A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

março 31, 2015

Buenos Aires – prefeitura usa app para queixa de veículos estacionados ilegalmente

Minha amiga, a Lilian, do Blog da Reforma e do Isso é Coisa de Lilly vai gostar desse post. Vou explicar. É porque ela, há anos, utiliza uma espécie de Multa Moral , para pessoas que estacionam em lugares proibidos, vagas de deficientes e idosos etc.

Há quatro meses a prefeitura de Buenos Aires está utilizando um aplicativo para celulares, que permite que o cidadão comum denuncie os motoristas que estacionam em lugares reservados a pedestres, ciclistas ou portadores de deficiência. E não é só flagrar o infrator: tais denúncias fazem com que ele pague pela infração. Só é preciso tirar uma foto do automóvel, escrever o endereço da infração e o número da placa do automóvel e enviar os dados à prefeitura por meio do aplicativo BA Denuncia Vial.

buenos aires

O APP permite que os cidadãos denunciem delitos de trânsito, que são muito comuns, afetando convívio dos moradores e que podem ser facilmente acompanhados de provas fotográficas.

Desde 2011 a prefeitura já incentivou os cidadãos a fichar os infratores por meio de um endereço de correio eletrônico. E naquela época a medida levantou polêmica porque houve quem reclamasse que estava havendo um incentivo para tornar o cidadão em um “dedo-duro”. Mas, de três meses para cá, quando a prefeitura divulgou o aplicativo para celulares, o número de denúncias não para de crescer. No início havia quatro agentes que davam andamento às denúncias e agora serão mais dois.

Em menos de três meses os cidadãos enviaram 7.000 denúncias pelo celular. E quase a metade delas se converteu em multas. Mas ainda há restrições por uma parte da sociedade em denunciar. A intenção final do aplicativo é que seus usuários tomem consciência de que a rua é deles e se comprometam a cuidar dela.

A cidade de Buenos Aires é governada pelo PRO, partido de centro-direita liderado por Mauricio Macri. Mas a equipe de Transportes se inspirou em políticos como o colombiano Antanas Mockus, membro do Partido Verde até 2011 e prefeito de Bogotá entre 2001 e 2003 que implantou melhorias viárias na cidade. Reconhecem que para as coisas funcionarem bem também é preciso o compromisso cidadão. E na Colômbia foram feitas ótimas campanhas de respeito aos espaços dos pedestres e ao cuidado com a água.

Lá, como aqui, é preciso conscientizar que quem estaciona em local proibido agride todos os cidadãos.

Anúncios

2 Comentários »

  1. Por um lado, é inquietante o fato de incentivar delação. Fica no ar um desagradável odor de denunciação de judeus inocentes, prática comum na França durante a ocupação alemã, 75 anos atrás.

    Por outro, todo o mundo sabe que, sem medo de sanção, o descumprimento da lei se instala.

    Entre os dois, meu coração balança.

    Curtir

    Comentário por José Horta Manzano — março 31, 2015 @ 19:10 | Resposta

    • Olá José.
      Olha, para casos como esse, em que estou exercendo a minha cidadania, meu coração não balança. Isso é Educação Cidadã!
      Abraços.
      Augusto

      Curtir

      Comentário por Augusto Martini — abril 1, 2015 @ 16:24 | Resposta


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: