A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

janeiro 29, 2017

Sintra – onde a nobreza e a elite de Portugal se encontram

Sintra tem clima ligeiramente mais fresco e por isso atraiu a nobreza e elite de Portugal, que construiu por lá palácios requintados, residências extravagantes e jardins decorativos. A variedade de edifícios históricos fascinantes e as belíssimas paisagens estabeleceram Sintra como um dos melhores destinos turísticos, assim como a viagem complementar mais popular a partir de Lisboa. Eu fiz um bate e volta de um dia e valeu a pena. Mas se você tiver dois dias disponível e puder dormir por lá, não pense duas vezes e aproveite.

Para uma cidade relativamente pequena, existe um número vasto de monumentos históricos e atrações turísticas interessantes. Contidos no interior de Sintra existem mais do que 10 monumentos nacionais, incluindo palácios opulentos, ruínas antigas e habitações decorativas. Estas atrações encontram-se espalhadas pelas colinas da região e muitas delas é um desafio para quem gosta de caminhar.

Este slideshow necessita de JavaScript.

No centro histórico existem belas ruas de paralelepípedos, com lojas e cafés tradicionais, tudo em redor do Palácio Nacional em estilo gótico.

Sintra proporciona uma viagem agradável de um dia a partir de Lisboa e eu recomendo uma visita ao Palácio Nacional, ao Castelo dos Mouros e ao Palácio da Pena. Existe um serviço econômico e regular de trens que liga Lisboa a Sintra.

O Palácio Nacional, de estilo gótico, foi utilizado extensivamente pela nobreza portuguesa entre os séculos XV e XIX e testemunhou o crescimento do país. As características exteriores mais distintas do palácio são duas chaminés enormes que se estendem desde a cozinha, enquanto no interior os quartos refletem a extensa história do palácio.

O Castelo dos Mouros ergue-se sobre Sintra e é um antigo castelo em ruínas, que data da era dos Mouros (séculos VIII a XII). O castelo foi parcialmente restaurado no século XIX, para se tornar num elemento central da área do Palácio da Pena. Das muralhas do castelo é possível observar paisagens fantásticas sobre Sintra e a região circundante.    

O colorido Palácio da Pena é o monumento de destaque em Sintra. O palácio pintado com cores vivas situa-se num dos pontos mais altos de Sintra, rodeado por pinheiros. O interior do palácio foi conservado para retratar como seria em 1910, quando a nobreza portuguesa ali se refugiou devido à revolução.

Existem atrações suficientes na região de Sintra para preencher completamente um segundo dia de turismo. Se assim for, visite a Quinta da Regaleira, o Palácio de Seteais e o Palácio de Monserrate.

A Quinta da Regaleira é uma mansão decorativa, mas a atração provém dos jardins elaborados. Estes jardins carregam um simbolismo místico e características secretas, incluindo túneis, torres góticas e paredes de pedra fortificadas.

O Palácio de Seteais é um belíssimo palácio neoclássico que respeita o estilo da arquitetura romântica, encontrada ao longo de toda a vila de Sintra. O local foi convertido num hotel luxuoso, mas os jardins e terraço permanecem abertos ao público.

O estilo do Palácio de Monserrate foi extremamente influenciado pelos designs norte-africanos e indianos, construído por três notáveis britânicos, seus proprietários, que utilizavam a propriedade como retiro de verão. A casa possui maravilhosos detalhes esculpidos e a sua altitude providencia maravilhosas paisagens dos jardins, sempre bem cuidados.

Todos estes três pontos de interesse se situam na zona oeste de Sintra. Outros pontos de interesse incluem o austero Convento dos Capuchos e imensas trilhas que podem ser feitas a pé até às colinas da Serra de Sintra.

O belíssimo Palácio da Pena é a melhor atração em Sintra. Este palácio do século XIX foi criado por um rei que era absolutamente apaixonado pelas artes e que pretendia que o seu retiro real refletisse a aparência de uma ópera. O exterior foi pintado com cores vivas, com torres e estátuas de criaturas mitológicas.

O interior do palácio é igualmente fascinante, uma vez que foi restaurado para retratar como seria em 1910, quando a nobreza portuguesa se exilou devido à queda da monarquia. A Rainha Amélia passou a sua última noite em Portugal no Palácio da Pena, antes de se retirar em exílio

Não deixe de apreciar a paisagem a partir do miradouro da Cruz Alta, situado nos terrenos do Palácio da Pena. A partir deste ponto elevado você conseguirá observar paisagens fantásticas do Palácio da Pena, que se ergue acima das florestas verdejantes. O miradouro situa-se no Sul, acessível através de uma caminhada de aproximadamente 20 minutos desde o palácio, atravessando a floresta repleta com flora não nativa de Portugal.

Fiz a viagem de maneira bem econômica. Existe um serviço ferroviário regular até Sintra, partindo da estação ferroviária do Rossio no centro de Lisboa. A viagem de trem tem uma duração de cerca de 40 minutos, uma vez que é um serviço regional mais lento, mas o bilhete de ida e volta tem um custo de apenas €4.30. O serviço ferroviário inicia-se pela manhã e continua operando até à noite, normalmente com 3 desembarques por hora.

Existe um serviço de carros turísticos que liga a estação ferroviária até à vila histórica, posteriormente subindo as colinas até ao Castelo dos Mouros e Palácio da Pena, caso você não queira encarar a caminhada.

Anúncios

2 Comentários »

  1. Que bom, gostei muito de suas informaçoes, estive em Sintra e infelizmente so visitei o Palácio da Pena….preciso voltar !

    Curtir

    Comentário por Angela Maria Gomes — janeiro 30, 2017 @ 16:28 | Resposta

    • Oi Angela Maria. Agradeço sua visita ao blog. Abraços.

      Em 30 de janeiro de 2017 16:28, A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — janeiro 30, 2017 @ 17:10 | Resposta


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: