A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

junho 6, 2016

Os cães de rua de Santiago, Chile: los perros callejeros

 

 

Caminhando pelas ruas de Santiago há algo que dificilmente passa despercebido pelo turista – a enorme quantidade de cães abandonados pelas ruas e parques. E o que mais impressiona é que, em geral, são cães que aparentam ser de raça (e muitos realmente são, como Golden Retrievers, Huskies siberianos, labradores, etc.) grandes, muito bonitos e com aparência saudável. Bem diferente dos cães de rua encontrados em São Paulo.

Fiz algumas pesquisas na internet e há muita discrepância entre o que li. Mas pelo menos 500.000 cães de rua vivem só em Santiago. Mas, porque estão na rua?

Dizem que é corriqueiro por aqui que muitas famílias não tratem os animais como parte da família, e assim que eles crescem e começam a dar mais trabalho e despesas, são largados na rua. O mesmo costuma ocorrer quando a família muda de uma cidade para outra. Não sei se isso é verdade. Quero crer que não.

O fato é que eles acabam se tornando muito queridos nas ruas chilenas e em geral, a convivência entre os cidadãos e os cães é boa. Em muitos casos, as pessoas acabam desenvolvendo uma amizade com um ou outro cão próximo à casa, trabalho, escola, etc. É muito comum ver as pessoas tentando ajudar ao colocar camas, potes de ração e de água espalhados pelas ruas. Como o Chile costuma registrar umas temperaturas muito baixas durante o ano, em muitos lugares as pessoas colocam casas ou caixas nas calçadas, nas praças e nos parques para que eles se abriguem. Aqui em frente ao prédio que estou tem potinhos com água e ração.

A relação dos cães com os turistas é muito boa também. Não é nada incomum ser seguido por um ou mais deles, enquanto você anda pelas calçadas do Centro ou de qualquer outro lugar.

Li também algumas crueldades praticadas em cidades vizinhas, onde o prefeito tentou exterminar animais com injeções letais. Li também sobre uma política de esterilização que estavam discutindo, mas não sei se vingou.

Gostei mesmo foi de uma intervenção feita por dois estudantes – Violeta Caro Pinda e Felipe Carrasco Guzman. Eles amarraram balões contendo mensagens como “me abrace”, “brinque comigo” e “não me deixe” em alguns cães de rua, com o intuito de fazer com que eles fossem percebidos pelas pessoas.

Abaixo segue o vídeo. É emocionante.

É minha quarta visita a Santiago e sei que esses cães  não temem o gás lacrimogêneo e nem os canhões d’água usados pela polícia durante as manifestações, com os quais até gostam de brincar. Eles se juntam incondicionalmente aos manifestantes a cada novo protesto.

Ao final do protesto, quando alguns começaram a jogar pedras na polícia, os cães começaram a abanar o rabo de felicidade: correndo atrás das pedras, pegando com a boca e devolvendo aos mais exaltados para que voltem a atacar.

Li em uma reportagem do site Globo.com que o mais famoso deles, um vira-lata preto com um lenço no pescoço, foi batizado de ‘El Negro’. O animal tem uma página no Facebook, com mais de 6 mil amigos, e uma no Twitter, com cerca de 2 mil seguidores. “Revolucionário, pai chileno de 32 filhos (reconhecidos) e marido de seis senhoras, amigo do povo e o pior pesadelo da polícia”, diz sua apresentação nas redes sociais.

5 Comentários »

  1. Boa noite gesto nobre mensagens linda que trás uma Boa reflexão para o próximo…

    Curtir

    Comentário por Silvianeideporto — junho 6, 2016 @ 22:28 | Responder

  2. São todos lindos!!! Que bom que os moradores da região os amparam com casinhas, água e alimento. Realmente muito diferente daqui.
    Bom passeio pra vcs… Bjosss

    Curtir

    Comentário por Rosana C. Christofoletti — junho 7, 2016 @ 15:08 | Responder

    • Oi Ro.
      Tem cada um mais bonitinho que o outro. Tem um que é figurinha carimbada no Palácio de la Moneda, que é o palácio presidencial daqui.
      Bjs.
      Gu

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — junho 7, 2016 @ 19:40 | Responder

  3. Estive em Santiago e pude confirmar sobre os cães….embora abandonados mas são muito bem tratados e saudáveis e adoráveis.

    Curtir

    Comentário por Evandro — novembro 12, 2017 @ 23:55 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Pensieri Parole e Poesie

Sono una donna libera. Nel mio blog farete un viaggio lungo e profondo nei pensieri della mente del cuore e dell anima.

DISCUTINDO CONTEMPORANEIDADES

Escrito por PROF RAFAEL PORCARI, compartilhando sobre futebol, política, administração, educação, comportamento, sociedade, fotografia e religião.

Saia de viagem

Em frente, sempre.

Mulher Moderna

Fazendo de tudo um pouco.

Memórias de Tereza

Um blog de memórias, recordações e lembranças familiares

Blog da Reforma

Um dia esta reforma acaba!