A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

março 19, 2015

GEFE/SP – Grupo de Educação Fiscal Estadual promove seminário para dirigentes de escolas públicas em São Paulo

Durante três dias 16, 17 e 18/03), diretores de escolas públicas municipais e estaduais de São Paulo participaram do “V Seminário de Educação Fiscal: A gestão de recursos na escola transformando a comunidade”. O evento foi promovido pelo Grupo de Educação Fiscal Estadual (GEFE/SP), do qual a Receita Federal faz parte ao lado de Órgãos como as Secretarias da Fazenda e da Educação do Estado de São Paulo, a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN), a Controladoria Geral da União (CGU), a Escola de Administração Fazendária (Esaf) e a Prefeitura de São Paulo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A abertura do evento, realizada em 16 de março, no auditório da Secretaria da Fazenda, contou com a música do projeto Cantando Oitavas, da 8ª Região Fiscal, que escolheu repertório especial para os educadores.

Gioia Tosi, a representante do GEFE/SP da Receita Federal da 8ª Região Fiscal, fez a apresentação do seminário, explicando a programação. Representantes de parte do GEFE compuseram a mesa de abertura e destacaram o papel da escola na formação do cidadão. “A gente constrói o cidadão em casa e na escola. São os dois principais ambientes. Os professores são praticamente uma pessoa da família“, afirmou Evandro Alpoim Freire, coordenador da CTG – Coordenadoria de Tecnologia e Gestão Estratégica da Secretaria da Fazenda.

A ampliação do trabalho de Educação Fiscal também foi abordada. “É de suma importância que a gente consiga disseminar o papel dos tributos. Cada um tem que fazer a sua parcela. A gente tem que pagar o imposto e trabalhar também para que ele seja gasto de forma adequada”, disse a procuradora Simone Azeredo, da PGFN.

“Existe uma grande massa da população que tem se conscientizado e faz a sua parte seja no pagamento de tributos, seja no acompanhamento da gestão de serviços. Estamos falando da educação para a cidadania, a educação fiscal”, resumiu o superintendente substituto da 8ª Região Fiscal, Marcelo Barreto de Araújo.

Programação  V Seminário de Educação Fiscal

O representante da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, professor João dos Santos, agradeceu ao GEFE pela escolha do tema do seminário, a gestão de recursos na escola. “É muito importante trazer essa tônica para a discussão e apresentar não apenas os recursos, mas as possibilidades de prestação de contas, que é o que tem dificultado a gestão de recursos nas escolas”, afirmou.

A primeira palestra ministrada no evento foi sobre “Educação Fiscal – Uma prática de cidadania”. O assunto foi apresentado pelo coordenador do GEFE/SP, Silvio Mendonça. O palestrante falou sobre direitos civis, políticos e sociais conquistados ao longo da história. “Para que o direito se torne realidade na prática, na vida do cidadão, eu preciso ter a ação do Estado. Para custear as políticas públicas, precisamos dos tributos”, explicou.

Silvio Mendonça também listou as atividades do Grupo de Educação Fiscal Estadual, entre elas a participação em feiras e a capacitação de disseminadores.

A programação do seminário incluiu ainda palestras sobre gestão dos recursos públicos, autonomia e cidadania na escola e educação.

Texto adaptado da Assessoria de Imprensa da SRFB 8ª RF

Abaixo seguem as apresentações feitas pelos palestrantes:

Vídeo “Personalização do ensino: Projeto Âncora trabalha autonomia e individualidade”

Vídeo “Qual é a sua cidade ideal?”

Apresentação Seminário – Silvio Mendonça

SEMINÁRIO EDUCAÇÃO FISCAL – Seicho-No-Ie

SEMINARIO DE EDUCAÇÃO FISCAL – GESTAO DE RECURSOS_final – Rafael Sandalo Nery Palhares – Prefeitura São Paulo

Projeto PDDE Educação Fiscal – GEF – Pedro Quintella C. Calheiros – GEF / SEE / ALAGOAS

Educação Fiscal 2014 – SEE-AL – Pedro Quintella C. Calheiros – GEF / SEE / ALAGOAS

Educação Fiscal – SEE – Katia Cristina Deps Miguel – Secretaria de Estado da Educação

apresentacao_cr_receita federal_2 – Cidade Escola Aprendiz – Centro de Refªs em Educação Integral –  Julia Nader Dietrich

 Construindo o Futuro2015 – Prof. Marcelo Arno Nerling/USP

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: