A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

junho 29, 2016

BonAppetour: o “AirBnb” de comida

BonAppetour – faça uma refeição com os moradores locais ao redor do mundo!

Há anos que as minhas hospedagens em viagens de férias são reservadas pelo Airbnb. Por ele você pode reservar um quarto em ambiente compartilhado, ou uma casa ou apartamento inteiro, mobiliado, com cozinha completa, roupa de cama e banho, etc. E há disponibilidade em todos os lugares do mundo. Eu, além de utilizar o site para minhas viagens, também sou anfitrião. Sempre que posso receber, alugo a suite do meu apartamento aqui em São Paulo para turistas.

Em minhas viagens gosto de conhecer a cultura local e a gastronomia.  Agora quem é fã do Airbnb como eu já pode juntar esses dois objetivos em um só. Esse é o propósito de um aplicativo chamado BonAppetour, uma espécie de AirBnB de comida.

Você pode ficar flanando o dia inteiro. Batendo perna e conhecendo todos os cantos do lugar que está visitando. No fim do dia, quando bate aquela fome, você tem várias opções: ir a um bom restaurante, o que pode ser muito caro, comer qualquer coisa na rua para enganar o estômago ou comprar algo no supermercado para fazer um lanchinho no quarto  do hotel, ou um jantar no apartamento que você alugou. Mas, agora, você tem a opção de visitar uma família desconhecida e ficar para o almoço ou o jantar.

Em todo o mundo há milhares de anfitriões cadastrados no BonAppetour para receber turistas para uma refeição típica. E não só isso: além de comer, você terá a oportunidade de conversar sobre a cidade e a cultura, e, se quiser, aprender a cozinhar um prato novo para servir aos seus amigos quando voltar para casa.

A ideia foi de três jovens de Cingapura (foto abaixo), inspirados no AirBnb. Assim como esse serviço, o BonAppetour também é pago: o preço é definido pelo próprio anfitrião e, além disso, é cobrada uma taxa de 15% que vai para o próprio aplicativo. O pagamento pode ser feito por Paypal ou cartão de crédito.

bonnappetur Equipe fundadora Bonappetour

Foto: http://s3.amazonaws.com/

Mas aconselho que fique atento ao preço para evitar surpresas na fatura do cartão. O preços variam muito de um país para outro. Em pesquisa feita no site, um jantar em Roma, com entrada, duas opções de prato principal e sobremesa tipicamente italianas não sai por menos que US$ 40 por pessoa. Já em Washington DC uma noite de hambúrgueres custa US$ 25 por convidado.

Caso você tenha restrições alimentares, estas podem ser especificadas no app antes de concretizar a reserva. Também é preciso combinar com os anfitriões o horário de chegada e saída e o número de pessoas. Há ainda a opção de marcar outras preferências, como a disponibilidade de wifi no local, a proximidade com alguma estação de metrô, se há lugar para fumantes ou não e a adaptação do menu para veganos e vegetarianos.

No aplicativo, você pode se cadastrar como anfitrião ou como visitante. No primeiro caso, os passos são: explorar as opções de “restaurantes caseiros” (baseado na geolocalização), contatá-los para definir os detalhes, fazer o pagamento e comparecer ao local na data e horário combinados. Se você quiser receber pessoas em sua casa, basta criar um menu, responder um breve questionário e receber seus convidados.

Nosso país ainda está com participação muito tímida no app. Você poderá encontrar opções em São Paulo e Rio de Janeiro. Já nos países da Europa, essa experiência está disponível em Berlim, Paris, Barcelona, Londres… mas os países com mais cidades cadastradas são Itália (Milão, Veneza, Roma, Turim, Palermo, Pisa, Nápoles, Bologna) e Estados Unidos (Asheville, Boulder, Chicago, Foster City, Houston, Las Vegas, Los Angeles, São Francisco, Seattle e Washington, por exemplo). Tóquio também tem vários anfitriões cadastrados. O aplicativo pode ser acessado em inglês, francês e italiano.

É uma boa iniciativa, não é mesmo? Quando me perguntam se não tenho medo em receber pessoas estranhas no quarto que alugo em meu apartamento, minha resposta sempre é não. Coisas desse tipo sempre me enchem de esperança. Iniciativas como essa podem contribuir por um mundo melhor, com mais amor. E de quebra, com esse compartilhamento,  você ganha, além de novos conhecimentos, novas amizades!

Clique aqui e conheça o Dinneer – outro site que conecta pessoas que curtem novas experiências gastronômicas com anfitriões que oferecem jantares exclusivos em suas casas em todo o Brasil.

Anúncios

4 Comentários »

  1. Você é como eu …Gosto também de apreciar os gostos e costumes .Sou curiosa e arrisco.Pois sem provar não temos noção.
    Isso á cunhado!

    Curtir

    Comentário por irany soares de araujo — junho 29, 2016 @ 19:46 | Responder

  2. Muito interessante!

    Curtir

    Comentário por Andrea Lastoria — julho 2, 2016 @ 2:46 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: