Dizem que cada chileno come em média 86 quilos em pães por ano. O poeta Pablo Neruda escreveu “Ode ao pão“, para demonstrar a sua importância na vida cotidiana do povo chileno.
Desde sua colonização o país sofreu influências oriundas das comunidades francesas, espanholas e alemãs, portanto, vem daí tanta diversidade.
Os tipos de pães mais populares e presentes no território chileno são o Marraqueta, Hallulla, e Pan Amasado.
Marraqueta – é um pão macio de textura crocante. Este é o tipo mais consumido no país inteiro, e também recebe outros nomes, o quê vai depender de onde você estiver no país. Mas, é importante dizer que em Santiago o pãozinho apresenta-se sempre sob o seu velho nome. Este pão é usado principalmente para sanduíches e choripán.
Hallulla – é outro pão bastante popular no Chile. Ele tem a forma redonda e plana; embora não tão plano como o pão pita. Hallulla é muito utilizado na preparação de sanduíches e na hora do tão famoso once chileno.
Pan Amasado – é um pão típico chileno, tradicionalmente cozido em forno de tijolos, levando banha ou gordura vegetal na sua preparação. O Pan Amasado é tão comum no Chile que é vendido inclusive nas estradas, rodoviárias e calçadas em carrinhos de ambulantes.
Você pode encontrar esses tipos de pães em qualquer lugar do Chile. É muito fácil comprar pão fresquinho, recém saído do forno, em qualquer um lugar de Santiago.
Mas é comum encontrar também o Pan de Pascua e a Sopaipilla.
O Pan de Pascua é na realidade mais parecido com o Stollen alemão ou o Panettone que a gente encontra no Brasil. Disponível à venda comumente próximo as festividades natalinas, mas que pode ser encontrado durante outros períodos do ano – e vale a pena prová-lo.
A Sopaipilla é um tipo de pão de preparação rápida cujos ingredientes principais são abóbora e farinha. Estas massinhas em forma de disco podem levar açúcar ou sal na sua preparação e são tradicionalmente feitas nas casas pelo Chile afora, principalmente nos dias de chuva. Mas você não precisará esperar a chuva cair para saboreá-las – elas são encontradas em cada esquina de Santiago, vendidas por ambulantes. Uma delícia!
E no Chile se come muito pão tostado recheado com manjar (doce-de-leite). O que é uma delícia!
Haja pão!
Augusto, olá!
Você está no Chile?
CurtirCurtir
Comentário por Adriano Picarelli — junho 11, 2016 @ 11:14 |
Oi Adriano. Sim, há 14 dias. Volto amanhã. Abraços Em 11 de jun de 2016 11:14 AM, “A Simplicidade das Coisas — Augusto
CurtirCurtir
Comentário por Augusto Martini — junho 11, 2016 @ 13:51 |
Show….
CurtirCurtir
Comentário por Evandro — novembro 12, 2017 @ 23:50 |
Bom dia!
Agradeço a visita ao blog.
Abraços e ótima semana para você.
Augusto
CurtirCurtir
Comentário por Augusto Martini — novembro 13, 2017 @ 8:09 |