A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

setembro 25, 2015

Governo de SP seleciona 15 startups para inovar políticas públicas

O governo de São Paulo lançou a primeira edição do Pitch Gov SP, programa para atrair iniciativas inovadoras para a solução dos desafios da administração pública, em três áreas: saúde, educação e facilidades ao cidadão. Nesta, foi incluído o Poupatempo e o Acessa SP, programa de inclusão digital que já foi premiado pela Fundação Bill & Melinda Gates.

O objetivo do Pitch Gov é selecionar 15 startups (empresas nascentes de tecnologia) para ajudar o poder público a solucionar demandas da sociedade, com soluções criativas, ao mesmo tempo em que incentiva os pequenos empreendedores a desenvolver seus negócios.

Divulgação

Foto: divulgação

“Na economia digital, um governo inovador busca ouvir as demandas da sociedade, suas opiniões e constrói políticas públicas em colaboração com os usuários”, comenta Julio Semeghini, subsecretário de Tecnologia e Serviços ao Cidadão.

O desenvolvimento de uma solução tecnológica para integrar os diversos canais de atendimento do Poupatempo é um dos 35 desafios. A expectativa é que os jovens empreendedores apresentem uma plataforma para atendimento ao cidadão em multicanais – pelo portal do Poupatempo, via Disque Poupatempo, em aplicativos nos dispositivos móveis e, ainda, no atendimento presencial. A ferramenta deve ser capaz de gerar dados e informações para subsidiar as estratégias do governo em relação ao atendimento ao cidadão.

Para o Acessa SP são três desafios: Como o programa pode colaborar para que seus usuários consigam buscar e trabalhar as informações e ferramentas disponibilizadas na rede mundial de computadores para alcançar seus objetivos pessoais, profissionais e comunitários; como os postos podem ser utilizados para acelerar potencialidades econômicas da comunidade na qual estão inseridos; e como contribuir para a motivação e formação do monitor, por meio do compartilhamento de informações, experiências, sugestões e aprendizados.

Educação e saúde: Na área de educação, são 17 desafios, que incluem desde informações básicas (por exemplo, como manter um cadastro atualizado de pais e alunos), até estratégias para avaliações em formato digital para mais de 4 milhões de estudantes; acompanhamento da formação de servidores; e meios para acesso digital a livros, revistas, produções estudantis e outras publicações aos alunos e familiares.

Outros dez desafios serão colocados na área de saúde, entre eles: como reduzir as fraudes no atendimento; como diminuir o número de abstenções em consultas ou procedimentos agendados em grandes cidades; e como obter um registro dos hábitos e acompanhamento clínico de pacientes (por exemplo, atividades físicas, alimentação e sono) para auxiliar na prevenção de doenças.

Como participar?

Nas três áreas foco do programa, os candidatos deverão apresentar projetos que se enquadrem nos 35 desafios propostos e serão priorizadas as soluções concretas, que já possuem protótipos funcionais. A maturidade da solução é um dos critérios de avaliação.

Podem participar pessoas jurídicas com CNPJ inscritos há no máximo cinco anos.

As startups interessadas devem apresentar suas inovações até o dia 18 de outubro. As ferramentas selecionadas serão apresentadas em um evento no dia 17 de novembro, com a presença dos técnicos dos órgãos envolvidos, de grandes empreendedores de todo o país, de potenciais investidores e demais pessoas envolvidas nesse ecossistema de inovação. As 15 soluções escolhidas serão testadas durante um ano pelos órgãos públicos.

O programa com as startups foi criado pela Secretaria de Governo, em parceria com a Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) e a ABStartups – Associação Brasileira de Startups. A entidade reúne 3.500 empresas nascentes, que representam mais de 20 mil pequenos empreendedores. Criada em 2011, a meta da ABStartups é que o segmento gere 5% do PIB brasileiro até 2035.

Na página http://www.pitchgov.sp.gov.br, as startups têm acesso aos desafios. Podem fazer a inscrição pelo site, acessando o link inscreva sua startup.

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: