A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

janeiro 22, 2017

São Paulo e o descaso com sua História, ou, como educar uma população…

Moro no centro de São Paulo e a cada dia que passa fico assustado com a situação de abandono que se encontra a cidade e a maioria de seus monumentos históricos. Hoje gostaria de falar sobre dois deles A Fonte Monumental, da Praça Júlio de Mesquita e a Fonte dos Desejos, no Vale do Anhangabaú.

A Fonte Monumental, da Praça Júlio de Mesquita, foi restaurada há alguns anos e já esteve em estado de abandono novamente até uns dias atrás. Vidros quebrados foram substituídos, mas moradores de rua, alguns vândalos que moram nos arredores chutam bola em seus vidros e já presenciei algumas pessoas invadindo a área cercada. Cada vez mais acho que é a população que precisa de conserto e não a cidade. Como dizia minha avó – povo sem educação tem a aquilo que merece.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A Fonte Monumental é apenas mais um dos vários monumentos paulistanos que estão abandonados à própria sorte por toda a cidade. E, segundo o jornal O Estado de S.Paulo, seu restauro custou cerca de R$430 mil reais!

E ela, inaugurada em 1927, está mais uma vez funcionando, mas, pelo que percebo logo entrará novamente em processo de deterioração. 

Construída em 1923 durante o governo de Washington Luis, na antiga Praça Victória (atual Praça Júlio de Mesquita), a obra Fonte Monumental de autoria de Nicolina Vaz do Couto (1874-1941), artista da região de Campinas, possui sobre suas duas grandes bacias de mármore, a figura de um pescador sendo seduzido por sereias. A fonte era ornamentada com 12 lagostas gigantes e 4 mascaras feitas em bronze nas oficinas do Liceu de Artes e Ofícios de S.Paulo (Roque de Mingo). Foram roubadas com o passar do tempo e reconstituídas durante a restauração.

Conheça a história da Fonte Monumental clicando aqui, em post do blog São Paulo Antiga.

Mas, a Fonte Monumental é apenas mais um dos vários monumentos paulistanos que acabam sendo abandonados à própria sorte. Basta dar uma caminhada por toda a cidade com olhar observador. Vou todos os dias para o trabalho caminhando e passo por inúmeras obras de arte da cidade e diversas atrações turísticas históricas  e a grande maioria está em péssimo estado de conservação.

Outro exemplo disso é o Theatro Municipal. Em 2011 a Prefeitura de São Paulo entregou à cidade o teatro completamente restaurado. Foram aproximadamente 3 anos de obras e cerca de R$26 milhões de reais gastos para deixá-lo como novo. No entanto, ele e o seu entorno, que é um dos principais cartões postais da capital paulista está completamente abandonado. Tão lindo, e tão mal cuidado. Agora suas escadarias externas estão sendo tomadas por pessoas que fazem de um tudo ali, menos cultura. O cheiro de urina e fezes durante as manhãs é insuportável.

Na área do Vale do Anhangabaú, são encontradas as esculturas de Luigi Brizzolara que compõem a Fonte dos Desejos, conjunto escultórico composto de uma fonte inspirada na Fonte dos Desejos de Roma, o Monumento a Carlos Gomes  (até a escultura de Carlos Gomes está toda pichada) e ainda 12 outras esculturas feitas em mármore, bronze e granito que representam a vasta obra de Carlos Gomes. A fonte é certamente um dos monumentos mais lindos que a cidade possui.

Mas é muito triste constatar que todas as partes do monumento têm problemas. Ou estão faltando pedaços, geralmente roubados, ou estão sujas, quebradas ou pichadas. Mesmo estando há pouco mais de 200 metros da Prefeitura Municipal não há nenhum cuidado visível em manter o local em condições mínimas de uma visitação decente para os turistas. Fiz reclamações no site da Prefeitura. Várias. E em nenhuma delas fui atendido ou tive uma resposta sequer.

O mato cresce alto por entre as pedras do calçamento, as belas escadarias exalam um forte cheiro de urina e a placa de orientação turística é apenas um metal repleto de pichação, tal qual boa parte das esculturas que ornamentam a praça. Sempre vejo grupos de turistas por ali que tapam o nariz incomodados com o cheiro.

Ah, São Paulo…. quando teremos uma população minimamente educada e teremos uma administração que a tirará do abandono em que se encontra?

Anúncios

3 Comentários »

  1. Boa noite, moro no interior e visito São Paulo de tempos em tempos, confesso que fiquei assustado com o que vi no Anhangabaú, o grupo escultórico (fonte dos desejos) de imenso valor material, turístico incalculável para a cidade de SP, abandonado de uma forma assustadora pela prefeitura do Sr. Haddad, que é um completo analfabeto, o que esperar deste senhor, que entende que Funk é cultura, e, liberou os bailes regados a sexo e drogas pela cidade para fazer média com a população. Não sou partidário desse ou daquele partido, mas, é impressionante o descaso do PT com monumentos, edifícios históricos. Muito, mas muito triste, não esperava jamais ver essa degradação neste nível, pobre SP, cujo centro já foi um pedaço da Europa, e, hoje cheira a esgoto e drogas, triste juventude, e, mais infeliz ainda governantes.
    PS: Também já protocolei reclamações a respeito no site da Prefeitura sem retorno, um absurdo, como se calam diante de tamanho caos, mas o fundo entendo, quanto pior, melhor para eles, querem o poder pelo poder, não nos representam e nem a cidade.

    Curtir

    Comentário por miguelsaxiguche@gmail.com — outubro 17, 2015 @ 22:48 | Responder

  2. […] tinha escrito aqui no blog sobre os  monumentos e fontes em estado de abandono aqui em São […]

    Curtir

    Pingback por A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini — julho 10, 2017 @ 12:36 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: