A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

junho 10, 2016

Chile e seus pães

Dizem que cada chileno come em média 86 quilos em pães por ano. O poeta Pablo Neruda escreveu Ode ao pão, para demonstrar a sua importância na vida cotidiana do povo chileno.

Desde sua colonização o país sofreu influências oriundas das comunidades francesas, espanholas e alemãs.portanto, vem daí tanta diversidade.

Os tipos de pães mais populares e presentes no território chileno são o Marraqueta, Hallulla, e Pan Amasado.

Marraqueta – é um pão macio de textura crocante, este é o tipo mais consumido no país inteiro, e também recebe outros nomes, o quê vai depender de onde você está no país; mas, é importante dizer que em Santiago o pãozinho apresenta-se sempre sob o seu velho nome. Este pão é usado principalmente para sanduíches e choripán.

Hallulla – é outro pão bastante popular no Chile. Ele tem a forma redonda e plana; embora não tão plano como o pão pita. Hallulla é muito utilizado na preparação de sanduíches e na hora do tão famoso once chileno.

Pan Amasado – é um pão típico chileno, tradicionalmente cozido em forno de tijolos, levando banha ou gordura vegetal na sua preparação. O Pan Amasado é tão comum no Chile que é vendido inclusive nas estradas, rodoviárias e calçadas em carrinhos de ambulantes.

Você pode encontrar esses tipos de pães em qualquer lugar do Chile. É muito fácil comprar pão fresquinho, recém saído do forno, em qualquer um lugar de Santiago.

Mas é comUm encontrar também o Pan de Pascua e a Sopaipilla.

O Pan de Pascua é na realidade mais parecido com o Stollen alemão ou o Panettone que a gente encontra no Brasil. Disponível à venda comumente somente próximo as festividades natalinas, mas que pode ser encontrado durante outros períodos do ano e vale a pena prová-lo.

Já a Sopaipilla é um tipo de pão de preparação rápida cujos ingredientes principais são abóbora e farinha. Estas massinhas em forma de disco podem adotar açúcar ou sal na sua preparação e são tradicionalmente feitas nas casas Chile afora nos dias de chuva. Mas são encontrada para compra em cada esquina de Santiago. Uma delícia!

E no Chile se come muito pão tostado recheado com manjar (doce-de-leite). O que é uma delícia!

Anúncios

2 Comentários »

  1. Haja pão!

    Augusto, olá!

    Você está no Chile?

    Curtir

    Comentário por Adriano Picarelli — junho 11, 2016 @ 11:14 | Responder

    • Oi Adriano. Sim, há 14 dias. Volto amanhã. Abraços Em 11 de jun de 2016 11:14 AM, “A Simplicidade das Coisas — Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — junho 11, 2016 @ 13:51 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: