais banhados em ouro e pinturas em tela e nos forros. Seus altares, folheados a ouro, e suas estátuas exibem três fases do estilo barroco – a clássica, a primitiva e a posterior. Destaque para as pinturas de José Patrício da Silva Manso que mostram passagens da vida de São Francisco.

Um pouco mais da história do local

No dia 05 de janeiro de 1640, chegam a São Paulo os 7 frades fundadores do Convento São Francisco (ermida Santo Antônio do Largo Patriarca). Em 24 de dezembro de 1642 foi feita a doação, aos frades, do terreno onde hoje é o Largo São Francisco. No dia 17 de setembro de 1647, inauguração do Convento São Francisco.

Em 1757 foi feita a doação de mais terrenos anexos. Em 1744 realizou-se grande reforma do Convento, tornando características atuais.

Em 1788 inaugurou-se a Capela da ordem Franciscana Secular ao lado do convento.

Em janeiro de 1828, houve a abertura do Curso Jurídico, na Sacristia do convento; início da atual faculdade de Direito São Francisco. Desde 3/12/1828, o governo gozou do uso do Convento todo para a Faculdade. Em 1940 a propriedade do terreno da Faculdade passa à Nação.

No final do século 19 um incêndio destruiu parte do Convento e a Capela-Mor com a consequente reforma.

Em 1941 foi construído, nos fundos, um prédio de seis andares, o qual se torna a sede do Provincialado até janeiro de 2004.

Em 1997, Dom Paulo Evaristo Arns decretou a Paróquia e Convento São Francisco também como Santuário de São Francisco.

Fontes:

http://www.arquisp.org.br

http://www.cidadedesaopaulo.com

Saiba mais clicando aqui

Serviço

Igreja e Convento
End.: Largo São Francisco, 133
Horário: diariamente, das 7h30 às 20h
Entrada franca
Tel. 3106-0081
Próximo ao Metrô Sé

 

 

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: