A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

abril 7, 2015

Goiânia – a encantadora capital com a maior área verde do Brasil

A cidade foi construída em cima de um trecho de terra rica em cursos d’água. Isto facilitou a implantação de benefícios que proporcionaram a melhoria da qualidade de vida da comunidade. Ter um lago nas proximidades de casa, mesmo que pequeno, é o sonho de moradores de várias regiões da Capital.

Entre a noite do dia 2 e fim da tarde do dia 05 de abril, estive em Goiânia, a passeio. Foi minha segunda estadia na cidade, mas, a primeira, foi a trabalho há dois anos atrás. Com uma área de aproximadamente 789 km², a cidade possui uma geografia contínua, com poucos morros e baixadas, tendo terras planas na maior parte de seu território e sendo banhada pelo rio Meia Ponte. Localizada no centro do estado, foi planejada e construída para ser a capital política e administrativa de Goiás sob influência da Marcha para o Oeste, política desenvolvida pelo governo Getúlio Vargas para acelerar o desenvolvimento e incentivar a ocupação do Centro-Oeste brasileiro. Sofreu um acelerado crescimento populacional desde a década de 1960. A sua arquitetura teve influência do Art Deco, que definiu a fisionomia dos primeiros prédios da cidade, como a estação ferroviária e o Teatro Goiânia.

Este slideshow necessita de JavaScript.


É a segunda cidade mais populosa do Centro-Oeste, sendo superada apenas por Brasília. Situa-se no Planalto Central e é um importante polo econômico da região,sendo considerada um centro estratégico para áreas como indústria, medicina, moda e agricultura. Contudo, tem enfrentado desafios, entre eles a desigualdade social,  índices de crime elevados e o clima seco, por se localizar no cerrado brasileiro. Entretanto, Goiânia destaca-se entre as capitais brasileiras por possuir o maior índice de área verde por habitante do Brasil (elas são cerca de 30% da área total da cidade), ultrapassada apenas pela cidade de Edmonton, no Canadá. Também é a capital brasileira com a melhor qualidade de vida, tendo quase um milhão de árvores em vias públicas, além de diversos parques (são 32 parques e bosques implantados pela Prefeitura de Goiânia) e praças. É uma cidade limpa, bonita, com calçadas, ruas e avenidas largas.

De acordo com o IBGE (2011) sua população é de 1.318.148 habitantes e é a sexta maior cidade do Brasil em tamanho, sendo o décimo segundo município mais populoso do Brasil. A Região Metropolitana possui 2.206.134 habitantes, o que a torna a décima região metropolitana mais populosa do Brasil.

Localizada em pleno cerrado, um dos biomas mais devastados do Brasil, mantém uma grande quantidade de áreas verdes para uma metrópole, tendo 94 m² de área verde por habitante, um valor muito próximo da campeã mundial, já citada acima, no Canadá, que possui 100 m², e superando em 43 m² por habitante em Curitiba, que foi até cerca de 2010 apontada como a cidade brasileira com mais áreas verdes. O índice por habitante de área verde de Goiânia é quase oito vezes maior do que os 12 m² por habitante recomendados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Por este o motivo a cidade recebeu o título de “Capital verde do Brasil” e de melhor qualidade de vida. No início de 2005, a cidade possuía seis parques e cinco anos depois quadruplicou esse valor. Através do maior programa de plantio voluntário do planeta, intitulado “Plante a Vida”, realizado pela prefeitura da cidade, foram distribuídas à população mais de um milhão de mudas de plantas nativas do cerrado. São cerca de 950 mil árvores plantadas somente em via pública.

Fiquei hospedado no Hotel Rio Branco, simples, econômico e muito limpo, bem próximo ao Parque Lago das Rosas, com uma área de 315.000 m² e que é o mais antigo da cidade, criado no dia 30 de novembro de 1971, mas cuja construção teve início em 1940.

Muitos dos parques de Goiânia são da responsabilidade do governo municipal. A prefeitura criou em 20 de julho de 2007 a Agência Municipal de Meio Ambiente, em substituição da antiga Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), com atribuições relativas à gestão da política ambiental do município, onde estão incluídas as funções de implementação e coordenação da execução dessa política, direcionada para o desenvolvimento sustentável em todo o território da cidade. A Companhia de Urbanização de Goiânia tem a responsabilidade de cuidar das praças do município.

O grande acervo arquitetônico encontrado na cidade, os parques, a boa gastronomia faz com que Goiânia tenha destaque no turismo, principalmente os de negócios, ao qual a cidade é referência no país, principalmente por conta do baixo custo de vida, da boa localização no Brasil e a boa infraestrutura urbana. A rede hoteleira ainda deixa a desejar, contudo tem sofrido um crescimento.

Uma das principais atrações da capital goiana são as feiras. Espalhadas em vários setores, movimentam a cidade. A principal delas é a Hippie, a maior feira a céu aberto da América Latina. Realizada nos domingos há mais de 40 anos, possui mais de seis mil expositores com vários tipos de produtos que atraem pessoas do Brasil inteiro, principalmente das regiões Norte e Nordeste. Já a Feira da Lua, criada em 1993, é voltada à população com maior poder aquisitivo, principalmente por se localizar no Setor Oeste, um dos mais nobres de Goiânia. A média é de dez mil pessoas a cada sábado, dia em que a feira é realizada.

Goiânia tem 191 Unidades de Conservação, mas nem todas têm infraestrutura para uso da população como pistas para caminhada, implantação de lagos e outros equipamentos públicos. Estas unidades estão divididas em 12 regiões, a que tem maior concentração é a Sudoeste com 33 unidades.

Anúncios

2 Comentários »

  1. Será que vai ser o nosso futuro?

    Curtir

    Comentário por Irany Soares de Araujo — abril 7, 2015 @ 17:28 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: