A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

abril 16, 2015

CGU divulga o 7º Concurso de Desenho e Redação, cujo tema é: “Pequenas Corrupções – Diga não”

Como participar

As instituições e escolas interessadas em participar devem acessar o Portalzinho da Criança Cidadã –  da CGU, onde estão disponíveis o regulamento do concurso, a ficha de participação da escola, a ficha de identificação do trabalho selecionado e os formulários de realização dos trabalhos. Você também poderá acessar tais documentos no texto desse post.

As escolas e os professores deverão desenvolver estratégias de sensibilização e mobilização para debater o tema com os alunos. O trabalho submetido ao concurso deve obrigatoriamente ser realizado em sala de aula; ser confeccionado no formulário padrão, preenchido com todas as informações solicitadas; abordar o tema “Pequenas corrupções – diga não”; ser realizado individualmente; ser inédito e original.

A redação deverá ter no mínimo 20 e no máximo 30 linhas.

Em 2015, a Controladoria-Geral da União (CGU) realiza a 7ª edição do Concurso de Desenho e Redação. Com o tema “Pequenas Corrupções – Diga não”, o objetivo da iniciativa é despertar nos estudantes o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à cidadania, por meio do incentivo à reflexão e ao debate desses temas nos ambientes educacionais. A publicação do edital está prevista para março.

imagem

Na categoria “Desenho”, poderão participar alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Enquanto na categoria “Redação”, poderão participar alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, incluindo alunos matriculados na modalidade jovens e adultos (EJA). O concurso é voltado a estudantes de escolas públicas e privadas do país.

Neste ano, a ideia do tema veio da campanha “Pequenas Corrupções – Diga Não”, lançada nas redes sociais da CGU, em 2014, com o objetivo de conscientizar os cidadãos para a necessidade de combater atitudes antiéticas – ou até mesmo ilegais –, que costumam ser culturalmente aceitas e ter a gravidade ignorada ou minimizada.

As peças da campanha buscam chamar a atenção e promover a reflexão sobre práticas comuns no dia-a-dia dos brasileiros, como falsificar carteirinha de estudante; roubar TV a cabo; comprar produtos piratas; furar fila; tentar subornar o guarda de trânsito para evitar multas; entre outras.

Premiação

Clique aqui para ler o Regulamento do Concurso

Clique aqui para acessar os Formulários de Participação

O primeiro colocado de cada ano nas categorias Desenho, Redação I e Redação II, bem como o primeiro colocado da categoria Redação III:
I – Um netbook
II – Certificado de premiação e reconhecimento da CGU

O segundo colocado de cada ano das categorias Desenho, Redação I e Redação II, bem como o segundo colocado da categoria Redação III:
I – Um tablet
II – Certificado de premiação e reconhecimento da CGU

O terceiro colocado de cada ano das categorias Desenho, Redação I e Redação II, bem como o terceiro colocado da categoria Redação III:
I – Um smartphone
II – Certificado de premiação e reconhecimento da CGU

O professor responsável, cujo nome esteja no formulário do trabalho selecionado como primeiro colocado:
I – Um leitor de livro digital
II – Certificado de premiação e reconhecimento da CGU

Trabalhos Premiados

Na última edição do Concurso de Desenho e Redação, cujo tema foi “Acesso à Informação: Um Direito de Todos”, os primeiros colocados de cada categoria receberam certificado de premiação e um netbook; os segundos colocados, certificado e um tablet; e os terceiros, certificado e um smartphone. Os professores dos primeiros colocados ganharam um leitor de livro digital (e-Reader). No total, participaram do concurso cerca de 200 mil pessoas.

Em 2014, o envolvimento de alunos, professores, diretores e comunidade foi impressionante! O tema do acesso a informação mobilizou cerca de 196 mil alunos e 7 mil professores, em 594 municípios de todo o país. Os participantes produziram desenhos e redações criativas e as escolas desenvolveram planos de ação que mobilizaram toda a comunidade.

Confira o caderno com todos os trabalhos premiados

Divulgação: Controladoria Geral da União

 Caso você se interesse em acessar os resultados dos concursos das edições Anteriores:

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: