A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

janeiro 22, 2017

Espanha e Portugal – viajando bem e barato

Viajando bem e barato – esse é o meu lema. Sempre planejo a viagem com muitos meses de antecedência. Procuro por passagens em promoção (dessa vez viajei com a Air China e recomendo)! Sempre fujo dos pacotes turísticos. Todas as pesquisas de lugares a visitar, trajetos, passagens de trem/ônibus/avião, ingressos – tudo isso já saio daqui com o esquema traçado, comprados e pagos.

16123292_398515577154080_2450388694746529792_n

Dessa vez fui para Madrid, Lisboa, Sintra, Coimbra, Porto, Santiago de Compostela, Barcelona, Valência e de novo em Madrid somente para pegar o voo de volta. O trecho de Porto a Santiago de Compostela foi feito em ônibus. E de Santiago de Compostela para Barcelona pela Ryan Air. Todos os outros foram por trem.

O roteiro funcionou muito bem. Fiz várias pesquisas na internet e muitas delas bem aproveitadas. Nos próximos posts escreverei um pouco sobre cada uma das cidades, prometo.

2

O tempo de três a cinco dias em cada cidade (menos em Valência, que fiquei poucas horas) foi suficiente para os passeios principais. Os melhores lugares deixaram um gosto de quero mais. O que poderia ter sido melhor? Não mudaria quase nada, pois fui com a ideia de aproveitar cada segundo, sem exigir que fosse tudo perfeito.

Nas cidades, andei muiiiito! Utilizei pouco o metrô e os transvias, apesar de ter pesquisado sobre tais sistemas de transporte antecipadamente.

Todos os lugares em que fiquei foram ótimo e os repetiria, sem dúvida. Como sempre utilizei o Airbnb, Booking e pela primeira vez o Wimdu – infinitamente mais baratos que hotéis, sem contar que você se torna “dono” de seus espaço e de seu horário.

3

Sempre escolho lugares em que possa me locomover facilmente a pé ou por transporte público. E que tenham Wi Fi e cozinha completa. Economizo muito fazendo minhas próprias refeições. Mas não deixo de comer duas ou três vezes em estabelecimentos locais para provar a culinária local.

Todos os trajetos da chegada aos locais alugados foram de metrô. Nunca carrego malas muito grandes por conta disso. E também para poder viajar pelas empresas low coast sem ter que gastar grana para despachar malas, o que é muito caro!

Comprei ingressos antecipados somente para a Sagrada Família e Parc Guell, em Barcelona. Em Madrid entrei de graça nos principais museus: Prado, Thyssen-Bornemisza e Reina Sofia. Tem um dia da semana em que são grátis. Vale a pena sempre pesquisar antes de ir.

Nos outros lugares também vi muitas exposições gratuitas, algumas até com guia.

Ao viajar nunca utilizo os tais ônibus turísticos. Acho que só utilizaria se fosse ficar um ou dois dias em um local que fosse muito grande para ser desbravado a pé. Gosto mesmo é de caminhar, me misturar com os locais, perder-me pelas ruas.

O clima ajudou durante a viagem. Gosto de frio e poderia ter sido mais intenso. Madrugadas entre 2 e 5 graus. Dias com temperaturas amenas, entre 10 e 15 graus.

4

O duro mesmo é ter que voltar depois de ver tanta coisa bonita e organizada. A seguir postarei minhas impressões sobre Madrid – De Madrid al Cielo (De Madri ao céu). Essa é uma frase usual entre os madrileños e que pode ter muitos significados. Uns dizem que foi um slogan criado em 1992 para anunciar/celebrar o feito de que Madri foi a capital europeia da cultura. Outros dizem que depois de visitar Madri você pode morrer em paz e ir para o céu.

16123028_1234378003322485_2438058719813042176_n

Mas a tese mais confiável relaciona o refrão com a obra do dramaturgo do Século de Ouro, Luis Quiñones de Benavente, intitulada “Baile del invierno y del verano”. Nela há uns versos que dizem:

“Pues el invierno y el verano,

en Madrid solo son buenos,

desde la cuna a Madrid,

y desde Madrid al Cielo”.

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: