Durante três dias 16, 17 e 18/03), diretores de escolas públicas municipais e estaduais de São Paulo participaram do “V Seminário de Educação Fiscal: A gestão de recursos na escola transformando a comunidade”. O evento foi promovido pelo Grupo de Educação Fiscal Estadual (GEFE/SP), do qual a Receita Federal faz parte ao lado de Órgãos como as Secretarias da Fazenda e da Educação do Estado de São Paulo, a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN), a Controladoria Geral da União (CGU), a Escola de Administração Fazendária (Esaf) e a Prefeitura de São Paulo.
A abertura do evento, realizada em 16 de março, no auditório da Secretaria da Fazenda, contou com a música do projeto Cantando Oitavas, da 8ª Região Fiscal, que escolheu repertório especial para os educadores.
Gioia Tosi, a representante do GEFE/SP da Receita Federal da 8ª Região Fiscal, fez a apresentação do seminário, explicando a programação. Representantes de parte do GEFE compuseram a mesa de abertura e destacaram o papel da escola na formação do cidadão. “A gente constrói o cidadão em casa e na escola. São os dois principais ambientes. Os professores são praticamente uma pessoa da família“, afirmou Evandro Alpoim Freire, coordenador da CTG – Coordenadoria de Tecnologia e Gestão Estratégica da Secretaria da Fazenda.
A ampliação do trabalho de Educação Fiscal também foi abordada. “É de suma importância que a gente consiga disseminar o papel dos tributos. Cada um tem que fazer a sua parcela. A gente tem que pagar o imposto e trabalhar também para que ele seja gasto de forma adequada”, disse a procuradora Simone Azeredo, da PGFN.
“Existe uma grande massa da população que tem se conscientizado e faz a sua parte seja no pagamento de tributos, seja no acompanhamento da gestão de serviços. Estamos falando da educação para a cidadania, a educação fiscal”, resumiu o superintendente substituto da 8ª Região Fiscal, Marcelo Barreto de Araújo.
Programação V Seminário de Educação Fiscal
O representante da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, professor João dos Santos, agradeceu ao GEFE pela escolha do tema do seminário, a gestão de recursos na escola. “É muito importante trazer essa tônica para a discussão e apresentar não apenas os recursos, mas as possibilidades de prestação de contas, que é o que tem dificultado a gestão de recursos nas escolas”, afirmou.
A primeira palestra ministrada no evento foi sobre “Educação Fiscal – Uma prática de cidadania”. O assunto foi apresentado pelo coordenador do GEFE/SP, Silvio Mendonça. O palestrante falou sobre direitos civis, políticos e sociais conquistados ao longo da história. “Para que o direito se torne realidade na prática, na vida do cidadão, eu preciso ter a ação do Estado. Para custear as políticas públicas, precisamos dos tributos”, explicou.
Silvio Mendonça também listou as atividades do Grupo de Educação Fiscal Estadual, entre elas a participação em feiras e a capacitação de disseminadores.
A programação do seminário incluiu ainda palestras sobre gestão dos recursos públicos, autonomia e cidadania na escola e educação.
Texto adaptado da Assessoria de Imprensa da SRFB 8ª RF
Abaixo seguem as apresentações feitas pelos palestrantes:
Vídeo “Personalização do ensino: Projeto Âncora trabalha autonomia e individualidade”
Vídeo “Qual é a sua cidade ideal?”
Apresentação Seminário – Silvio Mendonça
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO FISCAL – Seicho-No-Ie
SEMINARIO DE EDUCAÇÃO FISCAL – GESTAO DE RECURSOS_final – Rafael Sandalo Nery Palhares – Prefeitura São Paulo
Projeto PDDE Educação Fiscal – GEF – Pedro Quintella C. Calheiros – GEF / SEE / ALAGOAS
Educação Fiscal 2014 – SEE-AL – Pedro Quintella C. Calheiros – GEF / SEE / ALAGOAS
Educação Fiscal – SEE – Katia Cristina Deps Miguel – Secretaria de Estado da Educação
apresentacao_cr_receita federal_2 – Cidade Escola Aprendiz – Centro de Refªs em Educação Integral – Julia Nader Dietrich
Construindo o Futuro2015 – Prof. Marcelo Arno Nerling/USP
Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!