A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

junho 2, 2016

A troca da guarda no Palacio la Moneda, em Santiago

Para você que nunca visitou o Chile é bom saber que este é um país que mantém as suas tradições. Seja através do once no final da tarde nas casas dos chilenos pertecentes à todas as classes socias, da anual fiesta de vendimia (celebração durante a colheita das uvas nas vinícolas) ou de imponente cerimônias. Não conheço muitas dessas cerimônias, mas  a mais elegante e impressionante das que já presenciei é a troca de guarda no Palácio de La Moneda, ou cambio de la guardia no idioma local. O aspecto mais fascinante desta tradição que o país vem mantendo com extrema disciplina desde 1851 é a frequência com quê ela ocorre: a cada dois dias! É necessário muita disciplina, ordem e respeito para obedecer a agenda de um evento imperdível como este.

Para todos que assistem a Troca de Guarda no Palacio de La Moneda em Santiago fica  gravado na memória a exibição da graça e harmonia ao mesmo tempo de rigidez e seriedade. A pompa é tanta que hoje em dia tornou-se também uma das atrações obrigatórias para os turistas que estão em visita ou de passagem por Santiago. O evento dura exatamente 30 minutos à partir do seu início pontualmente às 10:00 horas da manhã nos dias agendados. O corpo que procede com esta apresentação é uma policia especial responsável pela proteção do patrimônio imobiliário do poder administrativo Chileno, conhecida como a Guardia del Palacio, a Guardia de Santiago ou Cuerpo de Ciudadones Armados. As instruções formais e a troca da guarda em si ocorrem na Plaza de la Constituición sob os comandos de um oficial. Os membros que estão para assumir o posto iniciam uma marcha que parte do Paseo Bulnes.

Esta marcha é acompanhada por músicas executadas pelo Orfeón Nacional de Carabineros, que também acompanha os oficiais que trocarão o turno com os novos membros de volta ao Paseo Bulnes pela rua Teatinos.

Já assisti a cerimônia várias vezes e aconselho que para aproveitar melhor e tirar o máximo de proveito é recomendado esperar pelo início dela na Plaza de Ciudadania para então seguí-los até a Plaza de la Constituición. Ou se você preferir, ir diretamente à Plaza de la Constituición e limitar-se a assistir somente a performance da troca de guarda.

Se você não estiver hospedado no centro, a estação de metrô mais próxima da praça é a estação La Moneda, na Linea 1 (vermelha). Se for de ônibus, a parada mais conveniente é a Plaza de la Constituición. Depois do término da cerimônia há muitos prédios  históricos em Santiago para você conhecer, explorar e preecher o resto do seu dia com muita história e cultura. Tudo muito próximo um do outro.

Por perto encontra-se também muitas opções de restaurantes, lanchonetes e cafeterias. O Centro é uma área bastante movimentada da capital chilena, por isso mesmo se faz necessário redobrar o cuidado com os seus pertences ao caminhar pelas ruas, assim como durante a sua viagem no metrô. Mas nada chega aos pés do perigo das grandes cidades brasileiras. Então não se assuste com a recomendação! A presença de batedores de carteira nesta vizinhança é bastante corriqueira.

se você viaja com o orçamento apertado, como eu, a troca de guarda da la moneda é mais uma das atividades gratuitas para aproveitar em Santiago.

Calendário da troca da guarda em 2016
Janeiro | Março | Junho | Julho | Setembro & Outubro – nos dias PARES do mês
Fevereiro | Abril | Maio | Agosto | Novembro & Dezembro – nos dias ÍMPARES do mês
Pontualmente às 10:00 horas da manhã
Evento Gratuito – na Plaza de la Constituición
A Duração  da cerimônia  é de 30 minutos (é recomendado chegar 10 minutos antes)

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: