A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

outubro 8, 2015

Buenos Aires e seus maravilhosos Jacarandás

Por aqui eles existem e são conhecidas como Jacarandá Mimoso. Muitos deles esquecidos, abandonados, agonizando em pisos concretados e tentando sobreviver num pequeno quadrado de terra. Na entrada do Poupa Tempo da Sé existem dois e que estão nessa situação. Na Praça da Sé mais uns três. Penso que todos concordam que São Paulo carece de verde.

Diferente de nossa vizinha Buenos Aires, que é bem arborizada. Há muitas áreas verdes na cidade, parques magníficos que no verão se transformam em verdadeiras praias portenhas, onde todo mundo vai para tomar sol, conversar e tomar mates com os amigos.

Muito diferente daqui de São Paulo onde as praças são abandonadas, mal frequentadas, como a que vejo agora aqui da janela de minha sala – a Praça da República – linda, mas é escura a noite, suja, cheia de travestis e rapazes que se prostituem e fumam muita maconha. Uma tristeza. Não me aventuro a atravessa-lá a noite. E ela tem essa frequência a qualquer hora do dia. Fico sempre muito apreensivo com isso, pois ela abriga a sede da Secretaria Estadual da Educação e tem uma Escola de Educação Infantil. As crianças que brincam no playground convivem quase que diretamente com isso. A única separação é feita por uma grade.

Mas voltemos a Buenos Aires. De todas as árvores que formam parte da paisagem da Capital Portenha, as mais lindas são os jacarandás, que na primavera (principalmente em novembro) se enchem de flores que alegram a cidade, seus habitantes e visitantes. E quando as flores caem, o chão fica parecendo um enorme tapete lilás. Em fevereiro elas voltam a florir, mas aí com pouca intensidade.

Existem mais de dez mil por lá, algumas centenárias, com maior concentração nos bairros de Palermo, Caballito e Flores. Uma beleza que faz bem aos olhos e aos corações, como pode ser comprovado no vídeo.

Anúncios

2 Comentários »

  1. Que árvores lindas! Não vi os jacarandás quando fui para Buenos Aires, mas avistei vários jardins lindos. É realmente inspirador uma cidade valorizar as suas plantas. Acho que tudo fica bonito quando tem verde e o colorido das flores. Lindo post!

    Curtir

    Comentário por Patricia Leardine — outubro 9, 2015 @ 8:32 | Resposta

    • Bom dia Patrícia.
      Agradeço sua passagem pelo A Simplicidade das Coisas.
      Um abraço.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — outubro 9, 2015 @ 9:50 | Resposta


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: