A Fundação Casa de Rui Barbosa lançou no último dia 23/11 o sítio Escravidão, abolição e pós-abolição, http://www.memoriaescravidao.rb.gov.br/, que tem como proposta contribuir para a pesquisa nos temas e também fomentar a formação de novos pesquisadores.
Recomendado para internautas de todas as idades, o sítio disponibiliza as seguintes áreas:
– Documentos digitalizados que podem ser consultados e baixados pelo pesquisador;
– As exposições “O registro da escravidão na vida privada” e “A abolição e seus registros na vida privada”, que reúnem documentos sobre os dois temas e estão representadas em dois catálogos;
– Um vocabulário controlado que define termos mais consagrados que envolvem a memória da escravidão no Brasil;
– Textos e links de textos de pesquisadores referentes aos temas;
– Indicação de links de sítios correlatos;
– Área voltada para os estudantes e muito recomendado para que professores de História do Brasil a utilizem em sala de aula, onde por meio dos jogos: caça-palavras, quiz, jogo da memória e desafio da transcrição, seus alunos entrarão em contato com documentos textuais e imagens históricas. A proposta desta área é desenvolver o interesse do estudante pelos temas, pela pesquisa e pelos arquivos;
– A tradução The Trans-Atlantic Slave Trade Database, que reúne dados de expedições de tráfego de escravos no período de 1514 a 1866, disponível em http://www.slavevoyages.org/voyage/ E para os professores mais antenados, poderá encontrar aqui planos de aula para trabalhar com seus alunos! E, nesse link uma lista de sites que fornecem uma variedade de recursos, incluindo, mas não limitado a planos de aula, os mapas interativos e narrativas de escravos africanos.
Ao longo do tempo serão digitalizados mais documentos, os jogos oferecerão mais opções (hoje são 40 jogos disponíveis de forma alternada) e mais exposições estarão no ar.
O projeto foi desenvolvido por servidores do Serviço de Arquivo Histórico e Institucional da Fundação Casa de Rui Barbosa: Leandro Jaccoud, Renata Barbatho, Priscila Vaisman, sob a coordenação de Lucia Maria Velloso de Oliveira, em parceria com a equipe do Laboratório Lambda da PUC-RJ, sob a coordenação de Ana Pavanni.
Visite o sitio e o aproveite em suas pesquisas!
Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!