Público Alvo: Funcionários públicos em geral, em especial da Câmara Municipal e da Prefeitura de São Paulo, além da sociedade em geral. Profissionais das áreas de Direito, de Biblioteconomia e de Arquivo e de Tecnologia da Informação.
Coordenador: Prof. Msc. Charlley Luz
Diretor Responsável: Gustavo Costa Dias
Vagas: 60
Carga Horária: 21h
Inscrições: A partir de 24/03.
Observação: todo o curso será transmitido em tempo real por videoconferência. O acesso é realizado clicando sobre o link do local da aula no quadro Programação abaixo, ou seja, “Sala Oscar Pedroso Horta (“Sala B”).
Terão direito ao Certificado somente os que assistirem ao curso presencialmente.
Programação:
Data | Hora | Local | Palestrante | Tema das aulas |
05/04 | 09h-12h | Sala Oscar Pedroso Horta – (“Sala B”) | Prof. Msc. Charlley Luz – FESPSP/ECA-USP | Apresentação do curso e alinhamento de conceitosO que é o Mundo digital? |
07/04 | 09h-12h | Sala Oscar Pedroso Horta – (“Sala B”) | Prof. Dr. José Maria Jardim – UNIRIO | Políticas de gestão e Documentação Pública. |
12/04 | 09h-12h | Sala Oscar Pedroso Horta – (“Sala B”) | Prof. Dr. Vanderlei Santos – UNB/Câmara Federal | Gestão de Documentos Eletrônicos na Administração Pública. |
14/04 | 09h-12h | Sala Oscar Pedroso Horta – (“Sala B”) | Prof. Msc. Walter Koch. Instrutor internacional do CDIA+ – Certified Document Imaging Architect da CompTIA – Computing Technology Industry Association – USA. | Gestão de processos: do papel ao BPM. |
19/04 | 09h-12h | Sala Oscar Pedroso Horta – (“Sala B”) | Prof. Dr. Daniel Flores – UFSM | Concedendo confiança aos documentos. |
26/04 | 09h-12h | Sala Oscar Pedroso Horta – (“Sala B”) | Prof. Dr. Miguel Ardellano – IBICT | Preservação da Informação Digital e difusão. |
28/04 | 09h-12h | Sala Oscar Pedroso Horta – (“Sala B”) | Profa. Dra. Natalia Tognoli – UNESP | Tipologia e gestão documental contemporânea |
Bibliografia:
Aula 1: Apresentação do curso e alinhamento de conceitos.
http://www.arquivista.net/2015/10/28/o-arquivista-como-curador-da-informacao-digital/
http://www.arquivista.net/2012/08/21/diferencas_ged_gde/ http://webinsider.com.br/2011/09/09/nos-somos-os-primitivos-digitais-seremos-lembrados/
Aula 2: Políticas de gestão e Documentação Pública.
Sistemas e políticas públicas de arquivos no Brasil (livro) — Niterói EDUFF, 1995. 196 p, disponível em:
http://www.uff.br/ppgci/editais/sistemas.pdf
Aula 3: Gestão de Documentos Eletrônicos na Administração Pública.
Gestão de documentos arquivísticos eletrônicos: o caminho percorrido pela administração pública brasileira, disponível em:
http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/5192
Aula 4: Gestão de processos: do papel ao BPM.
8 Things You Need to Know About Business Process Automation and Workflow, disponível em:
http://info.aiim.org/digital-landfill/newaiimo/2013/04/01/8-things-you-need-to-know-about-business-process-automation-and-workflow
Aula 5: Concedendo confiança aos documentos.
Documentos Digitais: Preservação e Estratégias para garantia da confiança, disponível em:
http://www.seer.furg.br/biblos/article/view/2654
Aula 6: Preservação da Informação Digital e difusão.
Preservação de Documentos Digitais, disponível em:
http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/view/305
Aula 7: Tipologia e gestão documental contemporânea.
A organização do conhecimento arquivístico: perspectivas de renovação a partir das abordagens científicas canadenses, disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pci/v16n1/a03v16n1
Leituras adicionais:
Diretrizes para a implementação de Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis – RDC-ARQ -, disponível em:
http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/diretrizes_rdc_arq.pdf
E-Arq Brasil: Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos, disponível em:http://www.documentoseletronicos.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes_textos/earqbrasil_model_requisitos_2009.pdf
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