A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

março 4, 2015

Utilização do Facebook em sala de aula

Esse post é para os meus amigos educadores. Para os que não sabem, o Facebook tem um guia para ajudar os professores do mundo todo a entender e aproveitar a mídia social na sala de aula. Chamado de Facebook para Educadores, o material é gratuito e pode ser acessado aqui. Quando bem explorado o Facebook se torna uma ferramenta potente para a sala de aula, sobretudo para jovens. Atualmente há, inclusive, oferta de cursos via Facebook, além de ter se tornado uma ferramenta de suporte a cursos cujos alunos encontram-se dispersos geograficamente.

O guia foi escrito pela especialista em educação Linda Fogg Phillips, pelo mestre Derek Baird e pelo doutor B.J. Fogg. Segundo eles, os professores estão reconhecendo que precisam ter um melhor entendimento sobre o Facebook e utilizá-lo de forma positiva e produtiva para apoiar a educação dos alunos do século 21. O aplicativo influencia todos os aspectos da sociedade e está mudando a maneira de se comunicar e interagir.

fac

Os especialistas dizem que os professores precisam conhecer e entender essa tecnologia para que sejam capazes de atender às necessidades educacionais dos alunos de hoje. Também precisam saber ensinar e estimular seus alunos a serem bons “cidadãos digitais”.

Os educadores podem utilizar a mídia social como forma de aprendizado em sala de aula. Os professores que entendem que uma das ferramentas mais poderosas para o ensino é também um meio que promove o entusiasmo pelo aprendizado, têm grande capacidade de engajar seus alunos em uma experiência de aprendizado ativa. Alguns professores estão usando o Facebook como uma ferramenta para apoiar discussões em classe, ampliar a conscientização de eventos, estimular a colaboração entre os alunos e encorajar o aprendizado além da sala de aula.

Esse Guia para Professores  foi desenvolvido para oferecer informações atualizadas sobre o Facebook, além de conteúdo sobre como utilizar a mídia como uma ferramenta segura e de suporte para a educação.

O Facebook pode fornecer aos alunos a oportunidade de apresentar suas ideias, conduzir discussões online e colaborar de forma efetiva. Além disso, pode ajudar você, como educador, a se familiarizar com os estilos de aprendizagem digital dos seus alunos. Por exemplo, isso pode facilitar a colaboração entre os alunos e fornecer maneiras inovadoras para você envolve-los em sua matéria.

Trabalhando com o Facebook em sala de aula, os educadores podem ensinar a responsabilidade digital – podem deixar claro para os alunos que o que eles publicam online pode ser rastreado; não é anônimo como eles podem pensar. Caso um processo legal seja movido, os serviços online e provedores da Internet podem ser solicitados a fornecer informações de identidade às autoridades cabíveis. Esses rastros online podem ser usados como provas contra os alunos se eles se envolverem com cyberbullying por exemplo.

Professores precisam orientar seus alunos sobre o comportamento apropriado na rede mundial e tomar as devidas providências rapidamente para combater casos de bullying online, da mesma forma que o fariam se presenciassem um comportamento inadequado na sala de aula ou nos corredores da escola. Se isso ocorrer no Facebook, você pode fazer uma denúncia. Se ameaças físicas forem feitas, você deverá notificar imediatamente as autoridades competentes.

A cidadania digital responsável não é diferente da responsabilidade que temos offline – que é a de sermos bons cidadãos e proteger o bem-estar de nossos alunos diante de ameaças emocionais ou físicas.

1 Comentário »

  1. […] Utilização do Facebook em sala de aula. […]

    Curtir

    Pingback por Utilização do Facebook em sala de aula | Cosmopolitan Girl — março 10, 2015 @ 17:49 | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Obrigado por assinar o meu blog! Espero que goste!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

DISCUTINDO CONTEMPORANEIDADES

Escrito por PROF RAFAEL PORCARI, compartilhando sobre futebol, política, administração, educação, comportamento, sociedade, fotografia e religião.

Saia de viagem

Em frente, sempre.

Mulher Moderna

Fazendo de tudo um pouco.

Memórias de Tereza

Um blog de memórias, recordações e lembranças familiares

Blog da Reforma

Um dia esta reforma acaba!

%d blogueiros gostam disto: