O dia do aniversário de São Paulo é comemorado em 25 de Janeiro, data em que foi celebrada a primeira missa no então planalto de Piratininga, terra escolhida pelos padres jesuítas José de Anchieta e Manoel da Nobrega para iniciar o processo de catequização dos índios.
Em 1553, José de Anchieta e Manoel da Nobrega estavam em busca de um local seguro para a construção de um Colégio de Jesuítas, e saíram do litoral rumo ao interior, onde encontraram o planalto de Piratininga, que reunia as condições necessárias, e tinha um clima parecido com alguns lugares da Europa, como a Espanha.
Quando terminaram a construção do Colégio foi celebrada uma missa em 25 de Janeiro de 1554, mesmo dia em que se celebra na tradição católica a conversão do apóstolo Paulo ao cristianismo, para marcar o início daquela fase de catequização, a data que seria escolhida posteriormente como o aniversário da cidade, que passaria a ser chamada de São Paulo em razão daquela tradição.
Apesar de a data ser considerada como a fundação de São Paulo, o planalto de Piratininga somente foi reconhecido como a Cidade de São Paulo 157 anos depois com o reconhecimento do Rei de Portugal.
A partir de 1815 São Paulo se tornou a capital da província de São Paulo e em 1827 ganhou sua primeira Universidade, tornando-se então um dos polos intelectuais e políticos da época.
No final do século XIX veio o crescimento econômico com a exploração do setor de cafeicultura, atraindo diversos imigrantes para substituir a mão de obra escrava com a abolição da escravatura. Esses imigrantes depois foram trabalhar na área industrial, com o início da revolução industrial.
Já no século XX, a cidade de São Paulo se tornou um dos mais importantes polos industriais do país, tornando-se uma das mais importantes fontes de produtos industriais para todas as regiões.
A partir da necessidade de criar um ponto comum de localização geográfica naquela cidade que estava em grande crescimento, foi aprovado em 1932 a construção do hoje conhecido monumento Marco Zero, que serviria para localização geográfica a partir de um ponto inicial, localizado na praça da Sé.
Shows do aniversário de São Paulo em 2017
Considerada a maior cidade do país e da América do Sul, São Paulo vai completar 463 anos na quarta-feira, dia 25 de janeiro de 2017. Para celebrar o aniversário da “Terra da Garoa”, alguns cantores, bandas e orquestras se apresentarão em diversos cantos da capital.
A programação de shows vai trazer artistas de sucesso da MPB, samba, pagode, orquestra, rap e muito mais – quase todos de graça! Baile do Simonal com Sandra de Sá, Liniker e os Caramelows, Orquestra Bachiana e Zeca Baleiro são alguns dos nomes que aparecem na lista de shows. Confira a agenda e programe-se:
Liniker e os Caramelows + Ensemble Vocal Paulista
No dia 25 de janeiro, aniversário de São Paulo, o grupo Liniker e os Caramelows faz show com participação do Ensemble Vocal Paulista no palco do Theatro Municipal de São Paulo. A apresentação tem início às 20h e é GRÁTIS, a retirada de ingressos acontece com 2 horas de antecedência.
Baile do Simonal com Sandra de Sá
No dia 25 de janeiro, aniversário de São Paulo, o Polo Cultural e Criativo Municipal Chácara do Jockey (Jockey Club de São Paulo) recebe o Baile do Simonal com participação de Sandra de Sá. A apresentação tem início às 16h e é GRÁTIS, não sendo necessário retirar ingressos antecipadamente.
Filipe Catto canta Cássia Eller
No dia 25 de janeiro, o cantor Filipe Catto irá interpretar canções de Cássia Eller no palco do Centro Cultural São Paulo (CCSP). A apresentação tem início às 19h e é GRÁTIS, a retirada de ingressos acontece com 1 hora de antecedência.
Orquestra Bachiana e Tenor Jean William
No aniversário de São Paulo, dia 25 de janeiro, o Theatro Municipal de São Paulo recebe a Orquestra Bachiana e o Tenor Jean William. A apresentação é GRÁTIS e tem início às 15h, a retirada de ingressos acontece com 1 hora de antecedência.
Demônios da Garoa
O grupo Demônios da Garoa se apresenta no aniversário de São Paulo, 25 de janeiro, em um show especial no Mercado Municipal de São Paulo. A apresentação tem início às 15h e é GRÁTIS, não sendo necessário retirar ingressos.
Rastapé com participação de Zeca Baleiro
No dia 25 de janeiro, aniversário de São Paulo, o Polo Cultural e Criativo Municipal Chácara do Jockey (Jockey Club de São Paulo) recebe o show do grupo Rastapé com participação de Zeca Baleiro. O show é GRÁTIS e tem início às 14h, não é necessário retirar ingressos antecipadamente.
As Bahias e a Cozinha Mineira
O grupo As Bahias e a Cozinha Mineira se apresenta no dia 25 de janeiro, aniversário de São Paulo, no CCJ – Centro Cultural da Juventude. A apresentação tem início às 18h e é GRÁTIS, sem necessidade de retirada de ingressos.
Tássia Reis e Mc Soffia
No dia 25 de janeiro, aniversário de São Paulo, o Centro Cultural da Juventude recebe o show das artistas Tássia Reis e Mc Soffia. A apresentação tem início às 16h e é GRÁTIS, sem necessidade de retirar ingressos antecipadamente.
Rashid
O rapper Rashid se apresenta no dia 25 de janeiro, aniversário de São Paulo, no Centro Cultural da Juventude. A apresentação tem início às 20h e é GRÁTIS, sem necessidade de retirada de ingressos.
Barbatuques e Badi Assad
No dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo, o grupo Barbatuques e a cantora e violinista Badi Assad se apresentam no Theatro Municipal de São Paulo em show GRÁTIS. A apresentação tem início às 11h e os ingressos serão distribuídos 2 horas antes do evento.
Pagode da 27
No aniversário de São Paulo, 25 de janeiro, o grupo Pagode da 27 se apresenta no Centro Cultural Municipal do Grajaú. A apresentação tem início às 17h e é GRÁTIS, não sendo necessário retirar ingressos antecipadamente.
Bicho de Pé
No dia 25 de janeiro, aniversário de São Paulo, o grupo Bicho de Pé se apresenta no Centro Cultural Municipal do Grajaú. A apresentação tem início às 18h e é GRÁTIS, sem necessidade de retirada de ingressos.
Amelinha
A cantora Amelinha se apresenta no teatro do Sesc Santana no feriado do dia 25 de janeiro, quarta-feira, às 18h. A artista interpreta suas canções que foram compostas por grandes nomes da música brasileira, como Zé Ramalho. Acompanhada pelo duo de violões formado por Júlio Brow e César Rebecchi, Amelinha traz ao palco canções gravadas por ela e compostas por nomes consagrados da música brasileira, como os sucessos “Galos, Noites e Quintais” (Belchior), “Dia Branco” (Geraldo Azevedo), “Frevo Mulher” (Zé Ramalho) e “Foi Deus Quem Fez Você” (Luiz Ramalho). Quanto: de R$ 7,50 a R$ 25,00.
Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!