Promoção: ARQ-SP – Associação de Arquivistas de São Paulo – ARQ/SP – São Paulo
A Associação de Arquivistas de São Paulo (ARQ-SP) tem a satisfação de convidar a comunidade constituída por profissionais que atuam em arquivos e centros de documentação e memória, docentes, pesquisadores e estudantes de Arquivologia do MERCOSUL e dos demais países latino-americanos, para o XI Congresso de Arquivologia do MERCOSUL – Arquivos, entre tradição e modernidade, que ocorrerá na sede da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), em frente ao Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP), em São Paulo, capital do Estado de São Paulo, Brasil, durante os dias 19, 20, 21 e 22 de outubro de 2015.
OBJETIVO GERAL:
Reunir os profissionais da área, arquivistas, docentes, estudantes, diretores de arquivos municipais, estaduais/provinciais e nacionais, pesquisadores e todos aqueles que, de uma forma ou de outra, estão relacionados com a teoria e a prática arquivísticas, com a finalidade de transmitir conhecimento, compartilhar experiências, discutir problemas e apresentar novos desafios que possibilitem o crescimento tanto do profissional quanto da Arquivologia.
TEMA CENTRAL:
Arquivos, entre tradição e modernidade
A ampliação do campo profissional, o advento de novas tecnologias e os modernos sistemas de gestão, tanto no setor público quanto no privado, têm suscitado inúmeras discussões em torno dos princípios que dão sustentação à Arquivologia, obrigando a um contínuo diálogo não apenas entre a teoria e a prática, mas entre os autores que construíram os alicerces da disciplina arquivística e aqueles que procuram questioná-los à luz de novos paradigmas.
TEMAS DAS SESSÕES PLENÁRIAS:
Sessão Plenária 1 – “As dimensões do contexto arquivístico”
A teoria arquivística consagrou que o documento só alcança seu sentido pleno quando diretamente associado às funções que lhe deram origem. Alguns autores, no entanto, preconizam hoje um alargamento ilimitado e contínuo da concepção de contexto, questionando a pretensa estabilidade dos procedimentos arquivísticos.
Sessão Plenária 2 – “Documentos de arquivo: acesso e uso”
A crescente demanda por informação, hoje legitimada como preceito constitucional na maioria dos países, coloca em xeque as tradicionais restrições de uso dos documentos em fase corrente, obrigando a um novo entendimento do acesso aos arquivos.
Sessão Plenária 3 – “Perspectivas da gestão documental”
Os documentos eletrônicos, cada vez mais dominantes, impõem a necessidade de um controle rigoroso de sua autenticidade e dos aspectos que definem sua tipologia, utilização e destinação.
Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!