A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

dezembro 2, 2015

Lançamento do livro: “Trilhos e Eucaliptos: a Ferrovia e a Floresta em Rio Claro”

O livro “Trilhos e Eucaliptos: a Ferrovia e a Floresta em Rio Claro” apresenta oito artigos que foram enriquecidos com a pesquisa iconográfica feita pelo Arquivo e por fotógrafos profissionais, voluntários e participantes de concursos fotográficos e em projetos do Arquivo de Rio Claro. O lançamento ocorrerá na Floresta Estadual, dia 11 de dezembro, às 17h30! O evento é aberto para toda a comunidade. Paralelamente haverá o lançamento dos Cartões Postais – “Coleção Aspectos da Cidade”. Somente para os presentes haverá a distribuição de postais gratuitos.

Trilhos e Eucaliptos

O capítulo 5 do livro inspira-se em minha dissertação de mestrado em História Social pela USP. No texto que elaborei para esse livro, dividido em duas partes, abordo, em primeiro lugar, a especificidade de um acervo documental – o caso do Herbário da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (FEENA). Tal acervo – o depositário do material científico das investigações que documentam as pesquisas do Serviço Florestal – registra as andanças profissionais de Edmundo Navarro de Andrade rumo à silvicultura moderna. Essa parte do texto também relata a importância ímpar da existência, manutenção e conservação do arquivo genético de plantas às investigações da ciência no passado, nos dias de hoje e para o futuro. Relata a degradação que o Herbário da FEENA sofreu e ainda sofre com a carência de verbas e de pessoas para maiores cuidados e preservação.

Na segunda parte do texto, trago à tona o que considero o maior legado de Edmundo Navarro de Andrade: o Museu do Eucalipto – o único do gênero no mundo e que em 2016 ano completará 100 anos. Nesse Museu, Navarro de Andrade reuniu os resultados dos seus 39 anos de trabalho dedicados ao Serviço Florestal da Cia. Paulista. O intuito de Navarro foi colocar em exposição as suas experimentações e estudos dedicados à introdução e aclimatação do eucalipto em escala comercial, tornando essa cultura muito importante economicamente no Brasil. Além disso, com essa exposição, Navarro quis demonstrar ao público em geral, e aos críticos em particular, a grande importância, as múltiplas possibilidades de uso e finalidades da essência que escolheu como a mais apta para os fins que tinha em vista, ou seja: reflorestar áreas sem grandes finalidades econômicas e agrícolas com o plantio de árvores de crescimento rápido para a obtenção de lenha, postes e dormentes para a ferrovia. Considerando o Herbário e o Museu do Eucalipto, os dois formam um arquivo vivo do trabalho desenvolvido pelo agrônomo.

postal

Infelizmente não poderei estar presente no coquetel de lançamento. Mas gostaria muito que alguns de meus familiares e amigos de Rio Claro prestigiassem tão importante evento.

Serviço:

O lançamento ocorrerá na Floresta Estadual, dia 11 de dezembro, às 17h30

“Trilhos e Eucaliptos: A Ferrovia e a Floresta em Rio Claro”

Publicação do Arquivo Público e Histórico de Rio Claro

Organizadores:

Amilson Barbosa Henriques, Maria Teresa de Arruda Campos, Milton José Hussni Machado Luz.

Autores:

Amilson Barbosa Henriques

Augusto Jerônimo Martini

Consuelo Carolina Perinotto

Denise Zanchetta

Fábio Alexandre dos Santos

Gabriel Ribeiro Castellano

Maria Inez Pagani

Maria Teresa de Arruda Campos

Milton José Hussni Machado Luz

Odaléia Telles Marcondes Machado Queiroz

1ª Edição 2015

Rio Claro – SP

Phábrica

Prefixo Editorial: 69369

Número ISBN: 978-85-69369-00-4

Título: Trilhos e eucaliptos: a ferrovia e a floresta em Rio Claro

Tipo de Suporte: PAPEL

1 Comentário »

  1. […] científico, histórico e cultural de grande importância, constituindo-se numa referência para a cultura do eucalipto em todo o mundo. A ideia de Edmundo Navarro de Andrade de disponibilizar e divulgar os resultados de 39 anos de […]

    Curtir

    Pingback por Museu do Eucalipto, em Rio Claro/SP, foi reaberto | A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini — março 31, 2016 @ 8:28 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Pensieri Parole e Poesie

Sono una donna libera. Nel mio blog farete un viaggio lungo e profondo nei pensieri della mente del cuore e dell anima.

DISCUTINDO CONTEMPORANEIDADES

Escrito por PROF RAFAEL PORCARI, compartilhando sobre futebol, política, administração, educação, comportamento, sociedade, fotografia e religião.

Saia de viagem

Em frente, sempre.

Mulher Moderna

Fazendo de tudo um pouco.

Memórias de Tereza

Um blog de memórias, recordações e lembranças familiares

Blog da Reforma

Um dia esta reforma acaba!