A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

junho 21, 2016

Ditadura militar brasileira – site abre os arquivos dos EUA

O projeto Opening the Archives é um esforço conjunto da Brown University, o National Archives and Records Administration, a Universidade Estadual de Maringá, e o Arquivo Nacional para digitalizar e indexar 100.000 documentos do governo dos Estados Unidos sobre o Brasil produzidos entre 1960-80 e torná-los disponíveis para o público em um site de acesso livre.

Acesse o Brown Digital Repository para efetuar sua pesquisa no acervo digital. Mais documentos estão atualmente sendo adicionados ao banco de dados.

openingArchiveHeader4

Opening the Archives Project é uma iniciativa ambiciosa organizada pela Brown University e a Universidade Estadual de Maringá, com o apoio da National Archives and Records Administration e o Arquivo Nacional do Brasil, para sistematicamente digitalizar e indexar dezenas de milhares de documentos abertos do governo dos Estados Unidos relativos ao Brasil produzidos entre 1960 e 1980. Os documentos podem ser consultados em sites espelho criados por ambas as universidades. Estes sites também apresentarão milhares de páginas de relatórios de inteligência da CIA até então disponíveis exclusivamente na sede do National Archives II, em College Park, Maryland.

Para realizar essa tarefa, o Opening the Archives Project colaborou com o National Archives and Records Administration (NARA), o Arquivo Nacional do Brasil, e com a National Security Archive na George Washington University para preservar documentação histórica essencial através da criação de cópias digitais acessíveis online.

Durante o inverno de 2013, uma equipe de alunos da Brown University e da Universidade Estadual de Maringá escanearam 9.872 documentos do Departamento de Estado sobre o Brasil produzidos entre 1963 e 1973, cerca de metade da documentação para o período sob consideração. O período de 1964 a 1969 foi especialmente turbulento e historicamente significativo para a história brasileira do século XX. Por essa razão, o Opening the Archives Project decidiu concentrar-se neste intervalo para a primeira fase de operações. Um segundo time de alunos voltou a College Park, Maryland no inverno de 2014 para continuar digitalizando e indexando milhares de documentos a mais que gradativamente serão disponíveis pelo site. Um terceiro time de alunos iniciou o mesmo trabalho na biblioteca presidencial John F. Kennedy em Boston, Massachusetts.

Este projeto, com o apoio fundamental da Brown University Libraries, facilita o acesso aberto a uma importante fonte de documentos primários, contribuindo para a reconstrução da história das relações Brasil–Estados Unidos de 1960 a 1980. O Opening the Archives Project reflete o profundo compromisso acadêmico que a Brown University tem com o Brasil e com a construção de colaborações duradouras com parceiros brasileiros, reforçando a meta da universidade de se tornar um dos principais centros para o estudo do Brasil nos Estados Unidos.

Fonte: https://repository.library.brown.edu

Mais informações sobre os Arquivos da Ditadura? Acesso 0 site Brasil: Nunca Mais Digit@l

Anúncios

2 Comentários »

  1. Ótimas informações, Augusto!

    Valeu!

    Curtir

    Comentário por Adriano Picarelli — junho 21, 2016 @ 17:23 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: