A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

fevereiro 17, 2017

Amor é Tudo que Você Precisa

Ontem à noite assisti um daqueles filmes leves, gostosos e com uma boa mensagem: O Amor é Tudo que Você Precisa – titulo original Den skaldede frisør da diretora dinamarquesa Susanne Bier. Fiquei encantado, fascinado, apaixonado, desde as primeiras sequências e permaneci assim até o final do filme.

O Amor é Tudo que Você Precisa é uma comédia romântica com uma pontinha no drama. Há problemas, imprevistos, desencontros e no final tudo acaba bem. Previsível assim.

Os cartazes do filme mostram um casal quase se beijando. Ele é Pierce Brosnan – a mulher, uma loura de cabelos longos, que nós, brasileiros, não conhecemos, mas o fato é que os cartazes mostram o que o filme não esconde e que demora muito a mostrar.

Resultado de imagem para Amor é tudo o que você precisa

Pierce Brosnan é um empresário bem sucedido e travado emocionalmente. Ida (interpretada por Trine Dyrholm, uma atriz dinamarquesa de beleza forte e nada convencional), aparece logo de cara na tela diante de sua médica. A quimioterapia terminou, informa a doutora; com mais alguns exames, ela poderá ser declarada livre do câncer que acometeu sua mama. A médica sugere que Ida faça então uma cirurgia de reconstrução do seio que foi retirado. Ida diz que não é necessário; o marido fica feliz, desde que ela continue fazendo o doce de que ele gosta – a torta de limão.

Ida é uma mulher muito forte, firme, pra cima, guerreira, enfrentadora de adversidades. Seu marido é um pequeno empresário. Vivem como qualquer casal de classe média. Ela trabalha como cabeleireira.

Philip (Pierce Brosnan) é um executivo bem sucedido e muito rico. Tem uma grande empresa que exporta frutas e vegetais para diversos países. Perdeu a mulher muito cedo e desde então se dedicou apenas ao trabalho. Optou por se fechar ao mundo e jurou para si mesmo que não voltaria a ter qualquer envolvimento emocional.

O filme mostra cenas de Ida e Philip em Copenhagen, entremeadas com as imagens de uma beleza descomunal do sul da Itália. Por ali estão os noivos Patrick (Sebastian Jessen) e Astrid (Molly Blixt Egelind). Vão se casar daí a alguns dias. Chegam para ocupar a belíssima villa do pai do noivo, abandonada fazia muitos anos.

Metem-se à tarefa de melhorar a villa abandonada: pintam as paredes, lavam tudo. Patrick tem dois bons amigos italianos, que vão ajuda-lo em todas as tarefas. Como vocês já podem prever Patrick é filho do milionário Philip, e Astrid é filha da cabeleireira Ida.

Ida é uma mulher que talvez tenha vencido o câncer – faltam outros exames para comprovar isso. E que, ao chegar a casa dá de cara com o marido as vias de fato com a contadora da empresa dele.

Resultado de imagem para Amor é tudo o que você precisa

E é claro que durante o filme haverá um encontro entre Ida e Philip. E também verá que a relação dos noivos, Patrik e Astrid, não é tão bela como parece, mostrando que na vida há muita coisa previsível, e que ela pode ser bem complicada e dolorosa. O bom humor está presente até na trilha sonora e em cenas impagáveis.

Den skaldede frisor, o título original do filme em dinamarquês, é algo como “a cabeleireira careca”. Ida perdeu todo o cabelo com a quimioterapia, e os longos cabelos louros com que a vemos são uma peruca.

Bem, o filme é lindo, a protagonista Ida é forte, confiante, guerreira. De dramático, ao final do filme, não sobra nada, mas sim uma bela lição de vida. Assista ao filme e veja porque fiquei tão encantado com ele.

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: